Bonito MS – Turismo

A cidade de Bonito está localizada no estado de Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste. Trata-se de um município reconhecido mundialmente como polo de ecoturismo devido aos seus cenários deslumbrantes como rios de límpidas águas, cachoeiras, cavernas e grutas. Bonito faz parte do complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena junto com Guia Lopes da Laguna, Jardim e Bodoquena.

Trata-se de uma região de enorme potencial turístico. Pensando em aumentar o fluxo de turismo no município de Bonito foi desenvolvido o Programa de Desenvolvimento do Turismo que investiu mais de R$ 130 milhões em obras de pavimentação, saneamento básico e ecoturismo da região.

A História de Bonito

Antes da existência do município que hoje conhecemos como Bonito a região fazia parte das terras da Fazenda Rincão Bonito que tinha uma área de aproximadamente 10 léguas e meia. Essas terras pertenciam ao Capitão Luiz da Costa Leite Falcão que entrou para a história como o grande desbravador do município.

Quando foi criado o território federal de Ponta Porã pelo Decreto-Lei n° 5.839 do dia 21 de setembro de 1943, o município que hoje é Bonito foi anexado ao território como Distrito de Paz de Miranda. No ano de 1948, o território de Bonito, foi elevado a categoria de município. Foi no ano de 1977 que o município passou a fazer parte do estado do Mato Grosso do Sul.

A Lenda de Bonito

Uma lenda que cerca a região é a de que existe ouro enterrado uma vez que durante a Guerra do Paraguai que teve início no ano de 1864 alguns soldados uruguaios passavam pelas terras brasileiras (pela atual região do Mato Grosso do Sul) onde enterravam ouro para buscar depois que a guerra terminasse. Esses soldados procuravam por alguma figueira diferente de que pudessem se lembrar depois, no entanto, muitos desses soldados não voltaram dos confrontos.

Geografia de Bonito

Bonito é um município localizado na região Centro-Oeste do Brasil e fica no oeste do estado do Mato Grosso do Sul. Está localizado sobre o Planalto do Bodoquena que é conhecido como Serra do Bodoquena, também está sobre a Depressão do Miranda.

O Solo

A rocha que predomina na região é o calcário, a cidade está localizada no meio de um dos vales do Planalto de Bodoquena. Uma das principais características turísticas da cidade vem exatamente dessa localização, como está entre rochas, o município tem diversos espaços que podem ser chamados de cavernas ou grutas.

Para se ter uma ideia nesse planalto devem ter mais de 100 cavernas. Outra característica interessante é o lençol freático que está localizado no subsolo da região que é formado pelo acúmulo de água da chuva. Essa água das chuvas atravessa as rupturas de partes das rochas de calcário e assim recolhe os seus minerais. Devido a isso a água das nascentes é bastante rica em magnésio e bicarbonato de cálcio. Mesmo assim as águas continuam incolor.

A Rocha Calcária

Esse tipo de rocha sedimentar é o resultado de matéria-prima a partir de algas e conchas. Com o decorrer do tempo esse material endureceu e formou as rochas, isso teria acontecido num período entre 500 e 600 milhões de anos. Uma região que já foi um mar conhecido como Mar de Corumbá, isso na época em que o calcário estava em formação.

O mar deixou de existir bem possivelmente devido aos terremotos provenientes do movimento das placas tectônicas. Uma curiosidade é que foi devido a essas movimentações tectônicas que depois de algum tempo se formou o que hoje conhecemos como Cordilheira dos Andes, também se formou o Planalto da Bodoquena. A rocha calcária é uma das mais abundantes da região.

A Beleza das Cavernas Úmidas

Bonito é um município conhecido por ter cavernas úmidas, algumas delas até mesmo contam com lagos no seu interior. Outro ponto que destaca essas cavernas é que muitas delas têm formas curiosas que descem dos tetos bem como formas que ficam na sua parte inferior.

Essas cavernas muitas vezes são ambientes escuros se tornando até mesmo o lar de morcegos que tem um papel muito importante na disseminação de sementes. Animais que também fazem o transporte de alimento para dentro das cavernas contribuindo assim para o começo da cadeia alimentar.

Já avisamos aos turistas de plantão que entrar nessas cavernas pode não ser muito fácil uma vez que elas não foram pensadas para a ocupação humana. Contudo, tem algumas que oferecem acesso mais rápido. A dica é que os turistas tenham sempre o auxílio de um guia, quando os turistas vão por si mesmos para dentro das cavernas podem lhes causar danos. As cavernas são de propriedade federal.

O Clima

A temperatura média de Bonito é de 32°C e o seu clima é tropical. Contudo, os turistas devem ficar atentos que do mês de novembro a abril é o período de chuvas.

Vegetação de Bonito

A região tem como vegetação predominante a savana ou cerrado com árvores densamente distribuídas bem como outros tipos de vegetações como gramíneo-lenhosa – Campo Limpo e também floresta estacional e estacional decidual. No ano de 2000 ocorreu a criação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Infelizmente a vegetação da região vem sendo alterada devido a ações antrópicas que tem dado lugar para atividades agropecuárias.

O Turismo em Bonito

A grande atração turística da região em que está localizada a cidade de Bonito é a Serra da Bodoquena junto com Jardim, Bodoquena e Guia Lopes da Laguna. Essa região tem no turismo a principal atividade econômica. Para conservar o turismo em alta existe a preocupação de inferir a mínima interferência do ser humano no ambiente.

O ecoturismo da região é organizado por diversas empresas, órgãos do Governo e ONG’s que tem como objetivo central manter a sustentabilidade e contribuir para a conservação do ambiente natural. Os turistas podem aproveitar os diversos eventos realizados na região para conhecer melhor Bonito.

Eventos

Em janeiro acontece a Festa de Santos Reis; em abril é a vez da Festa do Peão de Boiadeiro de Bonito; já em julho acontece o Festival de Inverno de Bonito e em agosto acontece o Encontro Estadual Clubes de Laço.

Bonito é uma cidade localizada no Mato Grosso do Sul. Seu nome faz juz a beleza do local, com muita área de preservação ambienta, rios de águas cristalinas e uma infinita gama de fauna e flora que enche os olhos de quem visita o município. Em meio ao cerrado é possível encontrar cavernas, propícias ao mergulho esportivo, onde há uma grande variedade de peixes e plantas subaquáticas, muitas cachoeiras e trilhas fazem a cabeça dos aventureiros e amantes da natureza.

Bonito MS - Turismo

Bonito MS – Turismo

A região é cercada de beleza natural. Há a Serra da Bodoquena, com muitas cavernas, formadas há milhões de anos com resíduos de rocha calcária, existem algumas inundadas e outras em condições de serem visitadas. Muitas dessas cavernas lembram santuários religiosos da Europa, e tem semelhanças com o estilo gótico da arquitetura. O local é muito visitado por amantes da natureza e também da literatura e artes, pois se deliciam em cenários que remetem ao estilo medieval.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacional

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.