A Liderança Entre Os Animais de Diferentes Espécies

Assim como os seres humanos, os animais também necessitam de uma liderança, para que não caminhem em desacordo, especialmente quando vivem em bandos, já que através desse comportamento podem proteger ainda mais a espécie. Este comportamento de um líder para o bando pode ser observado em diversas espécies, e quase sempre é um papel ocupado pelo animal mais velho dentre todos, quase sempre o mais respeitado.

Como Funciona A Liderança Entre Os Animais

Sabemos que cada uma das espécies vivas desenvolve um comportamento próprio de acordo com sua evolução e sobrevivência. Muitas dessas espécies adotam o comportamento de formação de grupos para que possam enfrentar as dificuldades e ter sucesso em todos os objetivos, especialmente relacionados à defesa e a caça.

Como exemplos de animais que vivem em bandos e têm uma liderança consolidada estão especialmente:

Liderança No Reino Animal

Liderança No Reino Animal

 

  • – Leões
  • – Macacos
  • – Golfinhos
  • – Elefantes
  • – Corvos, entre outros.

Todos os grupos de animais citados acima, não constituem apenas um simples aglomerado de bichos, sobrevivendo à mercê da sorte. Ao contrário, eles são dotados de um sistema organizacional próprio e ainda uma estrutura sólida mantida com base na competência reconhecida de seu líder, qual seja, fazer com que todo o grupo permaneça e reaja junto a caminho da sobrevivência. Esta capacidade superior do líder animal depende principalmente do conhecimento que o mesmo tem da vida, e de como enfrentar os perigos e assimilar as oportunidades. Estas características o fazem apto a mandar no grupo, e ainda o fazem ser respeitado pelos demais.

Mas não pense que o grupo aceita seu líder assim de mão beijada, pois há sempre aqueles que resolvem se amotinar e tentam lhe tomar o poder, testando sua capacidade de liderança. Entretanto quando não o conseguem, baixam a cabeça e continuam a obedecê-lo.

Exemplos da Liderança Na Natureza

Um caso curioso que foi visto por estudiosos foi o relacionado aos cães-das-pradarias, conhecidos cientificamente como Cynomys ludovicianus, que são pequenos roedores, habitantes dos campos selvagens dos Estados Unidos da América, que em sua estrutura comportamental chegam a compor diversos núcleos, como verdadeiras cidades.

Nesta situação eles formam grupos com cerca de 20 ou 30 animais, inclusive com delimitação de seus territórios, e ainda a defesa dos mesmos, de forma solidária e decisiva. Há sempre uma invasão positiva, geralmente efetuada por membros mais novos de outros grupos que tencionam incorporar em uma nova família ou mesmo constituir a sua e ainda, quem sabe um dia, reivindicar uma possível liderança.

Exemplo-de-Liderança

Exemplo-de-Liderança

A maneira como se comportam é muito interessante, e pode ensinar aos humanos sobre como conquistar amigos e aliados e a como agir diante de uma situação de liderança. Observadores desses animais puderam constatar neste grupo de roedores, que o uso da força bruta, bem como de dentadas, aplicadas na hora e da maneira corretas, com a finalidade de afastar o líder primeiro, não conseguem conquistar a liderança da comunidade. Quando isto ocorre, somente este ato isolado de força, não faz com que o grupo se submeta às vontades do suposto líder vencedor.

Só há um meio viável de o suposto líder conseguir tomar a liderança para si e deve ocorrer algumas semanas anteriores ao dia da disputa decisiva, e o mesmo, a exemplo dos humanos, começa a fazer sua campanha entre os membros do grupo. E como não poderia deixar de ser, esta tarefa exige uma grande diplomacia, além de astúcia, tato e muita perseverança, se de fato quiser chegar até liderança.

http://www.youtube.com/watch?v=Pkc_xBD4Cyo

Como São Executados Os Movimentos Em Busca da Liderança

  • – A tática do suposto líder consiste em ficar o maior tempo possível dentro do território do grupo que almeja conseguir os “votos” para a liderança.
  • – A prática final é um tato mais difícil de ser executada e consiste em deixar-se enxotar pelos membros pertencentes ao grupo cortejado sem opor nenhuma resistência e logo em seguida retornar a tática.
  • – Ser sempre muito discreto e nunca demonstrar medo.
  • – Procurar agir como se já fizesse parte da família, como se fosse de casa.
  • – Tentar a todo custo seduzir as fêmeas ainda solteiras e fazer amizades com o restante do grupo. Então, quando sentir que é querido e bem aceito, ele pode definitivamente passar a desafiar o líder para uma luta.
  • – Caso vença-o, será realmente reconhecido e aceito como o novo líder do grupo.

Os Animais Mais Velhos São Melhores Líderes

Estudos realizados especialmente em primatas, elefantes e baleias indicam que os animais com idade mais avançada se mostram melhores líderes, já que são mais capazes de detectar possíveis ameaças, beneficiando todos os membros do grupo, decorrente de sua vasta experiência.

Uma equipe de ecologistas especializada em comportamentos animais, conhecida como McComb, conduziu diversos experimentos em uma série de mais 1500 elefantes da África, provindos de 58 grupos familiares, localizados no Quênia. Eles usaram alto-falantes com sons que reproduziram de outros animais, como leões e leoas, bem próximos aos elefantes.

Durante alguns estudos, os ecologistas tocaram os sons de três leões rugindo todos ao mesmo tempo e foi observado que nos grupos liderados pelas matriarcas, senhoras de mais idade, todos demonstraram muito melhor senso diante das ameaças apresentadas. Essas líderes idosas, com média de idade de 60 anos, não só ouviram com perfeição os rugidos, como também agruparam todos seus membros em manobras chamadas defensivas, nas quais os elefantes se juntam como num gigantesco aríete, de maneira a acossar os predadores.

A pesquisa realiza teve por finalidade enfatizar a importância valor dos líderes mais velhos frente às manadas de elefantes, semelhança de comportamento que ocorreu durante muitos séculos com os seres humanos. Nesses grupos pode-se perceber que os indivíduos mais velhos possuem muito melhor bom senso na hora de resolver os conflitos que surgem, mesmo que com o avanço da idade algumas capacidades sejam perdidas, especialmente aquelas relacionadas ao processo cognitivo e surgem sempre como líderes em determinadas tarefas que dependem de um conhecimento mais apurado e especializado em certas situações.

Esse padrão de liderança, no qual o indivíduo  mais velho é que se torna o líder, pode ser observado ainda em  espécies diferentes e não somente entre os mamíferos, como falcões, orcas, cachalotes e ainda nos corvos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.