Leucemia

Leucemia é uma doença grave que atinge o sangue do ser humano. A leucemia é uma neoplasia, ou seja, um câncer maligno que acomete o sangue e tem sua origem na medula óssea. Suas causas e origens ainda são desconhecidas a despeito das inúmeras pesquisas cientificas desenvolvidas na área de saúde durante as ultimas décadas, sabe-se contudo que a leucemia se desenvolve a partir de alterações genéticas das células da medula óssea. Mesmo com os grandes avanços da tecnologia, alguns tipos de leucemia não tem cura.

Leucemia

Leucemia

São conhecidos diversos tipos de leucemia que atacam tanto o homem como a mulher, entretanto todas são malignas, havendo no entanto formas diferentes de opções de tratamentos e recursos a disposição dos pacientes, algumas são passíveis de cura, outras no entanto ainda não podem ser curadas. A leucemia se divide em linfóide aguda que acomete especialmente as crianças, mielóide aguda, que é mais comum em adultos, e leucemia linfóide crônica e mielóide crônica, os tipos mais comuns em adultos idosos.

Leucemia Aguda

Leucemia Aguda

A explicação não cientifica e simples que podemos dar da leucemia é a produção desordenada de um grande numero de células brancas em detrimento das células vermelhas e das plaquetas. Com isso as células brancas enfraquecem e morrem mais cedo, não desempenhando sua função, o que acaba por provocar anemias, hemorragias, infecções, manchas no organismo, uma vez que são os glóbulos vermelhos são o veículo do oxigenio para todo o corpo humano, enquanto aos glóbulos brancos cabem a tarefa de defender o organismo do ataque de virus e bactérias, e as plaquetas tem a função de coagular o sangue. Quando esse desequilibrio chega a um ponto determinado recebe o nome de leucemia, que pode ser linfóide quando a doença ataca as celulas linfoides ou então mielóides quando atacan as células mielóides. A leucemia ainda pode ser classificada como aguda ou cronica.

Leucemia Crônica

Leucemia Crônica

As causas da leucemia ainda não são estabelecidas e comprovadas cientificamente, mas existem estudos que indicam que suas causas podem estar ligadas a fatores genéticos e também a radiação, exposição a altos índices de poluição do ar, falhas no sistema imunológico da pessoa e outros fatores. Com o agravamento da doença as células doentes podem se alojar em outros órgãos do corpo humanos causando outras doenças e sintomas secundários, como anorexia, cansaço, palidez, sonolência, infecções, febres altas, dor nas articulações e nos ossos e outros problemas de saúde, chamados de doenças oportunistas. Quando alguém apresentar alguns desses sintomas deve procurar um médico, mesmo que não seja no dia do médico, que pode fazer um diagnóstico com segurança, pois quanto mais cedo se der inicio ao tratamento, maiores são as chances de uma cura efetiva. Os tratamentos para leucemia são diferentes de acordo com sua classificação e seu tipo, e podem variar de um transplante de medula óssea a tratamentos com quimioterapias e outros, a fim de que se possa destruir as células doentes e a medula possa voltar a produzir células sadias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.