Tratamento Do Alcoolismo

O alcoolismo é um mal que atinge muitas pessoas. Uma boa parte destas não admite o problema ou crê que realmente não passou de um bebedor social para um alcoólatra, o que significa ter virando dependente do álcool. As bebidas alcoólicas são permitidas no mundo inteiro e os jovens começam cada vez mais cedo a consumi-las, e até que descubram que precisam de ajuda, o álcool já causou muitos danos para o corpo.

O alcoolismo não tem cura, uma vez dependente do álcool precisa passar por um tratamento para controlar o vício, mas o doente estará sempre sujeito a ter uma recaída. O primeiro passo para se livrar desta droga é aceitar que se tornou um dependente. A negação é normal vinda de um alcoólatra, e é a primeira etapa a ser vencida.

Tratamento Do Alcoolismo

Tratamento Do Alcoolismo

Passado por ela, o segundo passo é conscientizar o paciente dos problemas que ele irá enfrentar para controlar o vício, porque ele precisa ser forte para suportar a abstinência.

Na maioria dos casos, é preciso uma internação inicial para que o paciente passe por uma desintoxicação, é um momento muito delicado. Neste etapa, também são feitos tratamentos comportamentais cognitivos, com o objetivo de tornar o paciente mais forte para que ele consiga ter autocontrole em meio a sociedade.

Tratamento Do Alcoolismo

Tratamento Do Alcoolismo

Um dos tratamentos mais indicados e usado é aquele adotado pela instituição AA,  os Alcoólicos Anônimos. O programa é baseado no que eles definem como 12 passos, que se iniciam quando o paciente aceita a doença, consegue enfrentar o problema, chegando a prevenção e a recaída, que é muito normal no caso dos alcoólatras.

Os médicos são unânimes em afirmar que, para a recuperação do doente, é fundamental o apoio da família em todo o processo de tratamento. Foi verificado que pacientes que recebem a ajuda dos familiares apresentam resultados mais rápido e satisfatório.

Tratamento Do Alcoolismo

Tratamento Do Alcoolismo

Na fase de desintoxicação, o médico faz um acompanhamento para evitar os problemas que a abstinência causa. Uma vez controlados os efeitos agudos da retirada do álcool do organismo do doente, inicia-se reabilitação, que é feita também com internação ou simplesmente atendimento ambulatorial. Nesta fase, o paciente começa a frequentar o AA, que serve para ajudá-lo a manter-se longe do vício.

A família de um alcoólatra sofre tanto com o vício quanto aquele que é viciado, e durante o tratamento também precisa estar preparada para as recaídas, que são muito normais e podem acontecer mais de uma vez. Neste caso, os familiares devem evitar recriminar o doente. Se livrar de um vício é muito difícil, pois uma vez viciado, mesmo depois de um tratamento, uma pessoa está sempre predisposta a ter uma recaída. O melhor que se a fazer é não começar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças · Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.