Qual É O Melhor Museu Do Mundo?

Museus

Atualmente existem uma grande diversidade de museus espalhados pelo mundo todo, cada um deles com as suas próprias particularidades de acervo, de localização, de organização, de estrutura, etc. O ponto é que desde que os museus como os conhecemos na atualidade foram criados, eles nunca mais perderam o seu lugar de destaque nas sociedades modernas, pelo contrário, quanto mais os países se desenvolvem e se tornam mais tecnológicos, mas o papel do museu é valorizado, pelo menos isso é o que acontece nos países mais desenvolvidos e em alguns países em desenvolvimento, infelizmente a valorização dos museus não é algo tão comum na sociedade brasileira, o que é consequência  de um bom tempo de sucateamento da educação, em conjunto com uma desinformação em massa que acontece desde o início da colonização brasileira.

Diante da realidade brasileira a cultura nunca teve o espaço que merece, tal como tem nos países desenvolvidos, muita gente no Brasil ainda lida com muita ignorância e desconhecimento em relação as artes em suas muitas faces e em relação aos aspectos culturais do nosso próprio país, infelizmente um país que não respeita e cultiva a sua própria cultura é um país completamente sem identidade. É aquele ditado que existe na língua popular brasileira, o sucateamento da educação no Brasil não é um problema que não se sabe como lidar, é um projeto. Uma criança que não é estimulada a aprender, a buscar conhecimento, a valorizar e entender a sua história, se torna um adulto muito mais fácil de ser convencido e manipulado das mais diversas formas, principalmente no sentido político, independente de classe social.

Museu

Museu

Apesar dos museus não serem instituições reconhecidas como deveriam ser em nosso país, no mundo eles tem o seu lugar e a sua importância que só cresce a cada ano. Muitos países investem muito em seus museus, até porque o retorno financeiro é um fator garantido na maior parte das vezes, em alguns lugares inclusive, os museus chegam a ser uma das principais atrações turísticas de toda uma região, fazendo parte de fato do roteiro oficial de turismo. Um exemplo muito famoso disso é o Museu do Louvre, que está localizado na cidade de Paris na França, ele é o museu mais visitado anualmente no mundo e é definitivamente um dos lugares mais procurados de toda a Europa.

O museu além de se tornar um dos principais cartões postais franceses, ele tem uma importância histórica, arquitetônica e cultural muito grande, essa importância vai desde o seu prédio, que se trata de uma obra arquitetônica impressionante e que no passado já foi a residência oficial dos reis da França a até o seu acervo, que contém quadros dos principais nomes da arte do mundo, incluindo a famosa La Gioconda ou A Monalisa como conhecemos no Brasil, além de outras obras de grande importância que vieram de sítios históricos, um exemplo disso, é o acervo egípcio do museu, que contém muitas peças milenares, encontradas em escavações e em sítios arqueológicos.

Qual o Museu mais Importante do Mundo?

Em relação ao museu mais importante do mundo, essa pergunta pode ser um pouco difícil de ser respondida, isso porque existem muitas unidades de museus que são extremamente reconhecidos pelo peso do seu incrível, impressionante e histórico acervo, no entanto, há alguns museus que reconhecidamente merecem um grande destaque nessa lista, ainda que seja um pouco complicado apontar apenas um ou outro, por esse motivo vamos aqui indicar quais são os museus considerados de maior importância no nosso mundo atual, o peso da importância de cada um deles você mesmo pode definir após as descrições que serão dadas. Lembrando que o grau de importância também varia muito de acordo com o lugar que ele está localizado e como ele é retratado para o público, como é o exemplo do Museu do Louvre já trazido acima, o qual é um dos destinos turísticos mais procurados pelas pessoas que passam por Paris, O Louvre recebe uma grande atenção dos agentes públicos e dos agentes de turismo e ele realmente merece todo o destaque que recebe, afinal é um local impressionante, por dentro, por fora e em cada uma das peças de suas coleções.

Museu Metropolitano de Arte

Museu Metropolitano de Arte ou apenas MET (The Metropolitan Museum of Art), como é conhecido internacionalmente é um museu que está localizado na cidade de Nova York, nos Estados Unidos da América. Esse museu está entre os 10 mais visitados do mundo, mas em nível de importância ele pode até mesmo passar alguns de seus companheiros da lista, isso porque além da sua importância social que ele possui dentro do seu país, sendo a sede de alguns dos principais eventos dos Estados Unidos, ele também conta com um acervo incrível, que conta com cerca de 2 milhões de peças, que são dos mais diversos tipos possíveis, desde obras de arte como quadros e esculturas, além de peças encontradas em sítios arqueológicos e extremamente importante para a história mundial.

O MET possui também muitas peças de roupa, objetos significativos, armamentos, entre outros itens que fazem parte de algum momento da cultura mundial. Em relação a moda, uma coisa muito interessante desse museu, é que ele tem uma ligação muito intima com esse universo, já que ele é a sede de alguns eventos importantíssimos de moda, com isso, é muito natural que ele tenha uma exposição de caráter permanente que trata exclusivamente da história mundial de moda. O MET ainda conta com um acervo que possui peças dos principais artistas do mundo, um acervo que conta uma história humana desde a pré história até os dias de hoje, além de ser uma das principais instituições quando se fala do impressionismo e do pré impressionismo.

Museu Hermitage

Vamos falar aqui agora do Museu Hermitage que está localizado na cidade de São Petersburgo na Rússia, esse museu tem grande importância no mundo, não apenas por causa do seu número de visitantes anuais, que é altíssimo, mas também por causa dos números referentes ao seu acervo, que é um dos maiores acervos de museu no mundo todo com mais de 3 milhões de itens. Entre as suas peças é possível dizer que o museu contempla todas as fases da história da arte mundial, desde o seu início lá na Idade da Pedra a até os tempos mais atuais. É interessante dizer que não só de itens de arte se compõe o acervo do Museu Hermitage, inclusive porque o seu maior número de itens se deve as suas coleções de medalhas, de brasões, etc.

No museu um grande número de objetos também são as peças de cunho arqueológico e em menor número em relação as outras coleções com cerca de 12 mil peças, temos as coleções de esculturas. É importante mencionar também o prédio onde está localizado esse museu, que tem o nome de Palácio de Inverno e se trata de uma das mais imponentes construções de toda a Rússia, a obra de uma arquitetura impressionante é uma atração à parte desse museu, que já impressiona antes mesmo de entrarmos dentro dele. A sua coleção é notoriamente conhecida e já passou por muitos altos e baixos, escapou de muitos bombardeios durante a segunda guerra mundial, entre outros contratempos, mas hoje o museu é definitivamente um dos maiores símbolos de orgulho nacional.

Museu Britânico

Não poderíamos deixar de fora dessa lista também o Museu Britânico, que é considerado por muitas pessoas o primeiro museu do mundo já que foi fundado no ano de 1753. Apesar de ter algumas instituições que foram criadas anteriormente a ele, o Museu Britânico recebe esse título porque foi o primeiro museu criado com os moldes modernos que existem nos dias de hoje, enquanto que outros que já existiam só foram se tornar o que na atualidade chamamos de museu muito tempo depois. O acervo desse museu tem por volta de 8 milhões de itens, que são de uma importância muito grande para entender a história de muitas civilizações da humanidade. É importante mencionar também que esse museu está relacionado a muitos assuntos polêmicos, entre ele tem o fato de que muitos países que no passado foram colônias ingleses, hoje reivindicam as suas peças e seu itens históricos de volta, uma vez que foram tomados do país sem consentimento durante o período das colonizações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.