Palacete Bolonha – História

O Palacete de Bolonha é um importante ponto turístico, histórico e cultural que se localiza na cidade de Belém, e como o foco desse artigo é saber um pouco mais sobre a história desse local tão importante, é interessante que saiba também um pouco sobre o município que o abriga, e é isso que será abordado no próximo tópico.

Belém

A cidade de Belém, que antigamente era chamada de “Santa Maria de Belém do Pará” ou apenas “Belém do Pará”, se localiza na região Norte do Brasil, sendo também a capital do estado do Pará, que é uma das vinte e sete unidades federativas brasileiras e é um dos maiores estados do país.

Belém foi fundada no ano de 1616, pelos portugueses que aqui chegaram e permitiram que o município se desenvolvesse através das margens da Baia de Guajará – baia formada pelo encontro do final do rio Guamá e início do rio Acará, rios responsáveis por banhar duas cidades paraenses, a cidade de Barbacena e a cidade de Belém propriamente dita.

Entardecer na Cidade de Belém do Pará

Entardecer na Cidade de Belém do Pará

A cidade de Belém tem como característica marcante o fato de ser portuária e também por contar com vários fatores de cunho histórico. Além disso, ela fica localizada na região nordeste da maior floresta tropical do planeta, o que faz com que ela seja a cidade mais chuvosa do país.

Belém conta com uma área de extensão territorial de um pouco mais de um quilômetro quadrado e uma altitude de dez metros ao nível do mar. É também a cidade mais populosa de todo o estado do Pará, e a segunda cidade mais populosa da região norte, perdendo o primeiro posto para a cidade de Manaus, que é a capital do Amazonas, além de ser a décima mais populosa do Brasil.

Levando em consideração isso que já foi citado, a cidade também exerce um papel muito significativo, influenciando como uma metrópole da região que conta com mais de oito milhões de pessoas, que vivem além do Pará, mas em diversos outros estados, como uma parte do Maranhão e o Amapá. Essas influências atingem o campo econômico, cultural e político.

Mesmo que nos dias de hoje nós já sejamos bastante atingidos pela globalização e por toda modernidade, Belém ainda possui um ar bastante tradicional e histórico, e isso é bem refletido e pode ser observado nas fachadas dos casarões e das igrejas do período colonial. Todo esse estilo foi mantido, mesmo que nos últimos vinte anos o município tenha passado por um processo de verticalização, visando atender novas tendências que surgiram na área da construção civil e da arquitetura, fazendo assim com que o espaço da cidade fosse valorizado e melhor aproveitado.

Podem ainda ser encontrados outros importantíssimos itens que contribuem para os aspectos culturais e Belém, como belíssimas igrejas, museus, fortificações, parques e monumentos. São exemplos de locais turísticos e tradicionais da cidade o Parque Mangal das Garças, o Mercado do Ver o Peso, o Theatro da Paz, o Museu Emílio Goeldi e o Palacete de Bolonha, cuja a história é o foco desse artigo. Há também eventos que marcam de forma muito relevante a história e a cultura de Belém, como o Círio de Nazaré, que sempre é alvo de muita atenção.

Prédio em Belém do Pará

Prédio em Belém do Pará

História do Palacete Bolonha

Uma bela e surpreendente história de amor é o que deu origem a construção do Palacete Bolonha em Belém do Pará, onde um homem construiu um Palácio como forma de testemunhar e pagar uma promessa em nome do amor de sua escolhida. Por ser tão genuíno  e importante, o palácio não foi construído de maneira comum, mas sim, de um modo que aparentasse ser muito luxuoso, evidenciando o que a riqueza da borracha tornava possível se comprar nos mercados da Europa.

O nome do homem tão apaixonado e que resolveu fazer tamanha loucura era Francisco Bolonha, e sua amada esposa se chamava Alice Tem Brink Bolonha. Antes de todo esse processo eles viviam no Rio de Janeiro, e naquela época, Alice não estava disposta a sair da então capital do país para viver na cidade Belém.

Fachada do Palacete Bolonha

Fachada do Palacete Bolonha

Com tamanho desafio, Francisco se dispôs a construir, no começo do século XX, um palácio onde se encontrava o que era mais moderno e tecnológico na época, não pensando em economizar seu dinheiro e nem medindo esforços para que lá se tornasse um local incrível. O palácio conta com cinco andares, sendo um deles uma mansarda, ou seja, servia apenas como um depósito. Lá também há um mirante que possibilita uma vista privilegiada de toda Belém.

Os itens do palácio eram tão modernos, que a rede de energia de lá já eram constituídas de eletrodutos embutidos nas paredes. Esse sistema, e o fato de ele ser feito de cobre, era uma imensa inovação naquela época, além do fato de se possuírem quadro com interruptores, disjuntores e tomadas.

Até os dias de hoje, o Palacete de Bolonha é considerado uma das mais importantes e belas construções de Belém, tendo muitos detalhes relevantes e até mesmo uma capela em seu interior, homenageando Nossa Senhora de Nazaré. Hoje em dia existe uma lenda que devido a imensa quantidade de visitas, começaram a acontecer coisas estranhas no ambiente, como aparições de fantasmas e outras coisas bastante estranhas e sobrenaturais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.