Tratamento para Tuberculose

Entre as doenças infecciosas a tuberculose é uma das mais antigas que já se teve noticias e até hoje apesar dos grandes avanços da medicina essa doença continua sendo causa de grandes preocupações. Embora os números alarmantes de incidência, a verdade é que existe tratamento para tuberculose que se for seguido corretamente trás a cura.

Tratamento para Tuberculose

Tratamento para Tuberculose

Como a tuberculose ameaça a saúde, o Ministério da Saúde está sempre lançando campanhas nacionais com o objetivo de levar o máximo de informações a população como sintomas para que identifiquem a doença e incentivando as pessoas que tem a doença a seguirem o tratamento para tuberculose, adequado e também para que as pessoas infectadas façam o tratamento pelo tempo recomendado pelos profissionais da área da saúde o que geralmente não acontece, pois os pacientes acreditando estarem curados interrompem o tratamento sem que o médico que o orientou tenha dado alta.

Esquema Tratamento para Tuberculose

Sintomas Tuberculose

Mesmo com tratamento para tuberculose esta continua atingindo cerca de 15 milhões de pessoas que em algum momento das fases da vida do homem são infectados pela bactéria da tuberculose sendo que esta mata de 2 a 3 milhões de pessoas anualmente em todo o mundo e este é um número que supera qualquer outra doença infecciosa. No mundo 80% dos casos de tuberculose estão concentrados em apenas 22 países e o Brasil faz parte deste grupo com cerca de 6.000 mortes por ano em decorrência desta temível doença. É estimado que nada menos de dez pessoas seja infectada antes que o doente seja submetido ao tratamento para tuberculose que hoje no país tem um índice de cura de 73% e em torno de 13% os índices de abandono o tratamento antes que o mesmo seja completado o que é responsável por muitas mortes.

Medicamento Tratamento para Tuberculose

Medicamento Tratamento para Tuberculose

A transmissão da tuberculose acontece quase que somente por vias aéreas sendo que pessoas estranhas dificilmente são infectadas com um contado rápido e simples, pois normalmente é preciso de um contato mais intimo e prolongado sendo que o nível das defesas do organismo também tem um papel muito importante no processo. Essa infecção pode ainda permanecer latente durante muito tempo sem se manifestar ou apresentar sintomas, porém se tornam ativas em alguma fase da vida. Se a tuberculose latente for diagnosticada ela pode ser tratada preventivamente em especial nas pessoas com fatores de risco de desenvolver a doença A vacinação infantil ainda é o método mais seguro para evitar, pois dá imunidade por dez anos e é feita de 0 a 4 anos de idade. Outra maneira é detectar a doença logo de início, pois com o tratamento pra tuberculose é tanto mais eficiente quando mais cedo for detectado o problema. Pessoas com AIDS correm um grande risco de desenvolver tuberculose ou doenças respiratórias de várias origens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.