Cachoeira Do Panelão – Endereço

O Brasil é um país conhecido no exterior por conta de suas belezas, tanto naturais quanto artificiais, o que atrai visitantes do mundo inteiro. Aqui, infelizmente, impera e muito o sentimento do brasileiro que prefere ir para outros locais fora do país para poder conhecer, antes de se aventurar por esse país imenso que guarda muita coisa para ser descoberta.

Um dos maiores atrativos do Brasil são, com certeza, as suas praias, já que o país apresenta mais de nove mil quilômetros de costa, o que pode propiciar diversas paisagens que, fazendo uma dobradinha com o mar, deixa a experiencia ainda mais incrível e emocionante. As praias do Nordeste, por exemplo, são as mais conhecidas e procuradas, mas nada impede que a costa do Sudeste também seja alvo de turistas, já que, lá, se localiza a praia mais famosa de todo o mundo: a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

No entanto, o Brasil, por conta de seu tamanho continental, possuí estados que não têm nenhuma saída para o mar, como o estado de Minas Gerais, que sempre é “zoado” por não possuir uma saída para o mar; Goiás, Rondônia, entre muitos outros. Nesses casos, porém, a natureza agiu de tal forma que não deixou esses locais “desamparados”: muitos foram brindados com cachoeiras, como a própria Minas Gerais, que é um dos estados com o maior número dessas formações no país. E, geralmente, essas cachoeiras tiram o fôlego de qualquer um, E, no nosso artigo de hoje, iremos falar sobre uma cachoeira que está localizada no Sul do país: a Cachoeira do Panelão. Aqui, você vai conhecer um pouco mais sobre a história dessa cachoeira, bem como algumas informações e curiosidades acerca das cachoeiras mais conhecidas do Brasil. Vamos lá?

As Cachoeiras Mais Famosas Do Brasil

O Brasil, como se sabe, possui diversas riquezas nacionais que projetam a fama do país internacionalmente. É, também, o país com a maior quantidade de rios de água doce do planeta, concentrando 21% de toda a quantidade de água potável do mundo. E isso se dá, principalmente, por conta da presença de rios, cachoeiras, aquíferos, e outros reservatórios de água, além do índice pluviométrico que, no país em geral, é bastante alto, embora esteja passando por uma série crise hídrica (que, felizmente, está se acabando).

Talvez, quando se fala em cachoeira no Brasil, as mais conhecidas sejam as cachoeiras que compõem as Cataratas do Iguaçu, localizadas no sul. É um complexo onde fazem parte mais de 270 quedas de água, que estão divididas na fronteira entre o Brasil e a Argentina, fazendo parte tanto da Reserva Nacional do Iguaçu, na parte brasileira, quando no Parque Nacional Iguazú, na cidade de Misiones, na Argentina. Pela sua grande importância ambiental e turística, ambos os parques são reconhecidos como Patrimônios Naturais da Humanidade. A descoberta das cataratas do Iguaçu se deu durante as expedições provocadas pelas Grandes Navegações, onde colonizadores espanhóis, ao desbravarem a parte oeste da América sulista, acabaram descobrindo a formação.

Outra cachoeira bastante famosa no Brasil é a Cachoeira da Fumaça, que está localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, ficando numa cidade minúscula chamada Vale do Capão. Ela é tão pequena que não existe qualquer tipo de comunicação via sinal de celular por lá. É recomendado aos turistas que, antes de se aventurarem pela cachoeira, que abasteçam o veículo que estão na cidade vizinha de Palmeiras, pela inexistência de caixas eletrônicos nem postos na cidade do Vale do Capão.

Voltando para o sul do Brasil, outra cachoeira bastante procurada é o Salto do Yucumã, que, assim como Iguaçu, também é compartilhada com a Argentina. Possui quase dois quilômetros de extensão, tendo quedas com 15 metros de comprimento. É recomendado que se vá visitar essas cachoeiras entre os meses de novembro a abril, que é o melhor período para a observação.

A Cachoeira do Panelão

A Cachoeira do Panelão é uma queda de água que está localizada há 50 quilômetros da capital do Paraná, Curitiba, em uma região que está preparada para receber os visitantes: a natureza está em contanto constante, dividindo espaço com lanchonetes, campos para prática de futebol e vôlei, banheiros, área para acampamento, entre muitas outras coisas.

Para chegar até o local, é necessário que você, saindo de Curitiba, pegue a BR 277, seguindo pelo sentido da cidade de Ponta Grossa, e, ao passar pelo primeiro pedágio, pegue a estrada que vai para Palmeira. Depois de ter passado o Recanto dos Papagaios, localizando-se a aproximadamente oitenta metros antes da colônia Witmarsum, pode-se observar a entrada da fazenda Vô Joanin, onde está guardada a Cachoeira do Panelão.

Para que você possa adentrar o sítio para chegar até a cachoeira, você irá notar o quão organizada é a área, com um cadastramento biométrico logo no início, para deixar a sua experiência por lá ainda mais especial e segura.

Você vai se surpreender com o local, já que as belezas naturais estão inseridas por toda a parte, além, é claro, de estruturas próprias para o atendimento da população, tais como locais para banho dentro da cachoeira, lanchonetes, espaços para recreação e piqueniques, entre vários outros lugares. Uma das atrações da Cachoeira é a possibilidade de pular de uma altura de 13 metros para as águas da cachoeira, tudo com uma segurança invejável.

Além disso, há locais para pernoites ou para praticar acampamento, oferecendo serviços de vão desde café da manhã até o jantar. Para a entrada na cachoeira, cobra-se uma taxa, além de que, o horário de funcionamento da cachoeira começa às 9:00 da manhã e termina ás 19:00 da noite. Depois desse horário, só é permitido o acesso às áreas de acampamento.

Muitas pessoas que visitaram esse local contam que a experiência é única, muito por conta da beleza natural singular, bem como da possibilidade de poder permanecer alguns dias por lá em acampamento ou em pousadas. Quem já foi garante, também, que precisa voltar mais vezes para poder estabelecer um contato mais íntimo com a natureza, pois julgam a energia do local como muito positiva e inspiradora.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.