Onde Ficam as Melhores Cachoeiras do Brasil?

Onde Ficam as Melhores Cachoeiras do Brasil?

Quando o tema é fazer uma viagem para aproveitar a natureza e conseguir relaxar, os destinos que contém cachoeiras costumam ficar no topo das prioridades dos brasileiros.

E isso não é nada estranho: afinal o nosso país é agraciado com uma grande diversidade de quedas de águas que conseguem encher os nossos olhos, e que são capazes de melhorar as energias até mesmo dos turistas mais céticos que existem

Para te auxiliar na escolha de seu próximo destino. nós compilamos as belas cachoeiras que são consideradas as mais lindas do Brasil. Isso não foi uma tarefa simples, mas conseguimos. Confira essa lista e faça um esforço para segurar a sua vontade de ir preparar as suas malas nesse exato momento!

Casca d’Anta – São José do Barreiro/Serra da Canastra (MG)

Serra da Canastra

Serra da Canastra

Recheado de lindas paisagens, o Parque Nacional da Serra da Canastra se encontra como um dos mais interessantes do Brasil, e envolve até 6 cidades além de mais 70mil hectares.

O parque contempla São Roque de Minas, Delfinópolis, Vargem Bonita, Sacramento, Capitólio e São João Batista do Glória. Esses municípios recebem a graça de contemplar esse lindo local? que se dá muito graças à exuberância de suas cachoeiras.

Nesse ambiente, a Casca d’Anta acaba se destacando por ser um grande cartão-postal de Serra da Canastra.

Essa cachoeira, que também é formada pelas 5 belíssimas quedas de água que vem do Velho Chico, é popular especialmente por causa da sua principal queda com os impressionantes 186m, que é emoldurada por um grande paredão de pedras de aproximadamente 340 metros.

Vale fazer um destaque, ainda, que essa cachoeira é dividida por duas partes: a parte alta e a região mais baixa, sendo que essa permite receber uma vista mais perfeita e ainda mais completo do seu fluxo de água.

Cachoeira de Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros (GO)

Caribe com águas doces? Bom, não é isso, e sim a célebre Cachoeira da Santa Bárbara, uma das grandes paisagens do lindo Cerrado Brasileiro.

Essa região, que também é amplamente conhecida graças suas águas bem cristalinas e azul-esverdeadas, fica abrigada dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que contempla as cidades da Colinas de Sul, do Alto Paraíso do Goiás e de Cavalcante (esta última precisa ser o grande destino para os que desejam conhecer as quedas de água).

Para ter acesso à Cachoeira de Santa Bárbara, através da estrada de terra, é preciso percorrer cerca de 28km em distância desde o Cavalcante até o início da Comunidade chamada Kalunga, que é também a responsável por abrigar essa beleza natural brasileira.

Do comecinho até chegar a cachoeira, é preciso percorrer aproximadamente mais 6km e, uma trilha sem grandes dificuldades, mas que tem muita exposição ao sol. Não se deve esquecer de carregar um protetor e uma garrafa de água? após isso, é só o turista se deslumbrar com esse ambiente perfeito!

Cascata do Caracol – Canela (RS)

Cascata do Caracol RS

Cascata do Caracol RS

Essa com certeza é aquelas de retirar o fôlego! O município de Canela, localizado na Serra Gaúcha, é responsável por guardar esse tesouro da natureza dentro do Parque Estadual do Caracol, que fica localizado a aproximadamente 7km de distância do centro.

Ofertando uma infraestrutura bem receptiva para seus turistas, esse local contém um mirante que dá para conseguir apreciar essa Cascata de até 131m de distância (permitindo a boa vista na lateral).

Os que curtem uma aventura a mais também podem conferir essa cachoeira bem de perto ao descer uma icônica escadaria com 927 degraus. Vale fazer um destaque sobre a possibilidade de se explorar todo esse parque por meio das trilhas mais seguras e muito bem sinalizadas.

Cachoeira da Fumaça – Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Mesmo que não falte encantos naturais e também belíssimas quedas d´água no Parque Nacional da Chapada Diamantina, é possível falar que a Cachoeira da Fumaça é a principal para aos olhos de boa parte dos turistas dessa região.

Com magníficos 340 metros em altura, essa atração se encontra na pequena cidade baiana da Vila do Capão e contém duas possíveis trilhas para o seu acesso.

Para conseguir chegar até o poço, é necessário bastante disposição, pois a trilha acaba durando cerca 3 dias, possui cerca de 20km e é recheada dos obstáculos.

Para conseguir cumprir essa jornada com uma boa tranquilidade, é necessário levar alguns itens para camping e também contar com um apoio de algum guia.

No fim de tudo, com certeza todo o esforço vai ter valido a pena. Também é possível fazer um mergulho bem à vontade e também contemplar uma linda vista sem ter pressa.

Para os que não querem largar de mão de toda essa adrenalina, uma boa notícia é que existe uma trilha mais alternativa e bem mais suave, mas com um acesso ao limite da cachoeira. Esse caminho é com somente 6km e consegue ser feito em uma parte usando o carro.

Cataratas do Iguaçu – Foz de Iguaçu (PR)

Cataratas do Iguaçu PR

Cataratas do Iguaçu PR

Não tem nem como fazer uma lista das mais bonitas cachoeiras do Brasil sem fazer uma menção as famosas Cataratas do Iguaçu, localizada no Paraná. Uma paisagem globalmente reconhecida por sua beleza natural, essas incríveis quedas vêm com aproximadamente 2.700 km em extensão (sendo os 800km dentro do Brasil e mais 1900 dentro da Argentina).

No total, nas cataratas são bem mais de 260 quedas com aproximadamente 70 metros em suas alturas. O lado do Brasil nas quedas fica dentro do município de Foz de Iguaçu, e o Parque Nacional que é responsável por abrigar as cataratas permanece aberto durante todos os dias da semana, das 9h até as 17h, com os ingressos vendido a valores variáveis.

Cachoeira do Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro (MG)

Pela segunda vez, o estado de Minas Gerais vai entrar em cena em nossa lista com a Cachoeira de Tabuleiro, que já recebeu o título de cachoeira mais linda do país pelo Guia4Rodas (2 vezes seguidas!). Para alguns, a sua queda de água ainda é detentora da posição de primeiro lugar.

Com cerca 240 metros de tamanho e com um poço de aproximadamente 18 metros em profundidade, essa Cachoeira do Tabuleiro é também conhecida também como cachoeira dos corações? devido ao seu desenho resultado da formação geológica que ela é rodeada. Perfeito, não é mesmo?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.