Diabetes Mellitus

Diabetes mellitus é uma doença crônica do metabolismo orgânico, que se caracteriza pelo aumento do nível de glicose, ou seja, aumento do nível de açúcar no sangue. A glicose é essencial para o organismo humano, pois é sua principal fonte de energia, no entanto, o seu excesso pode ocasionar diversos problemas na área da saúde. Quando não é adequadamente tratada pode causar doenças graves, como derrame cerebral, infarto do coração, problemas visuais, insuficiência renal e também se caracteriza pela dificuldade de cicatrização nas lesões, além de outros problemas decorrentes. Muitas pesquisas já foram realizadas e muitas estão em andamento por cientistas de diversos países, mas até o momento atual não foi desenvolvido nenhum medicamento ou tratamento capaz de curar definitivamente a doença, entretanto há várias modalidades de tratamentos, que regularmente seguidos pelo paciente, proporcionam qualidade de vida e saúde para o portador. 

Tipo

Tipo

Estatísticas

A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que existam atualmente 240 milhões de portadores de diabetes mellitus no mundo, ou seja, 6% de toda a população do globo sofre desta doença, e até 2030 as projeções revelam que este número vai aumentar em 50%, podendo chegar a mais de 350 milhões. No Brasil a doença afeta cerca de 12% dos habitantes, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Os índices aumentam rapidamente especialmente nos paises em desenvolvimento e acompanham a tendência de urbanização e a mudança de estilo de vida do homem.

Tratamento

Tratamento

Tipo de diabetes e suas causas

A causa da diabete é geralmente porque as células não conseguem receber a glicose e esta ficar na corrente sanguinea, seja pela falta da insulina ou não. De acordo com suas caracteristicas a diabetes mellitus se divide em tipo I ou II. Os dois tipos podem ser genéticos, no entanto é mais comum os casos genéticos no tipo I. Apesar de ter caracteristicas relacionadas com tipo de alimentação, fatores de risco e idade, esses são dados preferenciais, podendo os dois tipos de diabetes acometer pessoas de todas as carcteristicas e de todas as idades.

Diabete Mellitus

Diabete Mellitus

Diabetes mellitus tipo I

Não esqueça que este tipo de diabetes acontece pela não produção, ou produção insuficiente de insulina pelo pâncreas. Sem a insulina a glicose não penetra nas células e permanece em grande quantidade na circulação sanguinea. Também acontece quando a pessoa desenvolve anticorpos a insulina. Esse tipo de diabetes aparece muito frequentemente em pessoas jovens, muitas vezes bem cedo. Tem sintomas bem definidos e os portadores perdem peso.

DM tipo II ou Diabetes mellitus tipo II

Este tipo de diabetes acontece quando a insulina não consegue fazer com que a glicose entre nas células por mau funcionamento dos seus receptores, o que promove o aumento da glicose na corrente sanguinea. Neste caso pode haver ou não aprodução da insulina e o fenomeno é entendido como uma resistencia do organismo a insulina. Esse tipo de diabetes é muito frequentemente causado por habitos alimentares errados durante muito tempo, assim é bastante comum em obesos, pacientes com hipertensão, acometendo geralmente pessoas mais velhas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.