Depressão Pós Férias

Sintomas Apresentados

Segundo estudos realizados, cerca de vinte e três por cento da população brasileira apresenta alguns sintomas na volta à rotina profissional como cefaléia, angústia, cansaço, dores musculares, sono e ansiedade que os especialistas resolveram denominar de depressão pós-férias.

Pesquisa Realizada

De acordo com uma pesquisa feita por uma Instituição que é voltada a investigação e gerenciamento do estresse (Isma-BR), cerca de vinte e três por cento dos brasileiros apresentam sintomas de depressão, quando tem de se readaptar à rotina profissional, após um período de férias. Dentre os vários sintomas apresentados, alguns são sono, ansiedade e cefaléia.

Alguns Sintomas

Para que o organismo da pessoa se adapte novamente ao trabalho é necessário um tempo médio de três semanas para que a mente e o corpo do indivíduo possa voltar à normalidade.

Outra Constatação da Pesquisa

Os pesquisadores verificaram também, que os funcionários que estão há muito tempo trabalhando no mesmo local, apresentam mais chances de terem a depressão pós férias.

Os cientistas concluíram que isso acontece, pois são pessoas que mesmo não gostando do trabalho que desenvolvem, permanecem no mesmo local por muito tempo em virtude do salário e dos benefícios que ganham.

Sugestões de Especialistas para Superar o Problema

Segundo especialistas na área, uma atitude que pode ser bastante eficaz contra a depressão pós férias é procurar algum tipo de diversão que proporcione bem-estar, fora do ambiente profissional. Como sugestões o indivíduo pode praticar alguma atividade esportiva, dedicar-se se a um hobby, ou até mesmo fazer algum tipo de trabalho voluntário.

Praticar Esporte

Outra opção seria o funcionário dividir o período de férias se a empresa permitir. Já foram feitas pesquisas que indicaram que quinze dias de férias duas vezes ao ano, para muitas pessoas é melhor do que trinta dias consecutivos, pois quando o efeito do descanso das férias passa, o trabalhador ainda conta com um novo período em que pode descansar novamente.

Uso de Medicação

Os pesquisadores informaram que muitos funcionários acabam recorrendo ao uso de medicações para enfrentar as dificuldades na volta ao trabalho.

Nessa pesquisa, cerca de sessenta e oito pessoas admitiram fazer uso de remédios antidepressivos para diminuir os sintomas da doença, enquanto cinquenta e dois por cento dos entrevistados faziam uso de bebidas alcoólicas para reduzir a tensão.

Profissionais mais Vulneráveis

Segundo os cientistas, a pesquisa revelou que os indivíduos que eram mais susceptíveis de apresentarem problemas na volta ao trabalho eram funcionários da área de saúde, finanças, e informática,e aqueles que exerciam uma outra profissão, que não condizia com sua graduação acadêmica.

Pessoas Mais Afetadas

Vale ressaltar que esse estudo científico, fez o acompanhamento de cerca de quinhentos e quarenta profissionais, na faixa etária de vinte e cinco a sessenta anos que residiam nas cidades de Porto Alegre e São Paulo, com uma média de tempo de serviço de cerca de doze anos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ciência

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.