Riscos do Xantelasma

Pesquisas Realizadas

Estudos científicos realizados na Dinamarca, revelou queo xantelasma ou gordura nas pálpebras, além demonstrar que as pessoas estão ficando mais velhas, também podem refletir em complicações cardíacas.

Dados Estatísticos da População Brasileira

Riscos do Xantelasma

Riscos do Xantelasma

De acordo com especialistas brasileiros, o xantelasma é um problema que afeta tanto indivíduos do sexo masculino, quanto do sexo feminino com faixa etária superior a trinta anos, o que representa mais ou menos um milhão de indivíduos. Esse estudo científico serviu para o procedimento dos médicos dermatologistas no Brasil, que já pedem aos seus pacientes uma avaliação dos níveis de colesterol, antes do processo de remoção das gorduras das pálpebras.

Relação entre o Xantelasma e Colesterol

Procedimentos

Procedimentos

Segundo dados coletados, há uma estimativa de cerca de quinze a vinte por cento de indivíduos que apresentam xantelasmas e tem o nível de colesterol alto. Normalmente os médicos quando recebem os pacientes com gordura nas pálpebras, principalmente pessoas obesas, os encaminham para um teste para confirmar se a taxa de colesterol está dentro dos padrões normais. Se o resultado do teste apontar para um nível de colesterol aumentado, o indivíduo é encaminhado a um médico cardiologista para acompanhar o caso.

Importância da Pesquisa

Pesquisa

Pesquisa

Esse estudo científico ao revelar que os xantelasmas podem refletir o que acontece no coração das pessoas, sugere um alteração na maneira como o diagnostico é feito pelos médicos. O xantelasma é uma enfermidade de origem genética, que não apresenta muitas complicações, se for feita correta identificação do problema.,e afeta não só as pessoas obesas, como as magras também.

O procedimento atual feito pelos especialistas em dermatologia é solicitar aos seus pacientes, em primeiro lugar, os exames para testar os níveis de lipídios. Se o resultado for negativo, o especialista não encaminha a pessoa para o cardiologista e prossegue como tratamento, porém sabem que esse fato não exclui a possibilidade de possíveis riscos de complicações cardíacas.

Possibilidade de Controle e Prevenção

Os especialistas relatam que a grande maioria dos infartos não apresentam sintomas, somente o corpo da pessoa registra os sinais da sensação de dor no momento em que ele está ocorrendo, por isso, a pesquisa que associa o armazenamento de gordura arterial com o xantelasma, é de extrema importância pois favorece maiores possibilidades de prevenção do problema e de seu controle.

Os dados coletados servem de alerta para toda a população mundial, pois os indivíduos podem apresentar obstrução no coração,por grandes placas de gordura, e não sentir nada que denuncie esse problema, Se a enfermidade for diagnosticado prematuramente, pode servir como reforço para alterar os hábitos dos indivíduos, como ter uma alimentação saudável, com pouca gordura e evitar o sedentarismo, por exemplo, que são fatores que podem favorecer essa complicação.

O papel do cardiologista é fundamental, em uma doença que antes era tratada só por dermatologistas, por causa de constrangimentos estéticos que ela representava. Com a realização da pesquisa, ficou evidente a necessidade de cuidados preventivos, e a comunicação entre os dois especialistas .

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.