Quais são as Principais Características da Ginástica Rítmica

1) Conhecendo a Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica é um esporte muito popular por todo o mundo, que vem ganhando através dos anos, muita relevância entre mídia e telespectadores. Através de uma mistura entre dança, técnica e ginástica, o esporte segue uma série de normas e exigências, onde a avaliação é composta por jurados determinados pela organização da competição. Em competições de grande porte, existem protocolos que ultrapassam competições normais. Neste caso, a FIG (Federação Internacional de Ginástica), é quem atua diretamente no protocolo do evento, que pode ser um Campeonato Europeu ou até os Jogos Olímpicos.

Essa modalidade que é disputada na forma individual e também na coletiva, se origina da ginástica tradicional, e faz um misto de movimentos do corpo com alguns estilos de música como o balé e canções de musicais. Os movimentos próprios da modalidade são complementados pelo balanço de arcos, bolas, fitas, maças e cordas. Uma curiosidade desta categoria olímpica, é que ela é praticada somente por mulheres a nível de competição, visto que existe uma sub categoria praticada no Japão que envolve homens, mas não existe nos jogos olímpicos nem pan-americanos.

O terreno no qual é praticada a ginástica rítmica é chamado tablado (mesmo nome que se da aos palcos de sapateado e balé). O tempo de finalização de uma apresentação tem uma média de 75 s enquanto provas de uma pessoa só, e de 150 s para provas em conjunto com times de mulheres. A dinâmica da apresentação é envolta pelos olhares atentos dos juízes, que avaliam cada detalhe do que é apresentado. Seguindo o código de pontos (código de pontuação), os juízes sempre experientes e experts na ginástica, analisam a complexidade dos movimentos. Algumas regras devem ser seguidas como o uso total do tablado, durante a apresentação, a conexão e harmonia dos movimentos com a música (coreografia).

2) Aparelhos da Ginástica Rítmica

Não podemos nos esquecer dos aparelhos tão importantes e diferencias da ginástica rítmica. São 5 os aparelhos e eles são: bola, arco, fita, corda e maça.  Um dos detalhes de uma apresentação é a definição da ordem dos 4 aparelhos. Algo que vale a pena ser reiterado, é que as competições oficiais só tem 4 aparelhos, isso porque de 2 em 2 anos, um aparelho é selecionado para ficar de fora das competições, a fim de conferir maior variação às apresentações das atletas. Quem define a ordem dos aparelhos nas apresentações é a Federação Internacional de Ginástica (FIG). Ao fim da apresentação, o árbitro soma todas as possíveis falhas técnicas como: queda do aparelho, imperfeição em um movimento pré concebido, falta de harmonia entre a dança e a música e algum problema de equilíbrio. Como já dito, os aparelhos tem suma importância, sendo o ponto final da sincronia entre todos os elementos da apresentação

Aparelhos da Ginástica Rítmica

Aparelhos da Ginástica Rítmica

2.1) Corda: A corda é um dos aparelhos usados na ginástica. Usualmente feita de fibras de Cannabis ruderallis, a altura é proporcional. Com um tamanho que deve variar de acordo com a envergadura da ginasta, ele tem bastante flexibilidade em sua textura. Apresentam nós  em suas extremidade, que facilitam segurar a corda, diminuindo a anti aderência, e consequentemente a facilidade da corda sair da mão. Varia entre corda aberta e dobrada, e funciona na apresentação de forma que deve ser jogada pro alto e novamente segura, quando cai. Se associa aos movimentos corporais na maioria das vezes, através de saltos.

Corda de Ginástica Rítmica

Corda de Ginástica Rítmica

2.2) Maça: São os mais pesados dos aparelhos de ginastica, e parece bastante com pinos de boliche coloridos, pesando aproximadamente 170 g cada um. São usados para fazer figuras dos mais diversos tipos, e na maiorias das vezes, essas figuras são complementadas pelo corpo.

