Insônia

Insônia é um problema de saúde considerado importante. A dificuldade de dormir e manter o sono, mesmo que nem todos saibam, é um dos males que atinge milhares de pessoas no mundo. Por causa desse problema tornam-se pessoas muitas vezes agressivas, de mau humor, que se irritam com facilidade e ficam fadigadas, ou seja, nunca estão completamente descansadas, sem falar de problemas de saúde como baixa imunidade, falta de vigor para atividades físicas, falta de atenção, falta de coordenação motora entre tantos outros problemas. O estresse e depressão estão diretamente ligados ao problema da insônia.

Insônia

Insônia

Existem vários tipos de insônia. Há casos que duram apenas alguns dias e outros que podem durar até anos. A insônia é mais comum em pessoas mais velhas e em mulheres de meia idade, que ao chegarem ao período do climatério, fase que antecede a menopausa (última menstruação) também enfrenta esse problema. Há insônia que dura poucas noites é chamada de insônia transitória, esse é o tipo mais comum. O motivo quase sempre é uma situação de alto estresse, expectativa, ansiedade ou outros. Há também a insônia que dura de alguns dias até três semanas, chama-se insônia de curta duração, esse tipo deve-se ao estresse grave, perdas de entes queridos, términos de relacionamentos ou relacionamentos mal resolvidos, problemas de saúde, problemas familiares, problemas profissionais, entre outros. E ainda temos o mais grave, que é o tipo que pode durar até mesmo anos, devido ao alcoolismo, uso de drogas, muita cafeína, irregularidade nos horários de sono, entre outros.

Tratamento Insônia

Tratamento Insônia

O tratamento é bastante complexo e antes de tudo deve-se procurar saber qual o tipo de insônia que a pessoa sofre. Os tratamentos vão desde a mudança nos hábitos, o uso de medicamentos ou a frequencia em psicologos. Existem coisas básicas que podem ajudar a driblar a insônia como, por exemplo, um copo de leite antes de dormir, evitar refeições pesadas antes da hora de deitar, evitar programas de TV, filmes, músicas ou qualquer outro tipo de distração, podendo assim relaxar e conseguir dormir com mais facilidade. Se não conseguir dormir após vinte ou trinta minutos levante e distraia-se um pouco. Ler geralmente é excelente para chamar o sono. Histórias curtas, amenas. Já leituras extensas podem prender a atenção e dificultar ainda mais o relaxamento.

Ansiedade

Ansiedade

A mudança na posição também ajuda o insone a dormir com mais facilidade, evitando a postura habitual que a pessoa usa para tentar dormir. A prática de exercícios físicos ao entardecer também é uma boa aliada ao combate à insônia, pois, mais ou menos, quatro horas após o exercício a temperatura corporal começa a baixar, causando preguiça e sono. Não devem ser feitos exercícios perto da hora de dormir. A agitação é um grande vilão contra quem tenta driblar esse mal que assombra muitas pessoas mundo a fora: a insônia. Estudos são realizados afim de se evitar esse problema, e materias tem sido escritas, como Cinco Maneiras de Dormir Bem e Evitar Insonia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.