Qual o Peso Máximo do Tatu Canastra
-
Conhecendo o Tatu Canastra
O tatu canastra é um animal muito peculiar com nome cientifico Priodontes maximus e também é conhecido tatuaçu e tatu carreta em vários lugares do Brasil. Se trata de um tatu com grandes dimensões, e pode ser encontrado em toda a América do Sul. Algo muito apropriado entre os animais dessa espécie, é a ausência quase total de pelos em seu corpo, apresentando uma escama bastante típica do animal. A situação de vulnerabilidade com relação a extinção, é algo que preocupa bastante com relação aos tatus canastras, que são caçados por conta de sua carne e sua pele (principalmente sua carapaça).
Apesar de não ter muitos pelos, o tatu apresenta alguns poucos pelos que são bem grossos e duros. Eles podem ter até 1 metro de comprimento, e meio metro de cauda. Uma característica bastante interessante do tatu canastra é a sua garra, que tem aspecto multi funcional. As garras do animal servem para proteção, mas também para cavar os buracos no solo, que é onde os animais conseguem obter alimento e além disso, conseguir construir suas moradias. Os tatus residem em tocas construídas por eles mesmo nos solos, e é por lá que eles passam a maioria do tempo. As garras tem 20 centímetros de comprimento, e é através delas que o tatu consegue obter larvas, insetos diversos, cobras, aranhas e todos os outros alimentos que fazem parte do seu cardápio.
A localização desse belíssimo animal é distribuída por toda a América do Sul, abrangendo desde o sudeste brasileiros até o norte da América do Sul. Venezuela, Guianas e Argentina, somam-se ao planalto brasileiro para construir o habitat do tatu. As vegetações que abrigam esse animal estão entre as mais ricas do mundo, podendo destacar o Pantanal (que teve no ano de 2020 um total de 11 cidades de São Paulo inteiras, em situação de desmatamento), o Cerrado, a Amazônia e alguns remanescente da Mata Atlântica.
Temos um total de 207 espécies de animais em extinção, e uma dessas espécies é o tatu canastra. Existem estudos que dizem que os tatus são os maiores engenheiros da natureza, e isso foi captado por uma pesquisa com câmeras que registram em infravermelho durante a noite. Por mais que eles consigam realizar esse trabalho com facilidade, existem alguns outros animais que tomam suas tocas durante a ausência desses tatus. O tatu canastra é considerado um grande fornecedor de moradia para outros animais, sendo considerado de extrema importância para o ecossistema do qual ele está inserido.
-
Vegetações que Abrangem o Habitat do Tatu Canastra
Pantanal
O Pantanal é uma das vegetações mais ricas do mundo, e faz parte do habitat natural do tatu canastra. Também conhecido como complexo Pantanal, esse bioma que passa momentaneamente pela maior degradação de toda a história, é tudo como uma savana estépica. São mais de 250 mil quilômetros quadrados de vegetação com uma vasta fauna e flora. Se distribui ao longo do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraguai e lesta da Bolívia. O Pantanal tem o título de maior planície alagada do mundo. Além disso, cabe ao Pantanal uma vegetação considerada pela Unesco como patrimônio mundial da natureza.
Cerrado
O termo cerrado é referido às vegetações chamadas de savanas brasileiras, em geral elas são dominadas por arbustos, árvores de pequeno porte, e protagonismo de gramíneas. Essa vegetação é espalhada por grande parte do território brasileiro, abrangendo Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul. Esse habitat dos tatus canastra pode ser encontrado na maneira típica ou em forma de ecossistema de transição, como a caatinga.
Demais Vegetações
Além das vegetações e ecossistemas já citados, temos também a Amazônia e a Mata Atlântica, como vegetações propicias para esses animais. Além de um solo propicio para obtenção de alimento e escavação, os tatus canastra complementam esses ecossistemas de maneira única e extremamente necessária.
-
Qual o Peso Máxima do Tatu Canastra
O tatu canastra é um animal muito curioso, e por causar tanta curiosidade nos vêm a seguinte pergunta à cabeça: qual é o peso máximo dos animais dessa espécie? A princípio precisamos destacar que os tatus, de uma maneira geral, chega a pesar 5 kg. Contudo o tatu canastra não é um animal comum, e pode chegar a pesar 50 kg em alguns casos. Essa variação depende muito dos genes de cada animal, do local onde eles vivem. O Priodontes Maximus também tem um tamanho muito maior que os seus primos tatus, a média dos tatus no que se refere ao tamanho é de 50 cm, já os tatus canastra podem chegar a um total de 1 metro de comprimento.
-
Curiosidades do Tatu Canastra
De uma maneira geral, os tatus despertam muita curiosidade nos seres humanos, e com o tatu canastra não é diferente. Vamos a algumas curiosidades.
-Você sabia que o tatu canastra possui 5 dedos com unhas extremamente e largas que o possibilitam cavar buracos gigantes na terra, para sua moradia e obtenção de alimento?
-Você sabia que um dos maiores motivos da extinção do tatu canastra é a caça? Os caçadores veem nesse animalzinho duas grandes “iguarias”: a carne e a carapaça. A primeira é apreciada pelo sabor, e a segunda por sua fácil adaptação a diversos objetos: como bolsas e diversos acessórios.
-Você sabia que o tatu canastra é quase cego e surdo? Esse bichinho tem grande facilidade de cavar buracos, mas grandes dificuldades com os sentidos da audição e da visão. Baseado na falta de visão, esse animal desenvolveu hábitos noturnos, para compensar a sua inabilidade em enxergar, com relação à de seus predadores. Contudo, o sentido que compensa todas essas perdas é o do olfato. Os tatus canastra conseguem cavar buracos muito profundos, em busca de formigas que ele consegue identificar no subsolo pelo cheiro.