Bulimia

Na bulimia a pessoa tem uma ingestão compulsiva e exagerada de alimentos e depois, para compensar o peso, provoca vômitos e toma remédios para diarréia na intenção de diminuir o peso e a prática de exercícios é exagerada também, fazendo com que nem sempre o esporte é saúde e pode ter sérias conseqüências. As modelos são as mais atingidas por esta doença, a preocupação com o peso torna-se uma obsessão e acaba prejudicando o emocional e deixam de lado que a beleza com saúde é fundamental. A internet esta cheia de sites de menina que gostaria de ser modelo, mas, não dão a importância fundamental que saúde e beleza andam lado a lado.

O governo resolveu proibir meninas muito magras para o trabalho de modelos, pois a maioria delas estava desenvolvendo a bulimia e algumas tinham que ser internadas em hospitais para fazer tratamento psicológico. Existem receitas mágicas que prometem verdadeiros milagres para satisfazer a obsessão por ter um corpo perfeito, mas, tudo propaganda enganosa não existe esse tipo de milagre. Algumas meninas chegam a um estado que precisam fazer uma dieta para engordar e recuperar a saúde que já esta deplorável e muitas vezes chegam a ter seqüelas gravíssimas. A preocupação com essa doença é tão grande quanto a preocupação de quando vamos conseguir curar o câncer? São duas doenças que se tratadas podem curar, mas, se não forem detectadas no começo podem levar até as ultimas conseqüências.

Muitas destas modelos acabam se prostituindo de uma certa forma por serem donas de uma beleza estonteante muitos homens vão a loucura para conseguir ter uma mulher dessas em seu braços nem que seja só por uma noite. Aí me pergunto se com essa atitude será que estamos prestes a eliminar a AIDS? Ou é mais uma decisão que o governo também vai ignorar? Fazer parte de uma agencia de modelos é o sonho de toda menina, mas, para que isso aconteça é preciso que todas sejam conscientizadas dos riscos que elas têm que correr com essa carreira, muitos namorados para cortejar, ofertas que deixam com água na boca é um mundo de expectativas e de conhecimento.

Cada modelo tem um estilo próprio que lhe acompanha fazendo parte da sua personalidade algumas até mudam, mas outras não abrem mão da sua individualidade e isso não funciona no mundo da moda seja dentro ou fora do país. Mas para os jovens que acham tudo muito fácil e não se preocupam com a sua saúde apenas querem estar belas em forma, custe o que custar, não sabe ou não querem saber, mas a sabedoria vem com a idade e muitas vezes chegam tarde demais quando as conseqüências já fizeram um grande estrago, o mais importante é ser racional e procurar logo um medico se os sintomas da bulimia começar a aparecer e não deixar se instalar no organismo essa doença. A prevenção é o melhor remédio.

Bulimia é um transtorno alimentar cada dia mais freqüente, especialmente entre adolescentes que querem manter o corpo em forma a qualquer preço e começam ao processo de bulimia de forma inconseqüente e muitas vezes apoiadas por outras pessoas. A bulimia consiste na ingestão compulsiva de grandes quantidades de comida para logo em seguida induzir o vomito, além do uso de laxantes, diuréticos e também da pratica de exercícios físicos extenuantes numa tentativa de perder peso e eliminar todas as calorias ingeridas. Ou seja, na bulimia a pessoa não que engordar mas não resiste a comida etem crises em que come muito para logo depois tentar se livrar da comida.

A bulimia é normalmente causada pela obsessão em estar magra e de não querer engordar, de acordo com os padrões de beleza estabelecidos, conceitos reforçados pela mídia e cobrados pelos grupos em que os adolescentes vivem e até mesmo, muitas vezes, pelas próprias famílias. Muitos jovens crescem ouvindo que precisam estar em forma, que só os magros são bonitos e assim acabam sentindo-se culpados cada vez que ingerem algum alimento que contenha muitas calorias e assim acabam tentando se livrar dessas calorias em excesso, dando início a bulimia. Além das questões culturais e familiares a baixa auto-estima assim como conflitos de identidade próprios dessa idade contribuem para o incidência desse problema entre as jovens. Diferente da anorexia, em que a pessoa não come, na bulimia a pessoa come muito e depois tenta se livrar do alimento que ingeriu, e assim muitas vezes não há o emagrecimento apenas essas jovens não engordam, e isso acaba dificultando que os país venham perceber o problema, e quando percebem muitas vezes as consequências já estão estabelecidas.

A bulimia é um problema de saúde muito sério, e as autoridades de saúde do nosso país tem alertado para o aumento da incidência de jovens com bulimia, um problema sério que pode levar até a morte.  As complicações médicas mais comuns em pessoas com bulimia são infecções de garganta freqüentes e inflamação da camada de revestimento do esôfago, inflamação das glândulas salivares, ulceras todas provocadas pelos vômitos.  Além disso, há o risco de desequilíbrio eletrolítico que com o tempo afeta também o coração, risco de desidratação, desmaios, lesões e cáries no esmalte dos dentes originados pelos ácidos do estomago que passam pela boca durante o vomito, e dores musculares e câimbras.

O paciente com bulimia sofre com seu problema pois percebe que seu comportamento é prejudicial no entanto não consegue controlar e torna a repetir.A bulimia é uma doença e como tal precisa de tratamento médico, que deve ser acompanhado por outros profissionais, terapias individuais e em grupo, além de medicamentos. O diagnóstico da bulimia não é fácil, uma vez que as pessoas que apresentam esse quadro dificilmente revelam, assim é fundamental que os pais fiquem atentos aos sintomas e ao comportamento alimentar desses jovens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.