A humanidade é responsável pela maioria dos males que a assola, seja por atitudes impensadas ou por aquelas que mesmo muito pensadas acarretam situações ruins, como a construção de cidades. Atualmente, um dos grandes males do mundo é o desmatamento descontrolado, o que faz com que diversas espécies sofram modificações em seu habitat e acabem vindo para as grandes cidades, como é o caso do mosquito da dengue.
A dengue é uma doença que chega com o verão, em razão do grande volume de chuva, e juntamente com a água parada e o calor, ocorre a proliferação do mosquito, que acomoda seus ovos na água limpa que fica presa a pneus velhos, garrafas pet, sacos de lixo, tampas de garrafa, potinhos, ou seja, em todo o lugar que possa acumular o mínimo d’água.
Essa doença tem duas modalidades:
- A que se manifesta com sintomas semelhantes ao da gripe comum, com dor de cabeça, febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, e que a pessoa infectada pela picada do mosquito pode ter mais de uma vez a mesma doença e até ser hospitalizada.
- E a Dengue Hemorrágica, que causa, além dos sintomas já citados, dor forte na barriga, seguida de sangramento de boca e nariz. Esta é a forma mais severa da doença e pode, se não cuidada, levar ao óbito.
A administração pública tenta de todas as formas conscientizar a população quanto ao perigo da doença, pedindo que cada um acomode seu lixo em local fechado e que tampe as caixas d’água de sua residência, porém, podemos fazer um pouco mais, a exemplo das armadilhas que prendem os mosquitos.
A armadilha caseira para o mosquito da Dengue pode ser feita com os seguintes materiais:
- Uma garrafa pet
- Lixa para madeira nº 180,
- Tesoura
- Um pedaço de tule ou tecido em tela
- Um pedaço de fita crepe ou isolante
- Uma pequena porção de ração para gato ou cachorro, que irá atrair os mosquitos
Para iniciar, retire a tampa da garrafa e guarde o lacre que contém, sem estragá-lo, pois também será usado; então, recorte a garrafa mais ou menos ao meio, você irá usar ambas as partes.
A parte de cima da garrafa será o funil da mosqueteira; dentro dela você deve lixar bem para torná-la grosseira. Coloque um pedaço do tecido de tule na boca da garrafa e fixe com o lacre que deixou separado.
No fundo da parte da garrafa que será usado como copo, você coloca a ração, e no meio do copo deve ser marcado com um pedaço de fita crepe. Agora, é só colocar o funil de cabeça para baixo no copo da garrafa, completa-se com a água, e pronto, os mosquitos ficarão presos ali e você poderá dormir sossegado. Não se esqueça de não deixar água parada nos vasos de planta.