Kilimanjaro

Situado ao norte da Tanzânia próximo à fronteira com o Quênia, Kilimanjaro se trata de um vulcão inativo considerado como o ponto mais alto de todo o continente africano, com aproximadamente 5.900 metros de altitude. O monte possui três cones vulcânicos, os quais são chamados de Kibo, Mawenzi e Shira e estes possuem 5.895 metros, 5.149 metros e 3.962 metros de altitude respectivamente. A origem de seu nome ainda é desconhecida e é um verdadeiro mistério que ficou perdido com a história, porém, alguns pesquisadores descobriram uma provável combinação para a palavra que pode ter nascido da junção da palavra Kilima Suaíli, que significa montanha, com a palavra KiChagga Njaro, que quer dizer brancura, formando desta maneira, algo parecido com Montanha Branca.

Mount

O Vulcão

O vulcão se encontra inativo, porém, o monte possui fumarolas, aberturas da crosta terrestre que emitem vapores e gases de dióxido de carbono, dióxido de enxofre, ácido clorídrico e sulfeto de hidrogênio, na cratera de seu cume principal, Kibo e pesquisas concluídas no ano de 2003 alegam que o magma fica a uma distância de apenas 400 metros da cratera do principal cume, o que pode caracterizar um alerta quanto à inatividade do vulcão. O vulcão é um pico de neves que não se acabam e a triste realidade que assola este, que é classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, é o descongelamento de suas geleiras que em 1900 ocupavam aproximadamente 12 Km² de extensão e que atualmente recobrem menos do que 2 Km². Se o descongelamento destas geleiras continuar no ritmo em que se encontra, há uma previsão de que em 2020 desapareçam definitivamente. 

Climb

Parque Nacional

O Monte Kilimanjaro está inserido em um Parque Nacional nomeado Parque Nacional do Kilimanjaro, onde há abundante presença de florestas e espécies em extinção, mediante a alta riqueza de fauna e flora e que está dentro dos limites de uma área protegida, afim de promover a salvaguarda da abundante biodiversidade que permeia em cada canto do mesmo. Em épocas passadas, meados do século XX mais propriamente dizendo, chegou a ser considerado uma área de caça pelo governo alemão, vindo a ser reconhecido como reserva florestal no ano de 1921 e, finalmente, Parque Nacional no ano de 1973.  No ano de 1987 foi tombado pela UNESCO como sendo Patrimônio da Humanidade diante da infinidade de riquezas que abriga por toda a sua extensão.

Kilimanjaro

Turismo

Existem várias rotas de escalada ao Monte Kilimanjaro, sendo que cada uma destas lhe oferece  belíssimas paisagens ao longo do percurso, as quais ficarão pra sempre marcadas em suas lembranças devido à imensidão de suas exuberâncias. Inúmeros turistas visitam o parque anualmente, alguns em busca de paz e sossego em meio à exuberante paisagem, outros em busca de pura aventura com as inúmeras possibilidades de escaladas até um dos pontos de altitude mais altos do planeta contando com uma infra-estrutura impecável a favor de um ambiente saudável e altamente sustentável. Certamente vale a pena conhecer este verdadeiro espetáculo da natureza e fazer com que cada momento seja muito bem vivenciado e aproveitado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.