Ao acordar e sentir espirros, corpo dolorido, febre, incômodo muscular, dor de cabeça e garganta inflama, o primeiro pensamento é que se está com gripe ou resfriado. No entanto, já parou para pensar na diferença entre as duas modalidades? Resfriados são doenças respiratórias consideradas mais brandas quando comparadas com a gripe.
A diferença fundamental está na duração dos sintomas. Gripo resulta em alguns dias de leito ao passo que a gripe pode trazer sensação grave por semanas. As duas podem ser indícios de doenças piores, caso da pneumonia, que demanda hospitalização.
Quais Principais Sintomas dos Resfriados Comuns?
Os sintomas do resfriado de maneira geral começam com dor de garganta, que desaparece após um dia ou dois para na sequência surgirem os sintomas nasais, coriza e congestão, junto com tosse de quatro e quinto dias. Febre pode ser considerada rara nos adultos. Crianças são mais propensas ao estado febril.
Nos sintomas de resfriado o nariz fica repleto de lacrimejantes secreções nasais aos primeiros dias. Mais tarde se tornam grossos e escuros. Muco de tonalidade escura é natural e não significa desenvolvimento de infecção bacteriana, caso da sinusite, por exemplo. Centenas de tipos diferentes virais podem causar os sintomas do resfriado. Tenha em mente que bactérias são diferentes dos vírus.
Os sintomas do resfriado geralmente duram no máximo uma semana. Durante os três primeiros dias a infectado fica em estado contagiosa. Isto significa que pode passar o frio para os outros. Neste sentido se faz necessário ficar em casa e descansar. Pessoas no trabalho ou da família podem ser infectadas pelo vírus de maneira rápida.
Se os sintomas do resfriado não melhorarem depois de uma semana pode existir evidência de infecção bacteriana e tratamento com antibióticos. Às vezes é possível confundir os sintomas do resfriado com rinite alérgica (febre do feno) ou infecção sinusal. Se os sintomas de gripes começam de forma rápida e melhoram após uma semana, então o caso pode ser de constipação, não de alergia. Caso os sintomas não desapareçam em uma semana, verifique com o médico se existe desenvolvimento de alergia ou sinusite no organismo.
Quais Principais Sintomas da Gripe?
Os sintomas da gripe são mais graves do que os existentes nos resfriados. Como característica peculiar está na ação dos estados indicativos que acontece de maneira rápida, ao contrário da febre, cujos indícios surgem aos poucos. Os principais sinais são: Dor de garganta, febre, dores de cabeça ou (e) musculares, congestão e tosse. Gripe suína em particular também está associada com vômitos e diarreias.
A maioria dos sintomas fortes da gripe melhora ao longo de dois ou cinco dias, mas não é raro se sentir atropelado por mais de uma semana. A complicação comum da gripe está na evolução em pneumonia, que pode acontecer com maior facilidade entre jovens, idosos ou pessoas com problemas pulmonares e cardíacas. Ao notar falta de ar, avise o médico. Outro sinal comum de pneumonia está febre que volta depois de ter ido para um dia ou dois, ou nas constantes dores musculares originadas na região do peito.
Assim como no resfriado, o vírus da gripe entra no corpo através das membranas mucosas do nariz, olhos ou boca. Ao tocar a mão em algumas das áreas é possível ser infectado com o vírus. Por este motivo que se torna ato fundamental lavar as mãos e tomar banhos no sentido de evitar a contração viral.
Como Saber Se Estou Com Gripe e Resfriado?
Os sintomas da gripe, muitas vezes imitam os sintomas do resfriado como congestão nasal, tosse, dores e mal-estar. Mas o resfriado comum raramente possui sintomas com febre alta, principalmente entre os adultos. Com a gripe pode existir febre inicial e sensação de mal-estar independente da idade. Dores no corpo e musculares também são comuns.
Principais Tratamentos Indicados?
Descongestionantes, analgésicos ou redutores de febre são disponíveis nas farmácias e drogarias. Medicamentos não devem ser administrados por crianças jovens; prescrições de medicamentos antivirais à gripe são viáveis em alguns casos. Procure o médico para obter informações sobre tratamento. Atenção! O Ministério da Saúde adverte que tomar medicação sem a consulta prévia com especialistas em medicina pode agravar os sintomas.
Como Evitar Gripes ou Resfriados?
A medida de prevenção mais importante para a prevenção de gripes e resfriados é lavar as mãos. Esfregue com água morna e sabão, pelo menos, por vinte segundos para ajudar os germes a se desprendem da pele.
Além de lavar as mãos para evitar os sintomas da gripe ou resfriado, se faz necessário obter vacina contra para prevenir a gripe sazonal. Dentro de duas semanas os anticorpos desenvolvem defesas no organismo contra o vírus. Crianças que receberam a vacina pela primeira vez precisam de duas doses administradas em intervalos mensais. Medicamentos antivirais também podem ajudar a prevenir a gripe.
Quando chamar o Médico Por Causa dos Sintomas de Gripe ou Resfriado?
01: Febre persistente pode ser sinal de outra infecção bacteriana que deve ser tratada;
02: Dor ao engolir – Apesar das dores de gargantas os resfriados ou gripes podem causar leves desconfortos por causa da inflamação de garganta;
03: Quando a tosse não desaparece depois de duas ou três semanas pode ser sinal de bronquite, que demanda de antibiótico. Gotejamento nasal, sinusite ou asma também podem resultar em tosses persistentes.
04: Congestão persistente de dores de cabeça. Quando resfriados e alergias causam congestionamento e bloqueio de passagens nasais, podem levar à infecção sinusal (sinusite).
05: Quem possui dor no redor dos olhos e da face com secreção nasal espessa depois de uma semana pode estar evoluindo infecção bacteriana e precisa de tratamento com antibiótico. A maioria das infecções do seio, no entanto, não passa pela mesma maneira de tratamento.
06: Em alguns casos, você pode precisar de atendimento médico de emergência imediatamente. Em adultos, os sinais de uma crise incluem:
07: Dor intensa no peito
08: Forte dor de cabeça
09: Falta de ar
10: Tontura
11: Confusão
12: Vômitos persistentes
Sinais Adicionais de Emergência Em Crianças
01: Dificuldade em respirar ou respiração rápida
02: Cor da pele azulada
03: Não beber líquidos suficientes
04: Letargia e incapacidade de interagir de maneira usual
05: Irritabilidade extrema ou sofrimento
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier