Secretaria da Fazenda (ou Secretaria de Estado de Fazenda) é uma Secretaria do Governo que é responsável pelos impostos e coisas do tipo. É ela que toma conta das finanças, tributos, etc.

Secretaria da Fazenda
Fazenda e SEF – Origem
A palavra “fazenda” vem do latim fac(i)enda, usado vulgarmente na época essa palavra significava primeira e unicamente como “as coisas que devem ser feitas”; depois de um tempo passou a ser designada no português arcaico de “as coisas a serem feitas” para “as coisas já feitas em algum lugar ou por alguém”. Este último significado é que deu origem a outros dois sentidos: um de “conjunto de bens ou haveres”¹, que significa que quando uma pessoa faz algo, essa pessoa possivelmente passa a possuir o produto que vendeu a partir do que fez, ou simplesmente o que fez mesmo; outro de “conjunto de mercadorias ou produtos”² de certo alguém, certo povo ou região. Este último é um sentido que aparece constantemente no século XVIII. Desta idéia de fazenda como “conjunto de mercadorias ou produtos” aparecem outros dois significados: fazenda como “pano” ou “tecido” (devido ao fato de que após a Revolução Industrial o primeiro produto e a principal mercadoria a ser produzida em grande quantidade por vez foi o tecido; e fazenda como “grande propriedade rural”, neste sentido a fazenda é um lugar que gera vários produtos agrícolas e é o mais usado hoje em dia.

Minas Gerais
Dessas acepções da palavra fazenda (¹ e ²), aparece então outra, a de que é um “conjunto de recursos financeiros do poder público” e essa última é a que deu origem a certas partículas do Governo que são nomeadas hoje, por exemplo: Ministério da Fazenda e Secretaria da Fazenda.
Secretaria da Fazenda / Secretaria de Estado de Fazenda
Secretaria da Fazenda e Secretaria de Estado de Fazenda são a mesma coisa, só que a primeira é referente ao estado de São Paulo e Rio Grande do Sul, por exemplo, e contém a sigla nomeada SEFAZ, enquanto a ultima se refere a outros estados separados cada um por si, como a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal. Tendo eles a sigla SEF, e no caso citado: SEF/MG. Logo abaixo estarão citadas certas informações quanto a SEFAZ(s) e as SEF do estado citado acima.

Estado
SEFAZ – SP
Atualmente, a SEFAZ é a Secretaria responsável pelas despesas e receitas do estado paulista. É como uma tesoureira e realiza principal e preferencialmente duas funções: controlar a despesa do Estado e controlar a arrecadação de impostos e tributos estaduais.
SEFAZ – RS
A SEFAZ é o órgão responsável pelas despesas e finanças do Rio Grande do Sul e arrecada os recursos tributários do estado, trabalha como fiscal entre os contribuintes para ter certeza de que estão recolhendo a quantidade correta, distribui entre os diferentes órgãos públicos recursos, cumpre seus deveres de pagar o combinado com os fornecedores do estado, e organiza e controla os recursos de modo que não ocorra erros e/ou mau uso dos agentes públicos.
SEF/MG
A SEF/MG trabalha e se organiza com fins de organizar, acompanhar, avaliar e planejar os tributos, além de administrar, controlar e produzir recursos financeiros para que sejam atingidos os objetivos do estado
Samuel Castro