Nesses dias de inverno em que as temperaturas caem intensamente em grande parte do país, nada melhor do que uma sopa bem quente para esquentar o corpo e repor as energias. Uma das sopas mais populares entre os brasileiros nesta época é o caldo verde, sopa feita de couve verde e linguiça defumada (chouriço português), que tem origens no norte de Portugal.
O apreço que os brasileiros têm pela sopa se deve por sua colonização portuguesa. Com o tempo e com a vinda de imigrantes de outros países, como os alemães no estado do Rio Grande do Sul, a receita sofreu algumas variações, como o caldo lourenciano, criado pelos imigrantes alemães que vieram para aquele estado, no século XIX, destinado a suprir as necessidades de alimentação dos agricultores, que hoje integra a culinária gaúcha.
Leia a Seguir a Receita Do Caldo Verde Tradicional:
Ingredientes:
- 500 gramas de batata descascada e cortada
- Meia cebola
- 300 gramas de chouriço português (linguiça defumada)
- 150 gramas de couve tipo manteiga cortada em fatias bem fininhas
- 1,25 litros de caldo de carne (você também pode usar cubinhos, nesse caso, dissolva apenas dois)
- Pimenta-do-reino e sal a gosto
Como Preparar:
Coloque o caldo de carne em uma panela média e ferva em fogo alto. Enquanto estiver fervendo, descasque a cebola e as batatas, contando-as em pedaços. Logo depois, acrescente-as ao caldo de carne que está fervendo. Abaixe o fogo e cozinhe durante 20 minutos, ou até que a cebola e as batatas fiquem macias.
Paralelamente, enquanto cozinha a cebola e as batatas, lave as folhas de couve muito bem com água corrente. Em uma tábua para cortar carne, coloque as folhas de couve umas sobre as outras. Enrole-as se como se fizesse um charuto. Corte-as em tiras bem fininhas com uma faca afiada, desprezando os talos e reserve.
Depois, com uma escumadeira, retire as batatas que estavam cozinhando e bata-as no liquidificador em velocidade alta durante um minuto, ou até que se transforme em uma mistura cremosa. Assim que obtiver esse creme homogêneo, devolva-o na panela com o caldo em que cozinhou e ligue o fogo baixo para cozinhá-la. Enquanto isso, leve os chouriços para ferver em uma panela média com água o suficiente para cobri-los. Deixe cozinhar os chouriços durante cinco minutos. Depois, retire-os da água, coloque-os sobre a tábua e corte-os em finas rodelas.
Acrescente a couve fatiada e as rodelas de chouriço ao creme de batatas e cozinhe por mais dois minutos. Experimente e verifique se não deseja acrescentar sal ou pimenta. Em seguida, retire do fogo e sirva bem quente em sopeira ou tigelas individuais.
O caldo verde tradicional é tão apreciado que sua receita dada durante o programa “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga, fez tanto sucesso, que o assunto é altamente buscado na internet até hoje.
Anote a Seguir a Receita Do Caldo Verde Que Foi Exibida No Programa Matinal Da TV Globo:
Caldo Verde Da Ana Maria Braga:
Ingredientes:
- 2 quilos de batata sem casca, cortada e em cubinhos
- 2 dentes de alho
- Uma cebola média
- 5 colheres de óleo
- 3 tabletes de caldo de bacon
- 2 cebolas médias picadas para refogar
- 300 gramas de linguiça calabresa picada
- 2 colheres de sopa bem cheias de margarina
- 2 litros de água
- Sal
- Cheiro verde picado
- Couve cortada em tiras bem finas
- 200 gramas de bacon picado
- 200 gramas de paio picado
- 5dentes de alho amassados
Como Preparar:
Primeiro, leve para cozinhar as batatas com um dente de alho e cebola em uma panela. Assim que as batatas ficarem bem macias, desligue o fogo e acrescente um pouco de couve e os cubos de caldo de bacon. Em seguida, pegue a mistura e bata no liquidificador com a própria água em que foi cozida e reserve.
Paralelamente, faça um refogado, fritando o bacon, e acrescente cebola, alho e a linguiça, deixando-os dourar. Em seguida, acrescente ao refogado a batata que foi batida no liquidificador e deixe ferver. Se for preciso, acrescente um pouco de água para o caldo ficar mais cremoso. Depois que ferver, apague o fogo e acrescente a couve. Em seguida, tampe a panela e aguarde três minutos. Por fim, antes de servir, salpique cheiro verde.