Maça de Ginástica Rítmica

Maça de Ginástica Rítmica

2.3) Bola: Outro dos 5 aparelhos é a bola. Constituída de dois materiais : plástico ou borracha, tem suas dimensões, assim como de todos os aparelhos são definidos pela FIG. O diâmetro da bola é de 19 centímetros, e a massa de 400 gramas. A cor da bola deve ter uma cor forte, não pode ser branca, preta, nem cinza (cores neutras).

Bola de Ginástica Rítmica

Bola de Ginástica Rítmica

A bola é único aparelho que não pode ser presa pelas mãos: ou fica em movimento constante ou equilibrada por alguma parte do corpo.

2.4) Fita:  Se houvesse uma enquete que envolvesse leigos dos esporte, e fosse perguntado qual é o mais popular dos aparelhos, com certeza a fita seria o mais votado. Feita de plástico muito leve, é composta por uma parte dura chama estilete e outra é a fita propriamente dita.

O estilete é uma pequena vara, que se anexa a fita, fazendo o intermédio para a mão e pode ser constituída de :bambu, plástico, ou fibra de vidro. A dimensão é de no máxima 1 cm de diâmetro e tem formato cilíndrico. Já a fita tem preferencialmente de ser de cetim, e ter no máximo 35 gramas de massa.

Fita de Ginástica Rítmica

Fita de Ginástica Rítmica

A forma de ser usada durante a apresentação se assemelha muito a corda. Deve ser lançado ao alto e ser segura quando cai. O objetivo de jogar a fita pro alto é formar algum tipo de figura durante o movimento, todos os movimento integrados entre fita, ginasta e música são avaliados e recebem pontuação.

2.5) Arco:  O arco é um aparelho que para os leigos parece muito com um bambolê. É feito de pástico, possui 89 cm de diâmetro, e pesa 300 gramas. Não pode ser flexível, para que durante um movimento que exija um pouco mais de força, ele não se dobre ou quebre durante a apresentação ou treinamento.

Arco de Ginástica Rítmica

Arco de Ginástica Rítmica

A dinâmica da apresentação deve envolver movimentos que afastem ao máximo o arco do corpo como saltos e pivôs. Atirar e pegar o arco é uma das coisas que são realizadas com frequencia com arco na mão,e é considerado devido ao seu diâmetro, o aparelho mais complicado para ser associado aos movimentos.

3) Curiosidades Diversas

O grupo de árbitros, que normalmente é composto de 4 profissionais, avalia a nota da composição da apresentação e subtrai os potenciais erros. Depois de 1984, houve uma mudança de mentalidade Federação Internacional de Ginástica (FIG), que até ali, dava grande destaque ao movimento de aparelhos, e desde então passou a conferir maior importância ao movimento das ginastas.

Existem muitos torneios de ginástica rítmica pelo mundo, mas os mais populares e que envolvem a maior parcela das ginastas mais competentes são as Olimpíadas, o Campeonato Mundial, os Jogos Asiáticos, os jogos Pan-americanos e o Campeonato Europeu. Nos jogos olímpicos, a modalidade está presente desde os jogos de 1984.

4) Principais Atletas

Uma das principais nações para a ginastica rítmica hoje é a Russia. De lá saiu a campeã na Olimpiada do RIO 2016, Margarita Mamum, de 24 anos. Acumula em seu currículo outros títulos como vice campeonato no mundial, e vice campeonato no mundial europeu.

Margarita Mamum

Margarita Mamum

Outra que merece muito desta também é russa e se chama Yana Kudyavtseva e tem 22 anos. É tricampeã no campeonato europeu de ginástica, e é também ginasta mais jovem a ganhar o título mundial de ginástica rítmica, faturando o titulo aos 15 anos de idade. Foi chamada por toda a mídia europeia como anjo com asas de ferro e de estatueta de cristal. Teve como costume durante as premiações, fazer referencias diretas a sua treinadora Irina Viner.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.