Benefícios Do Arroz Preto Para a Saúde

À primeira vista, o arroz preto pode causar estranheza – afinal, a gente está tão acostumada com o grão branco Mas ele é tudo de bom para a dieta: tem 20% a mais de proteína e 30% a mais de fibras; ajuda no bom funcionamento do intestino; reduz o colesterol do sangue; controla a glicemia, evitando grandes descargas de insulina; e ainda aumenta a saciedade. Não é o máximo?

Porém, os benefícios não param por aí. O arroz preto tem alto poder antioxidante (bem mais do que o arroz integral), é rico em vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo, e retarda o envelhecimento e o surgimento de doenças. “A grande diferença entre esse arroz e os outros é a presença elevada de compostos fenólicos, flavonoides e antocianinas.

“Eles são antioxidantes que combatem os radicais livres, protegem as células de doenças crônicas e mantêm o organismo seguro e em equilíbrio”, conta a nutricionista do Sabor Integral Consultoria em Nutrição, Paula Castilho, de São Paulo. Além disso, por ter uma boa quantidade de proteína, é ideal se você não come carne. E então, está esperando o que para incluí-lo na dieta?

Benefícios Do Arroz Preto Para a Saúde

Benefícios Do Arroz Preto Para a Saúde

Quais São Seus Benefícios?

Para quem não conhecia o arroz preto,  essa novidade nos pratos da garotada nada mais é que o arroz que conhecemos com sua película natural mantida. Justamente nessa película o cereal dispõe uma infinidade de nutrientes, vitaminas e minerais imprescindíveis para o bom funcionamento do nosso organismo.

Esse tipo de arroz, além de menos calórico, se comparado com o arroz integral, por exemplo,  contém 20% mais de proteína e 30% mais de fibra. Não precisamos dizer que a fibra é essencial para nosso corpo já que são grandes responsáveis pelo bom funcionamento do intestino, reduzem o colesterol do sangue e controlam a glicemia.

Quais São Seus Benefícios?

Quais São Seus Benefícios?

Esse arroz milagroso também tem vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo do nosso corpo.

Para quem fica com o pé atrás com essa aparência distinta daquela que já conhecemos, saiba que o arroz preto além de bonito e de alegrar qualquer prato é também muito saboroso. Não se esqueça que – apesar de tantas qualidades – seu consumo deve ser controlado, já que possui menos calorias, mas as possui.

O produto pode ser encontrado em algumas lojas de produtos naturais ou em grandes mercados.

Inclua Na Sua Dieta

Pois faça isso na sua próxima refeição, e habitue-se a ingeri-lo todos os dias. Assim você nocauteia a balança sem pôr em risco a sua saúde. Pesquisa feita pelo Instituto de Agricultura de Campinas, vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, revelou que essa variedade contém 20% mais proteína e 30% mais fibras do que a versão integral. As calorias são praticamente as mesmas em 100 gramas, o preto traz 359 e o integral, 362.

E por que, então, o arroz preto ajudaria a enxugar as medidas? “Por causa das fibras”, responde Tânia Collino, nutricionista clínica funcional, de São Paulo. Quanto maior a quantidade delas, maior também a queima calórica. Claro, o organismo tem que trabalhar mais para processá-las. Em outras palavras, o metabolismo pisa no acelerador. “Sem contar que as fibras dão saciedade”, acrescenta a especialista.

Ou seja, você acaba consumindo porções menores. Não custa lembrar que essas substâncias auxiliam o funcionamento do intestino e isso é fundamental para o emagrecimento. E, como se fosse pouco, as fibras modulam a glicemia, a taxa de açúcar no sangue, evitando grandes descargas de insulina o hormônio que é inimigo de um corpo enxuto, e, conseqüentemente, o diabete. Por fim, para coroar tantos benefícios do arroz preto para a saúde, mais um dado: ele é quase 11 vezes mais rico em antioxidantes do que seu parente mais próximo, o integral.

Essas moléculas combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo aparecimento de doenças. Em suma, arroz preto no prato todo dia é garantia de organismo em equilíbrio e emagrecimento duradouro.

História Do Arroz Preto

Arroz proibido. Era assim que os chineses, há mais de 4 000 anos, se referiam à versão do arroz de cor muito escura, formato fino e curto do grão. O chamado arroz preto (nero, na Itália, negro em alguns cardápios) era raro e, portanto, reservado ao imperador. Cabia aos súditos somente a produção. Para os chineses, o grão fazia bem à saúde do soberano, lhe concedia longevidade e tinha propriedades afrodisíacas.

Consumido na forma integral, o arroz preto é rico em ferro, tem 30% mais fibras, 20% mais proteínas, 11 vezes mais compostos de combate a radicais livres do que o arroz branco integral. Na mesma comparação, o teor de gordura e o valor calórico são menores.

À mesa, a variedade acompanha bem peixes, frutos do mar e saladas. A cor é linda, a textura macia e versátil e o sabor diferente. Alguns chefes gostam de trabalhá-lo com raspas de limão cravo ou siciliano, refogado num fundo de cebola e alho bem temperado com ervas, pimentas e prosecco e cozido com um caldo de legumes, como se faz em risotos. O resultado é bem suave e super saboroso. Outros preferem não esconder de ninguém que são defensores caloroso do grão escuro nacional, e apostam na versatilidade. É um alimento de base. Tem sabor amendoado, ímpar e elegante. Vai bem se for servido frio, quente, soltinho na salada, cremoso no risoto, na paella, com legumes, carnes ou aves.

Desvantagem? Por ser integral, esse tipo de arroz leva quatro vezes mais tempo pra cozinhar que o comum. Para alguns chefs, essa demora é uma vantagem no preparo de alguns pratos. Na paella, o arroz tem mais tempo de absorver o sabor dos ingredientes. Os caldos e temperos ficam mais apurados, sem que o grão passe do ponto. Para pratos mais simples, é indicaso alguns truques que podem acelerar a cocção: dá pra deixar de molho na véspera, cozinhar na pressão ou como se faz com massas (em muita água que se escorre depois).

Mas existe diversas receitas em que o arroz comum pode ser trocado pelo arroz preto, basta seguir e acompanhar algumas dessas dicas para deixar os seus pratos cada vez mais saborosos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.