A viúva-negra é uma espécie de aranha extremamente perigosa. Sua picada pode, quase sempre, ser fatal devido ao seu concentrado veneno. Seu nome origina-se do seu acasalamento, que, após a cópula com o macho da mesma espécie, está acaba por matá-lo e alguns casos mais distantes, até consome-o como alimento, tornando-se assim uma viúva e negra por conta de sua cor escura. Possui uma ampla mancha vermelha abdômen.
Alguns a consideram a aranha mais perigosa do Brasil tendo em vista pela sua abundância na região, fazendo com que ocorram diversas fatalidades carregadas pelo seu nome. Porém essa informação é falsa, ainda existem duas aranhas que são mais perigosas que essa espécie: a aranha-marrom (segundo lugar) e a armadeira (primeiro lugar), tendo esta o maior número de fatalidades no mundo relacionados à sua espécie.
Assim como a maioria das aranhas, não tem o costume de sair à caça, apenas arma sua teia em diversos locais e espera que pequenos insetos como mosquitos, pernilongos, larvas e outros fiquem preso em sua armadilha e, ou espera morrerem para comer ou simplesmente começam sua digestão ainda vivos.
Veja algumas fotos para saber como reconhecer esse inseto peçonhento.