Benefícios de Alimentos Usados como Petiscos

Nessa época do ano quando muitas pessoas saem de férias, alimentação natural, às vezes sai de cena. Dando lugar aos petiscos servidos em mesas de bares .

Os consumidores desses alimentos devem saber sobre que propriedades benéficas alguns desses alimentos podem apresentar.

Mariscos, Ostras e Camarões

Para quem está de férias, mas se preocupa em manter a silhueta em dia comer camarão, marisco e ostra é uma opção bem saudável e com muito pouco carboidrato, além de serem ricos nas vitaminas A, B, C e na Vitamina D que segundo especialistas é ótima para prevenção e tratamentos de vários tipos de enfermidades.

Opção Saudavel

Além disso os três alimentos são uma fonte de ômega-3, que é um nutriente que ajuda a prevenir o armazenamento de gordura nas artérias coronarianas, auxiliando a manter a saúde do coração. Além disso, como são animais marinhos, provenientes do oceano, também são fontes de iodo, que atuam na prevenção de alterações no bócio e na tireóide.

Segundo nutricionistas, eles também são alimentos ricos em cobre, zinco e minerais que são essenciais para um bom funcionamento cerebral, auxiliando a melhorar a memória das pessoas e atuando na prevenção de doenças como Alzheimer, enxaqueca e Mal de Parkinson.

O camarão é um alimento rico em selênio que é um nutriente com capacidade para neutralizar os efeitos nocivos do radicais livres,que podem ocasionar câncer de pele. Além disso é uma ótima fonte de Vitamina B12 que tem um importante papel no bom funcionamento celular.

Beneficios do Camarão

A casca dele é composta de fibras insolúveis que auxiliam a normalizar as funções do intestino prevenindo a prisão de ventre. Segundo pesquisadores da Unicamp(Universidade Estadual de Campinas), a cabeça e a cauda do camarão é onde se concentram os principais nutrientes, por isso devem ser consumidos.

Cuidados na Higiene dos Alimentos

Um dos principais cuidados que os consumidores devem ter ao comparar ostras, mariscos ou camarões é saber em que condições foram armazenados e se o local onde são vendidos tem uma higiene adequada.

De acordo com especialistas, esses alimentos são um pouco difíceis de serem conservados,e se eles se estragarem podem ser muito perigosos à saúde do consumidor.

No caso das ostras, por exemplo, elas devem ficar imersas em muito gelo e é preciso verificar também se há areia dentro de sua concha. Elas são alimentos ricos em sódio, e seu consumo deve ser feito com cautela em indivíduos portadores de insuficiência renal, complicações cardíacas e hipertensão arterial. Para as pessoas que tem problemas na tireóide, seu consumo não é recomendado.

Cuidados para o Consumo

Vale ressaltar, que a maneira como as pessoas preparam os alimentos também deve ser alvo de cuidados, pois quando eles são fritos, por exemplo, pode haver redução dos níveis de Omega-3, que são importantes para o organismo humano.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.