Qual Castanha é Melhor Para a Saúde?

Você gosta de castanhas? Já parou para pensar qual delas é a mais nutritiva e relevante para a saúde? Nesse artigo iremos falar sobre a castanha-de-caju e a castanha-do-pará, duas das oleaginosas mais consumidas e que fornecem minerais e vitaminas relevantes para o organismo. As duas oferecem diversos benefícios para a saúde cardiovascular e potencializam a imunidade.

Os diferenciais da castanha-do-pará é ser uma ótima fonte de selênio, ter mais fibras, magnésio e cálcio. Contudo, a castanha-de-caju é menos calórica e oferece mais proteínas. O ideal é consumir no máximo cinco castanhas por dia, mantendo esse consumo regrado é possível ter uma saúde fortalecida. Mas, afinal qual das castanhas é a melhor para a saúde?

Castanha-de-Caju e Castanha-do-Pará

A castanha-de-caju e a castanha-do-pará são as castanhas mais comuns dentre as oleaginosas. É normal que as pessoas se confundam entre elas, no entanto, embora sejam semelhantes em aparência possuem algumas diferenças nutricionais, de quantidade de calorias e proteínas.

Os dois tipos de castanha se destacam por ter um alto teor de gorduras consideradas boas, vitaminas e minerais essenciais para que o organismo funcione de forma adequada. Castanhas são muito boas para a saúde cardiovascular por terem ômega 9, um antioxidante poderoso, que contribui também para a memória, raciocínio e redução dos radicais livres. Também melhoram o sistema imunológico.

Qual a Melhor Castanha Para a Saúde?

Como ficou evidente acima, tanto a castanha-de-caju quanto a castanha-do-pará são ótimas para a saúde, no entanto, comparativamente a última leva a melhor. Embora a castanha-de-caju seja menos calórica, tenha mais proteínas e ferro perde da castanha-do-pará porque esta possui mais fibras e minerais como magnésio, cálcio, selênio e vitamina E. Contudo, isso não significa que você deve consumir apenas a castanha-do-pará, a dica é variar o consumo entre os diferentes tipos de oleaginosas garantindo assim os seus benefícios.

Conhecendo Melhor os Benefícios das Castanhas

As duas castanhas podem ter sabores variantes, no entanto, quase sempre é neutro e suave. A textura amanteigada é uma constante nesse tipo de castanha. As castanhas podem ser consumidas levemente cozidas ou torradas, com ou sem a adição de sal. Confira a seguir os seus principais benefícios.

Benefícios da Castanha

Benefícios da Castanha

– Fonte de Gorduras Boas

Castanhas são pequenas, mas grandes fontes de gorduras boas, algo fundamental para reduzir o LDL, colesterol entendido como “ruim” assim como os níveis de triglicerídeos.

– Reforço Para a Saúde Cardiovascular e Imunidade 

Os dois tipos de castanhas em questão possuem potássio que é muito positivo para controlar a pressão arterial. Ambas as castanhas ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares como infartos e AVC (acidente vascular cerebral).

Também contam com antioxidantes que ajudam na neutralização da ação dos radicais livres. Reforçam a imunidade, reduzem inflamações no corpo e dessa forma protegem contra uma série de doenças como infecções, por exemplo.

– Fortalecimento da Saúde dos Ossos

Como possuem magnésio e cálcio são bastante positivas para a saúde dos ossos ajudando a prevenir problemas como osteoporose (condição que leva a uma fragilidade dos ossos). É possível encontrar ainda uma pequena quantidade de vitamina C na castanha-de-caju.

– Reforço Para o Cérebro 

A castanha-do-pará possui boa quantidade de selênio, algo que contribui para o fortalecimento da tireoide. Também faz muito bem para o cérebro ajudando a evitar o envelhecimento precoce.

– Fibras 

Castanhas contam com boas quantidades de fibras, algo importante para aumentar a sensação de saciedade, controlar o peso e o bom funcionamento do intestino. Na comparação a castanha-do-pará vence por contar com 2,38 gramas de fibras em 30 gramas. A castanha-de-caju, por sua vez, vence no que diz respeito a ferro contando com 2 mg.

Castanhas: Fontes de Proteínas

Os dois tipos de castanhas possuem boas quantidades de aminoácidos essenciais, aqueles que não produzidos pelo organismo. Também são ótimas fontes de proteínas, dessa forma são excelentes alternativas para vegetarianos e veganos que precisam de uma fonte de proteínas em sua dieta.

Consuma com Moderação

Castanhas oferecem inúmeros benefícios para a saúde, no entanto, devem ser consumidas com moderação. Embora sejam muito positivas para o organismo também são bastante calóricas uma vez que são fontes de gorduras. Tem ainda o fato de que sendo pequenas é muito fácil perder a noção do quanto se está consumindo. O recomendado é ingerir no máximo 5 unidades por dia, ou seja, 30 gramas.

Você deve se manter atento a frequência de consumo de castanhas e intercalar com outros tipos de oleaginosas. Outra possibilidade é alternar os dias de ingestão. Castanhas são boas opções para consumir nos intervalos entre as refeições ou então quando a fome surge fora de hora. Você pode levar castanhas na bolsa para consumir nos intervalos do trabalho ou ainda como ceia a noite antes de dormir.

Apesar de castanhas serem encontradas em pratos doces e salgados tem seus benefícios mais evidentes quando são consumidas sem sal. Você pode incluir as castanhas em lanches intermediários juntamente com outros alimentos como iogurtes e frutas. Também é possível acrescentar a saladas e em receitas de pães e biscoitos.

É importante ainda lembrar-se de que a castanha-de-caju pode ter fitatos, algo que costuma atrapalhar na absorção de algumas vitaminas e minerais. Não consuma essa castanha crua uma vez que ela pode ser tóxica para o organismo.

Castanha-do-pará pode fazer mal quando consumida em excesso devido ao selênio. Quando consumido em grandes quantidades o selênio pode ser tóxico para o corpo, para isso seria necessário ingerir cerca de 50 castanhas-do-pará num único dia.

Escolhendo Suas Castanhas

No momento da compra das suas castanhas observe a procedência do alimento, como ele está armazenado e se o local é úmido. Prefira embalagens a vácuo já que elas são mais protegidas da oxidação evitando assim a proliferação de fungos. Observe ainda o prazo de validade.

Observar esses detalhes é fundamental para ter certeza de estar comprando castanhas de boa procedência. Não se esqueça da recomendação de não consumir castanhas exageradamente, pois são bem calóricas e em grandes quantidades podem não ter efeitos positivos para o organismo. Consuma com moderação e aproveite os benefícios.

Gostou de saber mais sobre castanhas e como escolher a melhor? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.