Não há uma única guia definitivo ou curso de ação para que você e seu filho siga e que irá garantir uma solução para seus problemas alimentares. Suas atitudes e crenças sobre as crianças e adolescentes e a interação dos pais afetam a maneira como você atende o seu filho.
Você deve compreender que você não é responsável pela a doença de seu filho, assim como você deve compreender que seu filho virou-se para um transtorno alimentar para seu conforto emocional e está com dor emocional, embora ele não possa reconhecê-lo.
Lembre-se que, se uma abordagem para lidar com a doença de seu filho não funciona, há sempre uma outra maneira.
Perfil
O que eu quero dizer é que as pessoas que desenvolvem transtornos alimentares são absolutamente normais. Apenas algo que acontece em suas vidas que as faz realmente sofrer emocionalmente e voltar-se para um transtorno alimentar para compensar o desconforto emocional.
A anorexia como outros transtornos alimentares não é ligado a comida. A anorexia é uma desordem de sentimentos, pensamentos, identidade, valores, relacionamentos, enfrentamento e controle.
Se você reparar todos os itens acima ou alterar esses sentimentos para os novos (como sentimentos e pensamentos positivos, forte sentido de identidade e valores, boas estratégias de enfrentamento e controle, auto-estima elevada) você pode adquirir anorexia.
Onde Começa a Recuperação
Devo dizer que alguém com o subconsciente afetado não é um processo rápido de se levar a recuperação. Vai levar algum tempo. Mas se você for persistente, verá definitivamente uma melhoria significativa no estado de seu filho, dentro de alguns meses após o início e executando os exercícios acima.
Como isso funciona, você pode perguntar? Aqui está a explicação curta e simples. Nosso cérebro é composto de duas metades (chamada de hemisférios).
Ambos os hemisférios são cobertos por uma espessa camada chamada de córtex. O córtex é a parte consciente do cérebro, a parte que nós pensamos (raciocínio lógico). Mas essa parte do cérebro não é responsável por nossos sentimentos.
Nós temos uma outra pequena parte do nosso cérebro que se situa entre os dois hemisférios e que faz a conexão. Essa pequena parte é chamada de sistema límbico.
O sistema límbico, está envolvido na regulação das emoções e motivações. Além disso, as partes do sistema límbico e o hipocampo, são importantes para a memória.
Sistema Límbico
Esta parte não tem consciência, sem pensamentos apenas sentimentos. Verificou-se que pessoas com problemas emocionais têm um desequilíbrio do sistema límbico.
A questão é: como influenciar o sistema límbico e colocá-lo na medida certa?
A resposta é o córtex, que é a parte consciente do cérebro deve influenciar o sistema límbico, que não tem o pensamento consciente. O córtex, que toma as decisões por nós, aprende coisas novas, e compreende as coisas para nós deve influenciar a parte não-consciente do cérebro, dando sinais para o sistema límbico trabalhe de forma diferente.