Como Surgiu a AIDS: Fatos Que Contribuíram Para o Aparecimento Da Doença

A origem da AIDS e do vírus HIV tem intrigado os cientistas desde que a doença apareceu pela primeira vez no início de 1980. Por mais de vinte anos, tem sido objeto de intenso debate e causa de inúmeros argumentos. Então, qual é a verdade? Como surgiu a AIDS? Que fatos contribuíram para o seu aparecimento? É o que veremos neste artigo.

Como Surgiu a AIDS: Fatos Que Contribuíram Para o Aparecimento Da Doença

Como Surgiu a AIDS: Fatos Que Contribuíram Para o Aparecimento Da Doença

Primeiros Casos Da AIDS

Os primeiros casos reconhecidos de AIDS ocorreram nos Estados Unidos no início do ano de 1980. Um número de gays homens em Nova York e na Califórnia, de repente começou a desenvolver infecções oportunistas e raros cânceres que pareciam resistentes a qualquer tratamento. Neste momento, a AIDS ainda não tinha nome, mas rapidamente se tornou óbvio que todos os homens estavam sofrendo de uma síndrome comum.

A descoberta do HIV, o vírus da imunodeficiência humana, foi feita pouco depois. Enquanto alguns foram inicialmente resistentes a reconhecer a conexão, atualmente há uma evidência clara para provar que o HIV causa a AIDS. Assim, a fim de encontrar a fonte da AIDS, é necessário procurar a origem do HIV, e descobrir como, quando e onde o HIV começou a causar doenças em seres humanos.

Primeiros Casos Da AIDS

Primeiros Casos Da AIDS

Que Tipo De Vírus é o HIV?

O VIH é um lentivírus, e, como todos os vírus deste tipo, ele ataca o sistema imunológico. O lentivírus faz parte, por sua vez, de um grande grupo de vírus conhecidos como retrovírus. O nome ‘lentivírus’ significa literalmente “vírus lento”, porque eles levam um longo tempo para produzir quaisquer efeitos adversos no corpo.

Eles têm sido encontrados em um número de diferentes animais, incluindo gatos, ovelhas, cavalos e gado. No entanto, o lentivírus mais interessante em termos de investigação sobre as origens do HIV é o vírus da imunodeficiência símia (SIV), que afeta os macacos, que se acredita já existir há pelo menos 32.000 anos.

Assim o HIV é Proveniente De Um SIV?

Pensava-se que o HIV tinha vindo de um vírus semelhante encontrado em chimpanzés. Até o presente momento os cientistas reconhecem que o HIV é um descendente de um vírus da imunodeficiência símia, pois algumas estirpes de SIV têm uma semelhança muito próxima com o HIV-1 e HIV-2, os dois tipos de HIV.

HIV-2, por exemplo, corresponde a SIVsm, uma estirpe do vírus da imunodeficiência símia encontrado na mangabey fuliginosa (também conhecido como o macaco branco de gola), que é originária da África Ocidental.

Quanto mais estirpe virulenta, mais pandemia de HIV, nomeadamente o HIV-1, que até recentemente era mais difícil de encontrar. Até 1999, o mais próximo correspondente que tinha sido identificado foi SIVcpz, o SIV encontrado nos chimpanzés. No entanto, este vírus ainda tinha certas diferenças significativas do HIV.

O Que Aconteceu Em 1999?

Em fevereiro de 1999, um grupo de pesquisadores da Universidade do Alabama anunciou que haviam encontrado um tipo de SIVcpz que era quase idêntico ao HIV-1. Esta estirpe particular foi identificada em uma amostra congelada retirada de um membro cativo do subgrupo de chimpanzés conhecido como Pan troglodytes troglodytes que eram comuns no centro-oeste da África.

Os pesquisadores fizeram a descoberta durante um estudo com 10 anos de duração sobre as origens do vírus. Alegaram que esta amostra revelou que os chimpanzés foram a fonte de HIV-1, e que o vírus tinha em algum ponto cruzado espécies de chimpanzés para os seres humanos.

