Depois de uma certa idade, todo mundo passa a querer um emprego para pagar os seus gastos, que a medida que vamos crescendo, eles também aumentam. Acontece que nem sempre a busca por um emprego é algo que nos faz ter satisfação e em determinados casos vamos nos sentir bem desestimulados por não conseguir ser efetivado naquela vaga que tanto desejamos.
E quem pensa que somente aquelas pessoas que não possuem experiência de mercado sofrem na hora de buscar um emprego, está muito errado sobre a real situação do nosso país e de muitos lugares ao redor do mundo. Acontece que existem alguns poucos detalhes que fazem toda diferença na hora de buscar um emprego e que muitas vezes você não percebe. Uma saída muito comum de muitos jovens para entrar no mercado são os estágios, mas muitos acabam não efetivando você depois do prazo do contrato vender. Mais abaixo elaboramos um pequeno tutorial com diversas dicas de como ser efetivado em seu estágio e se destacar na empresa.
Conseguir o Estágio – Primeiro Passo Para a Efetivação
Não é porque você quer muito um emprego que vai saindo pegando qualquer proposta de estágio que aparecer porque isso pode até atrapalhar um pouco a sua vida profissional. Os estágios servem para aperfeiçoar uma profissão, então o ideal é você buscar dentro daquilo que deseja para sua vida. Claro que você não conseguirá super estágios muito facilmente, mas analisando um pouco cada proposta, muito facilmente você verá grandes oportunidades de futuros empregos, o que é muito melhor.
Na hora de buscar o seu estágio, veja quais as suas qualificações profissionais, o que você já fez como profissional ou estudante de determinada área. Se a sua experiência for nula, não precisa se preocupar porque muitas empresas buscam exatamente esse tipo de profissional para poder moldar de acordo com as suas políticas internas. Em entrevistas, jamais pergunte diretamente a possibilidade de contratação. Busque fazer isso de forma descontraída e bem implícita para não passar a imagem de o que você busca é somente a efetivação e não aprender de fato.
Sou Estagiário!
Com um estágio em mãos, você agora começará a percorrer um caminho buscando a sua efetivação em tal empresa. Essa caminhada começa logo no primeiro dia de trabalho. Chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário que lhe foi passado, sempre com o nome e o sobrenome da pessoa responsável pela sua monitoração. Não saber este detalhe pode contar negativamente para você. Se puder ter a chance de conhecer tal pessoa antes do seu primeiro dia de trabalho, ainda vai deixar essa estreia mais tranquila.
Em contato com seu monitor, passe sempre a impressão de que ele poderá contar com você, mas sem ser totalmente explicito de forma a evitar o velho “empregado babão” que sempre encontramos em todas as empresas. Seja simpático, sincero e sempre agradável com todos. Passar uma impressão ruim logo no primeiro dia de trabalho vai ser difícil de restaurar depois. Esta é a sua chance de causar uma primeira boa impressão e já sabemos o que diz aquela máxima sobre isso não é verdade? Sempre é a primeira impressão que fica marcada para as pessoas, então evite exageros e da mesma forma, se manter retraído demais com medo de errar em algo.
Diante Do Chefe
Se o seu monitor for o seu chefe, o cuidado com a sua primeira impressão tem que ser dobrada. Caso não seja, busque conhecê-lo bem e dar sempre o espaço que ele implicitamente ou não exige. Seja sempre honesto e cumpra com o seu expediente de trabalho de acordo com o seu contrato. Evite faltas sem justificativas ou faltas justificadas em excesso, atrasos e longas pausas. Isso vai passar a ideia de que você não possui tanto interesse em colaborar com a empresa e nenhuma organização busca pessoas desse perfil.
Leve a Imagem Da Empresa Para Qualquer Lugar
Caso o seu estagio o leve a trabalhos fora do escritório, cumpra todos dentro dos horários e de forma que onde você esteja, a boa imagem da empresa onde você trabalha seja passada. Até mesmo fora do seu horário de trabalho, se você utiliza farda será sempre o empregado da empresa X e passar uma boa imagem até nas suas ações do dia a dia farão de você um bom empregado.
Evite Pressão Sobre Efetivação
Como citamos mais acima, deixar totalmente explicito que você busca a efetivação na empresa pode não ser tão bem visto à princípio. O ideal é você aguardar um tempo antes de tratar sobre o assunto tanto com outros funcionários, supervisores ou chefes gerais. Caso, depois de um tempo onde todos já conhecem o seu trabalho, surgir o assunto você pode deixar levemente explicita essa vontade de ser efetivado na empresa.
Colegas De Trabalho São Concorrentes? – Relação
Tudo depende de ponto de vista. Claro que se você trabalha em uma empresa onde o crescimento interno é possível, qualquer funcionário que esteja no mesmo patamar que você pode ser visto como concorrente, porém nem sempre isso acontece. Cada um tem o seu espaço e a sua oportunidade no mundo, ter esse pensamento pode muitas vezes destruir você e a sua carreira. Procure ver seus amigos de trabalho como companheiros em busca de um sonho e a busca pela efetivação se tornará bem mais fácil.
Claro que a relação que você mantém com todos vai facilitar ou dificultar a vida na empresa. Lembre-se que seus colegas de trabalho são apenas pessoas que dividem o mesmo espaço profissional com você e não sua família ou seus melhores amigos. Claro que com o tempo um afeto pode surgir, mas evite ficar de conversa pessoal com aquele seu colega mais próximo dentro do ambiente de trabalho e se precisar desabafar, deixe para fazer isso na folga de vocês ou em horários que não estão no expediente.
Relacionamentos amorosos nem sempre são permitidos pelas empresas, então é sempre bom buscar essa informação antes de se envolver com qualquer funcionário da empresa e correr o risco de ser demitido.