Época de chuva
Este período do ano que vai de dezembro a março geralmente é a época de chuvas quando os riscos de enchentes sempre aumentam, porém este ano tem tido uma incidência de chuvas fortes que, muito mais do que em anos anteriores vêm causando estragos e prejuízos tanto para o governo como para a população, pois é grande o número de brasileiros que ficaram sem nada. Muitos tiveram suas casas carregadas pelas águas. É preciso que se encontrem soluções para problemas difíceis como estes que nos parecem pequenos se formos lembrar o número de vitimas fatais destes períodos de cheias. São muitas as vidas que se perderam nestes últimos meses.
Alerta
Além dos prejuízos que as enchentes podem causar é preciso que todo o brasileiro fique alerta para o fato de que estas enchentes trazem riscos a saúde e segundo o consultor e biólogo da Associação Brasileira do Controle de Vetores e Pragas (ABCVP), Jair Rosa Duarte, o rico maior que pode vir com as cheias e a leptospirose cuja contaminação se dá através da urina das ratazanas. Inúmeras vezes nos últimos meses vimos às pessoas saindo dos locais de risco por dentro d’água ou então voltando para tentar salvar alguma coisa das casas alagadas e é nestas ocasiões em que o risco de ser contaminado é grande.
Molhar pés, mãos ou qualquer parte do corpo em águas que estejam contaminadas é um grande risco que a pessoa corre. Muita gente não sabe que a bactéria também se deposita na lama que fica depois de passada a enchente e não fica somente suspensa sobre a água enquanto as cheias permanecem. Muitas são as pessoas que tomam cuidado no momento em que existem os alagamentos, porém deixam os cuidados quando a água vai embora e é aí que acabam contraindo a doença.
Outras doenças
Embora a leptospirose seja a doença mais comum de acontecer durante e logo após as enchentes, não esqueça que existem outras enfermidades que também merecem cuidados como é o caso da salmonelose, cujos sintomas são: Fortes dores abdominais e intensa diarréia. Como não existem receitas mágicas que possam curar estes males é preciso buscar atendimento médico com urgência, pois como conseqüência pode acontecer uma desidratação que muitas vezes pode até ser fatal. Agentes de saúde têm como obrigação alertar para os riscos de contaminação durante as enchentes, porém cabe também ao cidadão levar ao órgão publico a comunicação sempre que houver regiões com alagamentos constantes em que aparecem ratos, pois estas atitudes permitem fazer um mapeamento das zonas de alagamentos e providenciar de maneira sistemática o controle e ratos para evitar que possam ocorrer casos de leptospirose. Apesar de tudo, o melhor caminho é evitar o contato direto com as águas de zonas alagadas.