Seus resultados finais foram publicados dois anos. Neste artigo, os autores concluíram que os chimpanzés tinham sido infectados simultaneamente com dois diferentes vírus de imunodeficiência de símio que tinham “sexo viral” para formar um terceiro vírus que poderiam ser transmitidos para os chimpanzés e outros, de forma mais significativa, e foi capaz de infectar os seres humanos, causando AIDS.

Eles também concluíram que os três “grupos” de HIV-1 grupo M – ou seja, N e O – vieram do SIV encontrado em P. t. troglodytes, e que cada grupo representado teria um evento cruzado a partir de chimpanzés para os seres humanos.
Como Poderia a Espécie Ter Cruzado o HIV?

Já é conhecido por muito tempo que certos vírus podem passar entre as espécies. Na verdade, o próprio fato de que os chimpanzés SIV obtidos a partir de duas outras espécies de primatas mostra quão facilmente este crossover pode ocorrer.

Como nós também somos animais ficamos tão suscetíveis. Quando a transferência viral entre animais e seres humanos ocorre, é chamada de zoonose.

Abaixo Estão Algumas Das Teorias Mais Comuns Sobre Como Essa Zoonose Ocorreu, e Como SIV Se Tornaram HIV Em Humanos:

A Teoria Do ‘Caçador’

A teoria mais aceita é a do “caçador”. Neste cenário, o vírus SIVcpz foi transferido para os seres humanos como resultado de chimpanzés serem mortos e comidos, ou seu sangue ter entrado em contato com cortes ou feridas do caçador. Normalmente o corpo do caçador teria lutado para expelir o vírus SIV, mas em algumas ocasiões ele adaptou-se dentro do novo hospedeiro humano e tornou-se HIV-1.

O fato de que há várias cepas diferentes precoce do HIV, cada uma com uma genética ligeiramente diferente, que, iria apoiar esta teoria: quando passou de um chimpanzé para um homem, teria desenvolvido uma forma ligeiramente diferente dentro do seu corpo, e, assim, produziu uma estirpe também diferente.

Teoria Da Vacina Oral Contra a Poliomielite

Algumas outras teorias bastante controversas afirmaram que o HIV foi transferido através de intervenções médicas. Uma ideia particularmente bem expandida é de que as vacinas de poliomielite desempenharam um papel na transferência.

O jornalista Edward Hooper sugere que o HIV pode ter sido rastreado para o teste de uma vacina oral contra a poliomielite chamado Chat, dado a cerca de um milhão de pessoas no Congo Belga, Ruanda e Burundi no final de 1950.

Para ser reproduzida, a vacina contra a poliomielite precisaria ser cultivada em um tecido vivo, e a crença de Hooper é que o teste Chat foi cultivado em células de rins de chimpanzés retiradas de locais infectados com SIVcmz.

Isto, segundo ele, teria resultado na contaminação da vacina com chimpanzés SIV, e um grande número de pessoas em seguida tornaram-se infectados com o HIV-1.

http://www.youtube.com/watch?v=oXahDVBAvVs

A Teoria Da Agulha Contaminada

Esta é uma extensão da teoria do “caçador” original. Na década de 1950, o uso de seringas descartáveis de plástico se tornaram comuns em todo o mundo como uma forma barata e estéril para administrar medicamentos.

No entanto, para os profissionais de saúde africanos que trabalhavam na inoculação e outros programas médicos, as grandes quantidades de seringas necessárias sairiam por um preço muito caro. Por conseguinte, é provável que uma única seringa tivesse sido utilizada para injetar vários pacientes sem a devida esterilização entre os dois.

Isso rapidamente pode ter transferido todas as partículas virais de uma pessoa para outra, criando um enorme potencial para o vírus sofrer mutação e replicar em cada novo indivíduo que entrou, mesmo que o SIV dentro da pessoa original infectado não tivesse ainda se convertido para o HIV.

Durante os últimos anos, estudando o subtipo do vírus de alguns dos primeiros casos conhecidos de infecção pelo HIV pode ajudar a fornecer pistas sobre o período em que apareceu pela primeira vez em seres humanos e sua evolução posterior.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.