Febre Amarela

Com ocorrência na África, na América Central e na América do Sul a febre amarela é uma doença infecciosa cuja transmissão é ocasionada por um flavivirus e se dá através de mosquitos. No Brasil em especial as áreas rurais e silvestres são as de maior predominância e acontece na região Norte, Centro-Oeste e em parte do Nordeste, Sudeste e ainda na região Sul. Os mosquitos transmissores são os Aedes aegypti ou Aedes albopictus, de modo que se voce chega a alguma zona de risco tem que estar preparado, pois pode ser picado por algum destes mosquitos já infectados por ter picado um portador da doença que pode ser um bugio ou até mesmo um filhote de macaco. Se a pessoa ainda não teve febre amarela não adquiriu as defesas naturais para combater o vírus o que hoje preocupa muito a área saúde que vem cuidando da vacinação de quem viaja as áreas de risco.

Sintomas

Sintomas

A febre amarela a níveis de zonas urbanas já foi considerada erradicada no Brasil desde 1942 e isso que em parte tranqüiliza bastante os agentes de saúde que estão preocupados em como vencer a crise que vem atingindo várias zonas rurais com incidência da febre. Só o fato de saber que nos grandes centros urbanos não existe o risco de uma propagação em massa é um grande alívio.

Vacina

Vacina

Na realidade, complexos de anticorpos têm que ser criados para defender o organismo, mas mesmo estes podem causar sérios danos como hemorragias e o vírus em geral atacam as células de defesa de nosso corpo. Os mosquitos transmitem a febre amarela de 9 a 12 dias após ter picado uma pessoa infectada e não esqueça que os insetos transmissores podem se adaptar a novos ambientes proliferando até mesmo dentro de casas modernas ou mesmo em apartamentos.

Febre Amarela

Febre Amarela

 As fêmeas dos mosquitos põem seus ovos em locais onde encontram água limpa e para eliminar s focos de febre amarela não basta que você troque a água de caixas de água, cisternas, vasos ou qualquer recipiente onde possam se desenvolver e isto porque podem ficar presos nas bordas e se desenvolverem mesmo depois de retirada à água. É preciso fazer uma dedetização, porém isso também é muito perigoso, pois o inseticida que hoje funciona contra as larvas dos mosquitos transmissores da febre amarela é o DDT, muito eficiente, mas que é considerado como causador de câncer e assim sendo tem seu uso controlado. A doença não se transmite diretamente de uma pessoa para outra., mas por ser virótica pode ocorrer a transmissão por outros tipos de insetos que piquem a pessoa infectada. No Brasil o maior número de casos de transmissão de febre amarela acontece em regiões de cerrado sendo que 3600 municípios brasileiros têm risco potencial de ocorrência da doença.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.