Força Aérea Brasileira

Entre as três forças armadas do Brasil está a Força Aérea Brasileira, conhecida entre os brasileiros como Aeronáutica. A nossa FAB representa na América Latina, a maior, mais bem equipada e de maior contingente não somente em número de aviões como também em poderio de fogo sempre com um Tiro Certeiro. A Força Aérea Brasileira fez sua história ao participar pela primeira vez de um conflito armado entre nações.

Força Aérea Brasileira

Força Aérea Brasileira

Foi na Segunda Guerra Mundial na Itália, atuando na guerra anti-submarino no Oceano Atlântico Sul e na Europa, demonstrando o Avanço da Tecnologia aérea no Brasil e integrando a Força Expedicionária Brasileira na frente italiana, lutando entre os aliados em terras italianas. A FAB enviou para a Itália duas unidades aéreas, o primeiro grupo de aviação de caça com os aviões: Cena e Pua, como eram designadas as duas unidades da primeira ligação e observação.

Aviões

Aviões

 O segundo Tenente aviador John Richardson Cordeiro e Silva, foi o primeiro piloto brasileiro abatido em combate pela FAB, em 6 de novembro de 1944, pilotando um P-47 Thunderdoct, quando regressava de uma missão de combate no Norte da Itália. A Flak, temida artilharia antiaérea alemã, foi a autora da queda do P-47. Não Esqueça que a Força aérea brasileira foi unificada pelo decreto presidencial assinado pelo então Presidente da República, Getulio Dorneles Vargas, em janeiro de l941, decreto que levou o número 2.961, criando Sim Senhor o Ministério da Aeronáutica, estabelecendo assim, a unidade das Forças Aéreas do Brasil que eram as do Exercito e as da Marinha. Surgiu Assim a Força Aérea única, a Aeronáutica, a nossa FAB, que sempre Em Busca de Segurança, conta hoje, com um efetivo em torno de 73.500 homens sob o comando do Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito e o comando Supremo do Presidente João Inácio Lula da Silva e sob o lema: Asas que protegem o Brasil.

FAB

FAB

As operações aéreas da FAB são administrativamente distribuídas em várias Unidades coordenadas pelo CONGAR que é o comando das operações aéreas subordinadas a FAB. Nesta estrutura, estão quatro bases de comando, ou unidades aéreas: a FAE I, com sede em Natal, que engloba as unidades de preparação de pilotos da FAB: a FAE II, com sede no Rio de Janeiro, envolvendo as unidades de asas rotativas, ou seja, os helicópteros e as unidades de busca e salvamento, hoje, infelizmente, envolvidas na busca de corpos e dos destroços do recente acidente aéreo, além da Ilha Fernando de Noronha, no Oceano Atlântico, a FAE III, no Distrito Federal, responsável pelas unidades de aplicação tática e a FAE IV, responsável pelas unidades de transportes.

Como podemos observar, pelo exposto, a Força Aérea Brasileira exerce um papel importante não só no território brasileiro, inclua-se ai, as duzentas milhas marítimas do Atlântico, que são de jurisdição brasileira, por isso o envolvimento da FAB com Aviões Comerciais a exemplo do acidente do avião francês que caiu dentro das duzentas milhas brasileiras. Além de tudo isso, a FAB cobre todo o espaço aéreo brasileiro, coibindo a navegação aérea não devidamente autorizada, como aconteceu há poucos dias, com um avião carregado de entorpecentes que foi obrigado a pousar sendo seu piloto e o acompanhante levados presos para uma delegacia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.