O Que Foi a Derrama Brainly?

Toda a história da Inconfidência mineira é extensivamente estudada nas escolas, é muito falada em programas de televisão, mas a questão é que o que normalmente permanece na memória das pessoas são pontos muito específicos como é o caso da participação de Tiradentes ou Joaquim José da Silva Xavier, ele é até hoje lembrado como uma das figuras mais marcantes dentro do cenário histórico brasileiro, apesar de não ter sido exaltado em sua própria época, quando foi tratado como traidor e bandido pela monarquia portuguesa.

Ele depois passou a ser novamente lembrando e sua trajetória de vida foi exaltada tal como se ele fosse um herói nacional, o que para muita gente ele de fato é, porque Tiradentes é símbolo de luta pela independência do Brasil em relação à Portugal, o seu colonizador naquela época. Existem muitas páginas da internet que falam sobre esse assunto e tantos outros, tal como história, geografia, matemática, etc., um deles é o site Brainly que é um site onde os seus usuários perguntam e respondem em um movimento de ajuda mútua nos mais diversos temas.

Agora pode vir a pergunta sobre o que a derrama tem a ver com tudo isso, já que muitas pessoas não sabem bem o que é a derrama, esse nome não é um dos que ficam mais marcados nas aulas de história e geografia, a derrama é nada mais e nada menos do que um dos pilares mais importantes para se entender a Inconfidência mineira, então vamos lá as explicações.

Impostos e História

Impostos e História

A derrama foi um tipo de imposto estabelecido pelo comando da coroa portuguesa e que tinha como objetivo cobrar os impostos atuais ou atrasados dos brasileiros, principalmente dos cidadãos da capitania de Vila Rica, atual Ouro Preto localizada no estado de Minas Gerais. Por que Vila Rica era o foco? Porque na época em que isso aconteceu esse local era o principal ponto de extração de pedras preciosas e minérios do país, pessoas de alta importância desse setor viviam e faziam “fortuna” nesse lugar.

A questão é que Vila Rica teve o seu período auge onde muita riqueza foi encontrada, sendo que uma boa parte dela foi parar na Europa, porém após um certo tempo a extração diminuiu de ritmo, porque muitas minas estavam se esgotando ou já haviam sido demasiadamente exploradas, mas a coroa portuguesa continuava querendo que os impostos pagos fossem bem altos, ignorando o fato dos declínios da mineração, os cidadãos de todas as classes sociais não tinham como manter esse ritmo de pagamentos e com isso.

Pouco a pouco muitas pessoas estavam em divida em relação aos seus impostos, para concertar essa situação os portugueses criaram a derrama, que funcionava um pouco diferente de um imposto padrão, isso porque ela determinava que os cobradores coletassem qualquer coisa que tivesse valor financeiro de forma a quitar a dívida das pessoas, fossem joias, fossem propriedades, gado, fazendas, ou qualquer outra coisa.

Como já seria esperado diante disso, a população não reagiu tão bem a esse novo imposto, afinal muita gente correria o risco de perder quase tudo ou tudo que possuía na época, é nesse ponto que entra a ligação da derrama com a Inconfidência Mineira, por alguns também conhecida como Conjuração Mineira. Esse movimento ao contrário do que muita poderia pensar, não foi criado com a derrama ou após ela, ele já existia e tinha um considerável número de adeptos, porém não era um movimento ainda com grande destaque ou força no país.

Isso justamente aconteceu devido a comoção causada pelo anúncio da derrama, foi quando muitas pessoas poderosas, ricas e com influencia passaram a fazer parte da Inconfidência Mineira. Engana-se quem pensa que o movimento foi formado em sua maioria pela classe mais baixa, pelo contrário. Com a força e proporção que foi tomando a Inconfidência Mineira foi se alastrando para outros estados principalmente do sudeste, como São Paulo e o Rio de Janeiro.

A Derrama Aconteceu?

Não, a derrama não chegou a acontecer por causa dos desdobramentos que foram ocorrendo diante da iminência de um levante popular contra os colonizadores portugueses, porém em contrapartida também a Inconfidência não teve tanto sucesso assim. Os objetivos dos inconfidentes eram diversos, o que ia além do fato de não querer pagar impostos abusivos, como também o sentimento de querer a independência do nosso país em relação a Portugal, visto que naquele mesmo momento histórico os Estados Unidos já havia se tornado independente dos seus colonizadores britânicos, na França ecoava os ideais da Revolução Francesa de liberdade, fraternidade e igualdade.

Enquanto o Brasil continuava subordinado e muito explorado pelos portugueses, outras reivindicações diziam respeito à melhoria das condições de vida das pessoas nas cidades, como desejo de melhoras nos sistemas de saneamento básico nos centros urbanos, pedido de investimentos na construção de espaços para a população e o desejo que a enorme quantia de riquezas arrecadadas pelos portugueses pudesse ser convertida em prol do nosso próprio povo, pelo menos uma parte dela.

Como se observa a Inconfidência Mineira era muito mais abrangente do que a derrama apenas, é claro que não se pode negar a grande influência que teve esse imposto para que o movimento tomasse à proporção que tomou, mas os seus ideais iam bem, além disso, expandindo-se para o campo da cidadania, do social, do cultural brasileiro, etc. Por fim, o movimento foi encerrado por causa de uma traição de um de seus principais membros, que entregou os seus colegas aos portugueses em troca de que eles perdoassem a sua própria divida individual.

O primeiro a ser entregue foi Tiradentes, ele foi encontrado, levado pelos portugueses e preso por um tempo, alguns outros nomes relevantes também desse movimento foram encontrados depois e também presos, após um certo tempo saiu o veredito sobre a suas sentenças, esse veredito foi determinado pela rainha de Portugal da época e ela decidiu que alguns seriam exilados e outros seriam mortos, por fim, vários foram perdoados em relação a pena de morte com exceção de Tiradentes.

Os exilados foram enviados para o continente Africano e Tiradentes foi morto de forma muito violenta, essa foi uma tentativa dos portugueses de que ele fosse um exemplo para quem pensasse em se virar contra a coroa portuguesa. Por muito tempo o nome Tiradentes foi esquecido e deixado de lado, sua história era proibida e até vista com maus olhos, isso mudou apenas quando o Brasil passou a viver sobre o sistema de república, que foi quando os governantes viram a necessidade de se ter um herói nacional que pudesse incentivar a união do povo brasileiro, Tiradentes foi o escolhido para essa missão, sua história foi resgatada e permanece sendo exaltado até os dias de hoje.

Mas é interessante lembrar que o ponto de virada de todo esse momento, o ponto de virada para a fama de Tiradentes, para que ele fosse reconhecido e exaltado foi justamente a determinação da derrama por parte dos portugueses, esse foi o momento que fez com que a Inconfidência Mineira se tornasse uma causa que mais tarde entraria na história do país e que gerações, séculos mais tarde ainda seria estudada pelo povo brasileiro.

Muita gente pensa o que poderia ter sido diferente se tivessem todo sucesso, o Brasil poderia ter se tornado independente de Portugal um século antes? Talvez. As coisas seriam diferentes? Provavelmente, agora se seria algo bom ou ruim, não se sabe, só sabemos dizer sobre o que de fato aconteceu.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.