Quantos KM o HR-V Faz Com Um Litro de Gasolina? (Autos)
O crossover da montadora japonesa foi um dos pioneiros da categoria SUV, e é um dos preferidos no mercado nacional, por sua comodidade e desempenho.
O carro da Honda, HR-V, hoje, é um dos crossovers compactos mais vendidos de todo o mercado no Brasil. Nos 10 primeiros meses de 2019, foram cerca de 40 mil unidades vendidas.
Não se pode negar a paixão do brasileiro por carros, mas a paixão por SUVs, apesar de ser nova, tem força no mercado nacional.
Isso rendeu a quinta posição entre os SUVs. Ele ficou atrás somente do Jeep Renegade, Jeep Compass, Hyundai Creta e Nissan Kicks.
Durante um certo período de tempo, foi o veículo da montadora japonesa mais emplacado no Brasil. Além disso, foi o SUV que revolucionou seu segmento, tirando do posto o Ford EcoSport e Renault Duster.
O carro se torna agradável pelos equipamentos adequados, acabamento, espaço interior, motor eficiente e design equilibrado.
Mas o que o HR-V, com seus diversos títulos de carro com o melhor valor para revenda no Brasil, é capaz de oferecer?
Motor do Honda HR-V
As três primeiras versões do Honda HR-V, LX, EX e EXL, utilizam o motor 1.8 aspirado com até 140 cavalos, e 17,4 kgf.m de torque.
A versão mais cara do modelo Touring vem com o motor 1.5 do Honda Civic, que tem até 173 cv. O automóvel tem excelente caixa de câmbio automático CVT, que conta com até sete marchas.
Com 1.270 kg, o carro consegue, em 11,2 segundos, acelerar de 0 a 100 km/h. Além disso, atinge a velocidade de 175 km/h.
O conforto interno faz com que andar com ele seja agradável. E, por ser ainda um SUV, que é mais alto, pode dar um enorme sentimento de imponência que algumas pessoas gostam de sentir enquanto dirigem.
Além disso, a posição do motorista também é excelente. É dividida por um console central mais alto, que torno o piloto independente.
Já a suspensão do HR-V é muito bem equilibrada, sendo a mesma usada no WR-V. Não é dura como costume de alguns carros alemães. E também não tem a moleza de certos modelos americanos.
O SUV da Honda de 2021 vem equipado com o propulsor 1.8 i-VTEC FlexOne, com 140 cavalos com gasolina, e 139 cv se estiver usando etanol, os dois com 6.300 rpm.
Já o torque é de 17,3 kgfm se for com gasolina, e 17,4 kgfm com etanol, em 5.000 rpm.
O motor vem com válvulas centralizadas, e usa a tecnologia VTEC, que possibilita abertura e o fechamento de válvulas de forma eletrônica.
Isso é feito através de solenoides, que controlam as válvulas hidráulicas, que abrem e fecham a válvula do cabeçote. Em baixas rotações, o VTEC deixa somente duas válvulas em cada cilindro em operação: as de admissão e escape.
No entanto, em rotações altas, o VTEC também abre as outras oitos válvulas. Porém, de forma gradual. Assim, obtém mais rendimento e performance.
Desempenho do Honda HR-V
Com a potência do motor de até 140 cv e 17,4 kfmg de torque, o Honda HR-V possui um desempenho ótimo. Sendo até superior ao Jeep Renegade, que é seu principal concorrente.
O carro, ao mesmo tempo não tem uma grande agressividade, é ótimo e vai atender às necessidades de trânsito, como realizar uma ultrapassagem. E tem desempenho para saídas ou retomadas.
O foco do crossover é fornecer conforto e economia, não sendo ideal para uma pilotagem esportiva. Mas seu motor, como dito anteriormente, tem força suficiente para uma condução adequada e veloz.
O seu motor tem um funcionamento suave e o isolamento acústico também são ótimos.
Equipado com o câmbio CVT, torna linear a sua aceleração. Para dirigir nas cidades o SUV funciona muito bem, visto que a rotação varia entre 1.500 e 2.000 rpm, por conta do torque, e câmbio, que não exige excessivamente do motor.
Como dito antes, tendo suspensão bem equilibrada para ambientes urbanos, faz o HR-V extremamente confortável e agradável. Por conta disso, é um dos SUVs mais preferidos do Brasil.
Além disso, nas curvas fechadas ele se mantém neutro e por conta da direção elétrica, as manobras são fáceis de serem realizadas. E tem uma rápida resposta nas eventuais mudanças de direção.
O motorista não sente os defeitos no solo com as mãos no volante. O ajuste das molas e dos amortecedores garante a comodidade mesmo em buracos e depressões.
E mesmo nas viagens a potência do motor e o torque também privilegia a comodidade, mesmo quando nas serras.
Os freios também não deixam o motorista na mão quando ele mais precisar. A carroceria sofre pouco oscilação com ventos nas laterais nem muita inclinação nas curvas.
Em 110 km/h tem uma rotação excelente para uma viagem, com o ponteiro marcando os 1.800 rpm.
Consumo do Honda HR-V
Quanto ao consumo do crossover japonês, quanto menos pesado for o seu pé no acelerador, melhor vai será o desempenho. O consumo será apontado no computador e bordo.
No quadro de instrumentos tem um indicador, o qual se encontra dividido por cores que fica em torno do velocímetro. Ele pode ficar verde, amarelo, laranja ou vermelho.
De acordo com a etiquetagem do INMETRO, O crossover Honda HR-V 1.8 faz 7,7 quilômetros por litro dentro da cidade e 8,6 km/l na estrada se estiver usando o combustível etanol.
Caso esteja abastecido com gasolina, o SUV faz 11,1 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada. Já com o motor 1.5 turbo o SUV japonês, chega a fazer 11,5 km/l em um ambiente urbano, e 14,6 km/l na estrada abastecido com gasolina.
Conclusão Sobre o Honda HR-V
Como foi dito no início, o SUV Honda HR-V, desde que foi lançado no Brasil no ano de 2015, é um dos melhores em sua categoria.
O crossover é também um dos carros com mais alto valor para revenda de todo seu segmento. Continuando com uma boa oferta para equipamentos, até mesmo para as suas versões mais básicas.
E tem, inclusive, um dos melhores acabamentos de sua categoria. Enfim, essas são as principais informações sobre o HR-V .