Existem muitas doenças graves que em todo o mundo estão sempre a preocupar os profissionais da Área Saúde, entretanto mais preocupante ainda se torna o problema quando a doença além de grave é geralmente fatal como é o caso da Síndrome Reye que foi realmente identificada em 1963 por ocasião de uma grande epidemia de gripe que ocorreu na Austrália. É uma doença que para os médicos ainda está Fora de Controle e o único consolo que se tem é que a síndrome é muito rara não chegando a 20 crianças afetadas nos Estados Unidos, por ano. Até hoje as causas desta doença ainda são desconhecidas, mas existe consenso entre especialistas de que o desenvolvimento da síndrome está associado ao uso da aspirina. De modo geral a doença afeta em especial crianças ou adolescentes com idades que variam de 4 a 12 anos. Pessoas adultas acometidas desta síndrome são raríssimas, mas pode acontecer.

Síndrome Reye
Sintomas
Entre os principais sintomas da Síndrome Reye estão: náuseas, vômitos, funções mentais alteradas. Quando o quadro se agrava as mudanças que ocorrem nas funções mentais podem se extravasar em forma de uma irritabilidade profunda, a pessoa pode passar a delirar, ter convulsões e então entra em coma. Normalmente junto com a doença o paciente também é acometido de uma infecção viral e entre elas estão as Doenças Respiratórias, a varicela, sendo que tudo o que se pode fazer é pedir uma Ajudinha de Deus e rezar para que Milagres aconteçam. Como a doença ataca o fígado de maneira direta, com grande acumulo de gordura, este passa a não trabalhar de forma correta e com isso deixa que substancias químicas nocivas ao organismo vão se acumulando no sangue. Essas substâncias vão imediatamente afetar o cérebro o que causa o aumento de pressão dentro deste ocasionando as alterações mentais.

Aspirina
Tratamento
Tratamento específico para que se possa atacar a Síndrome de Reye com segurança, detendo sua evolução, ainda não existe. Fique Alerta, pois o que se os médicos podem fazer de melhor é preservar os órgãos vitais do doente cuidando para que o cérebro não venha a sofrer danos irreversíveis, para isso fazendo uso de todo o tipo de medicamentos capazes de aliviar a pressão que se faz dentro do cérebro. As semelhanças de sintomas fazem com que a síndrome seja confundida com Diabetes, Meningite, envenenamento, overdose. A letalidade da doença se deve muito a demora no diagnóstico, pois os cuidados adequados devem ser tomados de imediato, assim que aparecem os primeiros sintomas.

Foto Síndrome Reye
Seqüelas
Como não existem Soluções para Problemas Difíceis e complicados como é a Síndrome de Reye, a morte pode vir de maneira muito rápida, mas em alguns casos os sintomas são leves e assim permanecem podendo então a criança sobreviver à fase mais aguda e assim se recuperarem totalmente, porém aquelas que sofrem convulsões se sobrevivem podem ficar com retardo mental, movimentos anormais, lesões em nervos específicos são algumas das seqüelas deixadas pela Síndrome Reye.