Varíola

A varíola é uma doença infecto contagiosa, que a exemplo de outras doenças desse gênero como hanseníase e Tuberculose levaram a morte milhões de pessoas nos séculos anteriores em epidemias que se alastraram impiedosamente. Hoje, graças aos incansáveis estudos e pesquisas de cientistas do mundo inteiro a maioria dessas doenças tem cura, ou são mantidas sob controle, enquanto que a varíola foi a única doença até os dias atuais que o homem já conseguiu extinguir da face da terra, graças ao esforço em conjunto de organismos de saúde de todo o mundo. As Doenças Respiratórias também são muito perigosas.

Doença Varíola

Doença Varíola

A varíola é causada por um dos maiores vírus conhecidos capazes de infectar o homem, o orthopoxvirus, que se desenvolve única e exclusivamente nos seres humanos, uma das características que mais contribuíram para sua erradicação. Ao entrar no organismo vivo através do contato com pessoas infectadas ou com objetos utilizados por essas pessoas, o vírus passa a fabricar suas próprias proteínas, e passa a se multiplicar dentro desta célula, desencadeando então uma resposta do sistema imunológico humano que começa a destruir as células contaminadas, mas a proteína fabricada pelo vírus no inicio do período de contagio faz com que as células contaminadas fiquem resistentes e dessa forma a doença se alastra pelo corpo humano.

Vacina

Vacina

Esse período de disputa entre o sistema imunológico do homem e o desenvolvimento das células doentes é o período de incubação da doença que leva cerca de 14 dias, quando então o doente passa a sentir os primeiros sintomas que são febre, cansaço, dores no corpo, vômitos, manchas avermelhadas na pele. As manchas vermelhas se transformam em bolhas com pus que depois secam formando crostas no corpo humano.
A varíola hoje está exterminada, e desde 1978 não há relatos de vitimas da doença, em conseqüência em janeiro de 1980 o Brasil deixou de realizar a Vacinação obrigatória, assim como os demais países do mundo. Entretanto quando falamos da varíola é necessário ressaltar que é uma doença que faz parte da história da humanidade, pois ela destruiu civilizações inteiras e seu alto índice de mortalidade influenciou decisões políticas importantes e inclusive deu inicio a novas organizações sociais como o feudalismo.

Varíola

Varíola

A varíola dizimou populações, a mão de obra em alguns países praticamente deixou de existir, fazendo da varíola uma das maiores pragas da humanidade, matando mais pessoas ao redor do mundo do que a peste negra ou a malária. Dado a sua periculosidade a sua disseminação pelo mundo muitos foram os estudos em busca da cura para a doença, e assim a primeira vacina desenvolvida no mundo foi a vacina para a varíola, mais um fato histórico atribuído a doença. Com base na vacina da varíola o conceito de vacinação passou a ser aceito e outras vacinas foram desenvolvidas com ajuda da tecnologia cientifica, possibilitando que outras doenças também se mantivessem sob controle no mundo, como por exemplo o sarampo, a Rubéola, a Hepatite, entre outras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.