Síndrome Medular

As lesões na medula incompletas são classificadas como síndrome medular, a síndrome medular anterior é uma lesão incompleta onde pode ser observado a perda dos movimentos espontâneos e sensibilidade dolorosa afetando o sistema nervoso. Os casos de lesões medulares que acontecem no Brasil são altos, as estimativas nos mostram que aparecem cerca de 11. 300 novos casos ao ano, ou seja, acontecem cerca de 71 casos novos por cada milhão de habitantes, pois esses números comparados com a media mundial é muito alto e na maioria eles acontecem decorrentes de acidentes automobilísticos, tornando a imprudência no transito a maior causa de acidentes.

Posterior

Posterior

Como elas se dividem

Elas podem ser de varias maneiras classificadas em traumáticas e não traumáticas. As traumáticas são geralmente resultado de algum acontecimento horrível, que pode ser acidente fatal no trânsito, quedas em algum tipo de atividade física ou acidente com arma de fogo. E as não traumáticas se dividem em congênitas, degenerativas, tumorais, infecciosa, doenças neurológicas e sistêmicas e doenças vasculares. Para Stokes os termos que são usados para definir o nível de lesão dos pacientes vão depender do nível geral da coluna vertebral e da perda da sua função.

Anterior

Anterior

Conseqüências

Esse tipo de síndrome medular em que ocorre após um acidente de bobeira pode deixar o paciente sem os movimentos, mas vai depender do tipo de lesão ocasionada. Esse tipo de problema pode se arrastar pela vida toda e levar o paciente a um estado físico e psicológico ruim e nesse caso até a sua família passa a sofrer com esse tipo de problema. Milhares de brasileiros sofrem esse tipo de lesão e na maioria deles são jovens e adolescentes que por um momento de insensatez  colocaram a sua vida em risco sem saber das conseqüências graves que teriam que sofrer.

Síndrome Medular

Síndrome Medular

Tratamento

Não esqueça que dependendo do caso pode haver tratamento e quem sabe até a cura da lesão, nesse caso a cirurgia é o mais indicado, mas na sua maioria os casos são irreversíveis e apenas com fisioterapia para aliviar as dores e melhorar um pouco a auto estima do paciente, e é lógico que o acompanhamento psicológico é essencial, para melhor recuperação do paciente. O bom atendimento e o carinho da família também são muito importante para a recuperação.

Para concluir

Se nos pudermos evitar acidentes de trânsito será a melhor maneira de diminuir os casos de síndrome medular, pois na maioria dos acidentes eles acontecem por falta de cuidado e por excessos, tanto na bebida alcoólica quanto na imprudência de fazer pegas com automóveis ou motos que acabam sendo fatais para esse tipo de acidente. Por isso que nós mesmos somos os verdadeiros e únicos responsáveis por nossos atos e devemos cuidar da nossa saúde com muito amor e carinho, pois sem ela não é possível ser feliz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.