Sindrome de Crohn

Existem algumas considerações e discussões acerca de tratar-se a patologia como uma síndrome ou doença, no entanto em razão dos diversos sintomas que o paciente pode apresentar fora do aparelho do sistema digestivo, a doença de Crohn também é designada como uma síndrome.

Doença

Doença

O que é a síndrome de crohn

A síndrome de Croh é uma inflamação crônica intestinal que afeta geralmente o cólon do intestino e o íleo, mas pode afetar igualmente qualquer outra parte do aparelho gastrointestinal. Apesar de diversos estudos e de desenvolvimento de muitos tratamentos que aliviam os sintomas, ainda não existe cura para a síndrome de Crohn, que muitos afirmam ser uma outra forma de manifestação da colite ulcerosa. Existem estudos sobre a epidemiologia da doença, que afeta igualmente homens e mulheres bonitas, é mais comum em pessoas brancas e sua incidência nos judeus chega a ser de 3 a 6 vezes maior do que nos outros grupos, e é mais freqüente nos Estados Unidos, Inglaterra e países escandinavos. Outro dado importante obtido nesses estudos é que sua incidência vem aumentando em até 5 vezes nos últimos anos.

Síndrome de Crohn

Sindrome de Crohn

Siontomas

Não esqueça que os sintomas da doença ou síndrome de Crohn são variados e afetam outros órgãos. Os pacientes podem apresentar também problemas de artrite em cerca de 30% dos casos, ulceras na boca, febre, sendo observado também maior lentidão no crescimento. Os doentes apresentam ainda dor abdominal que se apresenta normalmente abaixo do umbigo a direita, sendo facilmente confundida com apêndice, além de perda de peso, náuseas, vomito e diarréia, no entanto os sintomas podem variar entre os pacientes, e em alguns casos outros sintomas ainda podem ser associados. Como a doença se manifesta mais comumente na adolescência, o atraso no crescimento pode ser significativo, e muitas vezes é o primeiro sintoma da doença a ser observado, no entanto este, como os demais sintomas cessam assim que o tratamento comece a ser administrado.

Sintomas

Sintomas

Diagnóstico, causas e tratamento

Para fazer o diagnóstico da Síndrome de Crohn é necessária a realização de diversos exames laboratoriais para detectar principalmente a existência de anemia, e sangramento intestinal, além de um minucioso exame físico. O ideal é que seja realizada uma colonoscopia para verificar a existência de inflamação e realizar uma biópsia na mucosa do intestino. Não se sabe ainda o que ocasiona a doença, no entanto as causa mais provável seja uma hiperatividade intestinal originado por fatores ambientais que pode ser uma bactéria ou vírus e fatores genéticos que desregulariam as defesas do indivíduo.

Tratamento e dieta

Segundo a área da saúde o tratamento da sindrome de Crohn varia de acordo com a severidade da inflamação e dos outros sintomas associados. São receitados medicamentos especificos, complementos nutricionais, dieta balanceada com vitaminas e até cirurgia, em alguns casos há a combinação de todos os recursos.  Com o tratamento a inflamação deve ser reduzida os sintomas associados devem ser amenizados ou desaparecerem e as deficiencias nutricionais sanadas, de modo que o paciente possa voltar a ter uma vida normal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.