Alimentos que Diminuem a Sensação de Fome

A primeira ideia que é preciso ter é que o cérebro responde com saciedade pelo tempo em que está comendo e não pela quantidade de alimentos ingeridos. Durante as refeições, o estômago dilata, e os receptores nervosos contidos nesse órgão enviam sinais ao cérebro que responde emitindo resposta de saciedade ao organismo. Quando a digestão termina, o estômago esvazia necessitando de mais alimento.

Fique-Ligada

Fique-Ligada

É nesse ponto que se deve focar, principalmente, aqueles que desejam emagrecer ou manter o peso estável. A cada ingestão, é necessário que mastigue devagar, assim como colocar no prato apenas aquilo que deseja comer. Além disso, na hora de escolher o tipo de dieta, é possível optar por alimentos que ajudem a saciar a fome. Confira algumas dicas de alimentos que saciam a fome:

1. Abuse do queijo branco

O queijo branco funciona da mesma forma que o ovo, pois é composto por proteína, o que ajuda a saciar a fome; além de possuírem menos gordura.

2. Soja tostada

A soja além de ser rica em fibras, também é composta por hormônios naturais, zinco, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio. Todos esses componentes colaboram com a manutenção dos hormônios femininos, resultando com a diminuição da fome.

3. Beba muita água

A água, no momento da sua ingestão, ocupa o espaço vazio do estômago, impedindo, por um tempo, que você tenha vontade de ingerir algo que possa tirá-lo do rumo da dieta.

4. Opte pelo pão integral

Funciona por causa das fibras e dos grãos que o compõe, sem contar que esses têm o poder de manter os níveis de açúcar no sangue, evitando que a fome volte rápido.

5. A cenoura é uma ótima opção

A textura firme da cenoura exige que você mastigue por um bom tempo, assim seu cérebro entende que você está ingerindo uma boa quantidade de alimento, colaborando com a saciedade momentânea.

6. O suco de limão faz a diferença

O limão é uma boa opção para quem deseja se refrescar e, ao mesmo tempo, saciar a vontade de ingerir doces. O azedinho do limão impede que você tenha vontade de comer doce após as refeições, principalmente por saturar as papilas gustativas que comandam a fome.

7. Saladas cruas

As folhas verdes são ricas em fibras, o que colaboram com a saciedade, além disso, devido a sua dificuldade na mastigação, envia sinais ao cérebro, que auxilia ainda mais com a saciedade.

8. Invista no consumo do ovo

Todos sabem que o ovo é fonte de energia, por se tratar de uma proteína. Ele é uma estrutura molecular muito complexa, exigindo do corpo uma digestão mais lenta, colaborando com um maior tempo de saciedade.

9Nos intervalos, coma barrinhas de cereais

Opte por aquelas barrinhas que contem cereais e fique de olho na composição, pois algumas possuem excesso de açúcar, o que não é algo vantajoso para quem almeja emagrecer.

10. Uma boa aliada é a banana

A banana é composta por fibras, potássio, ferro, triptofano. Além de essas substâncias colaborarem com a saciedade, também ajudam a pessoa a se manter mais disposta.

Existem Alimentos Que Podem Enganar o Estômago? 

Para comprovar isso a revista Boa Forma consultou três nutricionistas que são especialistas no assunto – Cynthia Antonaccio, de São Paulo, Joselaine Stürmer, de Porto Alegre, e Lucyanna Kalluf, de Curitiba. Elas garantem: pode apostar nesta lista que vai ajudá-la a controlar o apetite.

Para o Café da Manhã

Abacaxi 

Por que funciona: rico em fibras, o abacaxi mantém o estômago ocupado na digestão por mais tempo, o que segura a fome. Também tem várias vitaminas e minerais importantes para o equilíbrio geral do organismo. E um corpo saudável corre menos risco de cair na armadilha da gula.

Aveia 

Por que funciona: as fibras da aveia se expandem no estômago. Depois, são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade. Se preferir, polvilhe o cereal nas frutas ou no iogurte.

Controle Sua Fome

Controle Sua Fome

Para o Almoço

Arroz integral 

Por que funciona: esse tipo de arroz, que vem com a casquinha, leva mais tempo para ser digerido do que o branco. E enquanto o estômago está cheio, você não pensa em comida.

Farelo de trigo 

Por que funciona: ótima ideia! Juntar o farelo de trigo a outros alimentos aumenta o volume – dá impressão de ter uma porção mais generosa no prato. Além disso, o farelo reduz o índice glicêmico da massa e do arroz, e IG baixo é garantia de apetite tranquilo.

Abóbora 

Por que funciona: tem fibra de monte e poucas calorias (tem só 33 calorias por 100 gramas), por isso, você pode comer bastante sem medo de engordar. Não é à toa que faz sucesso na turma do regime. Pode ser assada ou cozida, doce ou salgada.

Para o Jantar

Peito de peru 

Por que funciona: além de proteína, o peito de peru tem um pouco de gordura (mesmo o light), que, durante a digestão, estimula o corpo a produzir um hormônio, a colescistocinina, que corta a gula. É isso mesmo: para emagrecer a gente precisa de gordura, de boa qualidade, é claro, e não mais do que 10% das calorias diárias.

Tofu 

Por que funciona: esse queijinho (de soja) carrega apenas 40 calorias em 100 gramas, e pode entrar à vontade no seu prato, dando volume à refeição. A dose de proteína, apesar de pouco, também ajuda a domar a fome.

Bebidas 

Chá de ervas 

Por que funciona: chá, em geral, acalma o estômago. Mas se quiser ir direto ao ponto, beba chá de capim-cidreira (reduz a compulsão a comida), verde (acelera o metabolismo, fazendo o corpo queimar gordura), cravo e canela (diminui a fissura por doce).

Café 

Por que funciona: como acontece com o limão, o sabor forte do café deixa as papilas gustativas “satisfeitas”. É por isso que compensa o doce da sobremesa.

Para Fazer os Lanches

Iogurte 

Por que funciona: rico em proteína, não só aplaca a fome como evita que ela volte rápido. Se quiser esticar a sensação de saciedade, junte aveia.

Damasco 

Por que funciona: desidratado, concentra frutose (açúcar da fruta) e vale por um docinho com apenas 20 calorias por unidade. A sensação de saciedade fica por conta das fibras.

Amendoim 

Por que funciona: a gordura boa do amendoim regula o açúcar no sangue e rende uma sensação de saciedade prolongada, evitando beliscos. Mas não exagere: 10 gramas têm 55 calorias.

Biscoito com fibras 

Por que funciona: é uma opção saudável para driblar a fome que pinta entre uma refeição e outra. Mas, em excesso, engorda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.