Artrose no Joelho

A Artrose no Joelho é uma doença degenerativa das articulações também chamada de Osteoartrite. O problema de natureza inflamatória não tem cura e tem como principal causa o desgaste que ocorre nas cartilagens dos joelhos devido a sobrecarga imposta a essa parte do corpo. Indivíduos devidamente diagnosticados podem ter uma vida normal e saudável seguindo os tratamentos recomendados por um especialista.

Artrose no Joelho - Comparação

Artrose no Joelho – Comparação

Entendendo a Artrose no Joelho

O desenvolvimento dessa doença se dá pelo desgaste das cartilagens responsáveis por revestir as extremidades ósseas de forma a causar muita dor e até mesmo deformações. A incidência de Artrose no Joelho é bastante comum porque as articulações do joelho estão dentre as articulações mais afetadas pela sobrecarga de peso.

Quais são as Causas de Artrose no Joelho?

Existem algumas causas para essa doença degenerativa das articulações do joelho dentre elas podemos destacar:

  • Sobrepeso (o excesso de peso cria sobrecarga para as articulações);
  • Histórico familiar;
  • Realização de movimentos repetitivos que exijam grande esforço das articulações dos joelhos como saltos;
  • Tabagismo;
  • Desgaste natural devido ao envelhecimento;
  • Trauma localizado (como cair de joelhos, por exemplo).

Sintomas de Artrose no Joelho

O principal sintoma que a Artrose no Joelho apresenta é a dor constante, essa dor tende a piorar quando é feito um grande esforço ou mesmo com a rigidez matinal das articulações comprometidas. O indivíduo pode ter alguma dificuldade em apoiar o seu peso no joelho que sofre com o problema.

Outro sintoma bastante significativo desse problema nos joelhos é sentir um tipo de crepitação quando faz algum movimento com os joelhos. Devido ao crescimento de ossos ao redor do joelho o indivíduo sente que o joelho está inchado. Quando uma pessoa começa a sentir além de dores nos joelhos perda de sua função (de aguentar carga) deve procurar por um especialista.

Diagnóstico de Artrose no Joelho

Além de considerar os sintomas relatados pelo paciente o médico pode solicitar exames como Raio-X das articulações que estão comprometidas. As radiografias simples são de grande utilidade nesses casos.

Comprometimento da Qualidade de Vida

Para se ter uma ideia estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 70 a 80% da população com mais de 65 anos de idade tem Artrose. No Brasil a Artrose representa a terceira principal causa de afastamento do trabalho. Em torno de 30 a 40% das consultas realizadas em ambulatórios de reumatologia se devem a essa complicação. Atualmente mais de 10 milhões de brasileiros sofrem de Artrose no Joelho, mas desses somente 40% realiza tratamento corretamente.

Tratamentos para Artrose no Joelho

Existem algumas linhas de tratamento para Artrose no Joelho sendo que a escolha da mais assertiva depende da observação clínica do estado das articulações pelo médico. Uma das possibilidades é utilizar medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos assim como suplementos alimentares para aliviar as dores e fortalecer a região.

Em paralelo é essencial passar por um processo de fisioterapia para reabilitar os joelhos, nos momentos das piores crises de dor é necessário fazer os exercícios todos os dias. Tem alguns casos mais graves que exigem procedimentos mais específicos como infiltração com corticoides ou a realização de cirurgia como uma artroscopia, por exemplo.


É Possível Prevenir?

Se você tem histórico familiar de Artrose no Joelho é interessante apostar na prevenção do problema. Haja vista que é uma condição que costuma se manifestar na terceira idade (embora existam exceções) quem ainda é jovem pode começar a mudar seus hábitos agora. Dentre as atitudes que ajudam a prevenir a Artrose no Joelho está evitar o sobrepeso; praticar atividades físicas que não comprometam os joelhos; parar de fumar entre outras.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.