Este é um termo usado sempre que os médicos se referem aos problemas de inchaço ou inflamação da pele. Junto com dermatite, também é usado de maneira não distinta o termo eczema que muitos profissionais da área da saúde usam para se referir ao mesmo quadro de doença. Essa dermatite ou eczema se não for tratada de imediato pode se transformar num ciclo vicioso, pois como ela se apresenta com grande coceira e vermelhidão da pele, as pessoas tendem a coçar o local o que faz a pele engrossar e aparecerem bolhas. A coceira é muito grande, eu diria mesmo, que é insuportável, tanto que ninguém resiste sem que passe a se coçar e com isso vai alastrando a área afetada e como as unhas são muito perigosas, isso pode infeccionar tornando o quadro bastante perigoso. Quando essa doença se instala, você precisa procurar logo um médico, pois este vai saber como vencer a crise de dermatite que o acometeu.
Em grande parte dos casos de dermatite as pessoas com doenças de pele nem mesmo sabem como as crises começam, pois parecem que vem do nada, mas estas podem ser até mesmo do sabonete que você usa. A verdade é que existem pessoas que são tremendamente alérgicas e já tem um histórico bastante complicado a esse respeito que em geral vem desde que eram crianças sendo problemas crônicos em pessoas que tem histórico de alergias familiares de longa data. Muitos dos casos de dermatite de contato que são as causadas pelo toque da pele com algum produto qualquer. Isso é muito comum de acontecer com os produtos de limpeza que normalmente são usados no dia a dia na limpeza da própria casa ou no local de trabalho.
Tenho uma filha que certa vez pegou uma dermatite de contato, no hospital quando cuidava de uma pessoa da família. Atingiu o rosto e foi algo terrível que por muito tempo a deixou com marcas e posso garantir que não existem receitas mágicas para isso, ela se submeteu a um longo tratamento e por vários anos a dermatite ameaçou voltar, tendo que tomar remédios assim que apareciam os primeiros sintomas. Porém dizem que a sabedoria vem com a idade e normalmente as pessoas que tem esse problema aprendem a conhecer e tratar aos primeiros sinais evitando assim crises agudas da doença.
De modo geral o tratamento da dermatite é simples, pois se a pele está ressecada e escamando é preciso que seja lubrificada, porém se estiver com umidade é preciso um medicamento secante e em muitos casos o paciente se obriga a limitar a lavar menos as mãos, local muito atacado pelas dermatites, e muitas vezes diminuir até os banhos quando ataca outras partes do corpo. Em muitos casos molhar a pele só faz piorar o estado da doença demorando mais a cura. A pessoa também precisa resistir a vontade de coçar e isto em ambos os casos, pois independente do tipo de dermatite, em geral elas provocam coceiras, porém não esqueça que coçar também vai piorar o quadro e pode causar infecção se transformando sim num problema bem mais grave.