Há anos que médicos e cientistas estudam o funcionamento da mente humana. Nomes importantes como Sigmund Freud e Carl Gustav Jung conseguiram desvendar alguns mistérios, mas é verdade, que se tem muito a descobrir. A mente humana parece uma caixinha de surpresas e alguns “segredos” estão tão bem guardados, que por mais que a ciência evolua ainda não descobriu.
Tantas doenças que envolvem a mente humana ainda são mistério para médicos e cientistas, por exemplo, a psicopatia. A mente de um psicopata ainda desafia a ciência. Psicólogos, psiquiatras e psicanalistas buscam encontrar razões, explicações e principalmente a cura para tantos problemas que afetam a mente humana.
Se alguém com um distúrbio mental não é considerado louco e muito menos são, em que tipo de classificação é possível enquadrá-lo? São essas as respostas que faltam para tantos problemas mentais.
Algumas doenças são mais comuns e mais discutidas, outras nem tanto, existe aquelas que são consideradas “estranhas” ou se preferir “bizarras”. A verdade é que a mente humana pode nos revelar ser ainda mais complexa do que parece.
Veja Alguns Dos Transtornos Mentais Que São Considerados Estranhos!
- Paramnésia reduplicativa: é um tipo de doença mental não tão comum como as outras que ouvimos falar com mais frequência, como a psicopatia, mas afeta muitas pessoas no mundo inteiro. Um paciente que sofre de paramnésia reduplicativa tem a “capacidade” de acreditar que um lugar foi duplicado e que ele pode estar em dois pontos diferentes. Por exemplo: uma pessoa com esse distúrbio é internado em uma clínica no Rio de Janeiro e sabe que está naquela cidade, mas em um determinado momento, afirma estar internado em outro hospital, em São Paulo. Ele tem a capacidade de descrever a segunda clínica como se existisse.
- Delírio de Cotard: quando uma pessoa apresenta esse tipo de transtorno mental, considerado muito estranho, ela pode chegar a dois extremos: acreditar que é imortal e pode se colocar em risco para provar que está falando a verdade ou afirmar que morreu e que está apodrecendo, dando detalhes do túmulo, da perda de sangue, falando dos órgãos que deixaram de funcionar.
- Delírio de Capgras: esse transtorno mental é pra lá de estranho, num primeiro momento pode até parecer uma brincadeira de mau gosto, imitação de uma das tantas comédias americanas. O paciente que sofre dessa doença acredita que uma pessoa próxima, pode ser marido ou esposa ou outro parente, foi substituído por um sósia. Isso mesmo, o paciente diz que aquela não é a sua esposa, mas uma mulher idêntica que tenta enganá-lo se fazendo passar pela companheira.http://www.youtube.com/watch?v=v8vYXFlmk_A
- Delírio de Fregoli: os transtornos mentais, às vezes, são tão confusos, que a mesma situação pode acontecer no sentido contrário. No caso do delírio fregoli é exatamente oposto ao de capgras. Neste caso, quem sofre com esse transtorno mental pensa que um estranho é alguém que ele conhece muito bem, porém, preferiu mudar a aparência para enganá-lo. O que significa que em uma crise, o paciente pode apontar qualquer pessoa na rua e falar que é um parente e acusá-lo de estar tentando se esconder.
- Síndrome de Jerusalém: É um conjunto de transtornos mentais estranhos. O nome Jerusalém não é por acaso. Não tem a ver com a religião do paciente, qualquer um pode sofrer com o problema que é caracterizado por diversas obsessões que tem a ver com a cidade de Jerusalém.
- Síndrome de Stendhal: É uma doença psicossomática, isto é, quem sofre do problema começa a sentir uma série de sintomas de outras doenças, como confusão mental, taquicardia, tonturas, chegando a ter alucinações. Qualquer pessoa pode sofrer com esse transtorno e não existe uma explicação para afirmar a razão desse problema.
- Síndrome de Paris: a síndrome só afeta os japoneses, mais exatamente aqueles que vão passear na capital francesa. Depois de se deparar com o caos e a bagunça das ruas de Paris e o jeito não muito simpático dos franceses, os japoneses voltam para casa e começam a sofrer de psicose, tendo que recorrer a um tratamento. Uma notícia recente sobre essa síndrome, falava de 4 turistas japoneses que tiveram que ser repatriados porque depois de alguns dias em Paris diziam estar sendo perseguidos dentro do quarto de hotel, demonstrando total descontrole emocional.
- Síndrome de Diógenes: para quem não sabe e para entender melhor esse transtorno mental estranho, Diógenes foi um importante filósofo grego. Porém, ele é considerado um maluco, morava no interior de um tonel e de vez em quando saía pelas ruas da cidade de Atenas pelado e com uma lanterna na não. Quando Diógenes fazia isso, justificava dizendo que ele estava procurando “um homem honesto”. No caso do paciente que sofre com esse distúrbio, a pessoa se mostra negligente com a higiene pessoal, não tem interesse em nada e procura isolar-se. É um distúrbio mais comum em pessoas idosas.
- Síndrome de Estocolmo: dos transtornos mentais estranhos, esse é um dos mais conhecidos e as pessoas afetadas são aquelas que sofreram um sequestro. A doença é caracterizada pela simpatia que o sequestrado sente pelo seu sequestrador depois de terminado o episódio. Outro grupo de pessoas que podem sofrer com esse tipo de problema são mulheres que são vítimas de maridos violentos, de estupros e crianças que sofreram abuso sexual. Em todos os três casos, a vítima sente simpatia por quem fez mal a ela. Esse transtorno mental ganhou esse nome em consequência a um episódio que aconteceu na cidade da Suécia, Estocolmo. Depois de um assalto a banco que durou 5 dias e as vítimas. que estavam no banco durante o assalto, não quiseram testemunhar contras os assaltantes. Elas pediram a liberação dos bandidos aos policiais.
- Síndrome de Lima: é um transtorno mental estranho e é exatamente o contrário da Síndrome de Estocolmo, neste caso, os bandidos acabam ganhando simpatia pelas suas vítimas.
Assim, como a síndrome de Estocolmo, o nome desse transtorno mental foi dado depois de um episódio, que aconteceu entre 26 de dezembro de 1996 e 22 de abril de 1997, em Lima, no Peru. Tudo porque um grupo terrorista do país fez uma festa e convidou aqueles que deveriam ser os seus inimigos, membros do governo, militares e diplomatas.