Meningite C

Quando falamos de meningite há a considerar o fato de esta ser viral ou bacteriana, pois quando viral e devidamente tratada não apresenta maiores riscos. Já a meningocócica C é do tipo bacteriano e é transmitida diretamente de uma pessoa para outra. O tempo que a meningite C leva incubando vai de um até três dias o que faz com que aumente a gravidade de sua incidência. A meningocócica C é um tipo de infecção que felizmente não se vê com tanta freqüência, mas quando ela aparece causa temor a quantos sabem de sua ocorrência, pois ela é a causa de doenças muito graves como é o caso da meningite que é a infecção de membranas que revestem o cérebro e também da septicemia que é quando a infecção se generaliza comprometendo vários órgãos. Fique Alerta, pois qualquer pessoa pode ser infectada por esta bactéria, mas especialmente as crianças antes de completarem um ano são muito vulneráveis e também finais da fase de adolescência são os que correm maior risco embora a meningite possa atacar em qualquer faixa etária.

Bacteriana

Bacteriana

Sintomas

Os primeiros sintomas da meningite C são: nuca com rigidez, febre, dor de cabeça. Não Esqueça que estes sintomas podem facilmente ser confundidos com os sintomas de uma gripe e se a doença não for rapidamente detectada e receber o tratamento devido, este pode acabar não tendo eficácia. Além destes já citados, outros sintomas como: sensibilidade muito grande a luz, mente confusa, manchas pela pele do tipo hematoma e que não desaparece mesmo pressionada, são também sintomas que surgem nas pessoas com meningite C. Se uma criança apresentar sintomas como estes, trate de ser Rápido e Esperto,não perca tempo e procure contato imediato com o médico. A verdade é que a doença é muito grave para que você perca tempo e por isso se ficar indeciso com os sintomas, o melhor é deixar o medico diagnosticar. Não coloque a vida de uma pessoa em risco.

Vacina

Vacina

Conseqüências e prevenção

Embora detectada de maneira rápida e iniciado o tratamento, ainda assim existe um grande risco de vida e isto pode acontecer em questão de muito pouco tempo por isso esta é uma preocupação constante da Área Saúde uma vez que mesmo dentre os que se salvam as marcas da doença são trágicas, pois um a cada cinco sobreviventes da meningite meningocócica carregam pelo resto de suas vidas as seqüelas deixadas pela doença e que podem ser: lesões cerebrais, amputações de membros, surdez, cicatrizes permanentes. 

Meningite C

Meningite C

A boa noticia é que hoje já podemos nos prevenir contra a Meningite C, pois existe uma vacina que vem sendo usada desde 1999 que pode dar proteção e segurança a família. As vacinas antigas davam proteção por pouco tempo e não podiam ser dadas a crianças com menos de dois anos, justamente as que correm riscos maiores. A vacina que tem hoje oferece proteção aos bebes desde os dois meses de idade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.