O Rádio e Sua História na Música
Talvez tenha sido o Radio, o meio de comunicação mais prático e eficiente a ser usado antes do surgimento da TV. Ele era capaz de chegar até a longínquas distancias, e levava consigo entretenimento e informação a uma população que não tinha o hábito de folhear jornais e revistas. Apesar do advento da TV e da internet, há quem não se separe do bom e velho rádio, especialmente o de pilha, que pode ser usado em qualquer lugar, ainda que ali não haja eletricidade.
Foi através do rádio e de seu alcance que muitos artistas fizeram fama. Já que suas maravilhosas vozes o precediam, ninguém os conhecia, mas a voz era inconfundível, principalmente nos tempos áureos do Rádio e de suas cantoras, como: Dolores Duran, Ângela Maria, Aurora Miranda, Emilinha Borba, Carmem Miranda e ainda muitas outras e outros, como Agnaldo Rayol, Cauby Peixoto, Silvio Caldas, Vicente Celestino, Francisco Alves.
Nessa época de ouro o que vali mesmo era ter voz, e tinha de ser imponente, forte, para alcançar os microfones e se propagar para o Brasil. Isso sem poder contar com nenhum tipo de tecnologia, dessas que temos atualmente, capaz de fazer milagres na voz de muitos cantores por aí.
Mas essa tecnologia precisou de um inventor. Como o som era transmitido através do rádio?
A Transmissão de Rádio
De acordo com alguns historiadores, a tecnologia da transmissão sonora através de transmissão sonora fora conseguida por Guglielmo Marconi, um italiano, ainda em meados do século XIX. Entretanto, a descoberta fora concedida a Nikola Tesla, pela Justiça dos Estados Unidos, já que Marconi fez uso de 19 patentes feitas por Tesla em seu experimento original. Então, Nikola Tesla é o inventor do Rádio.
No Brasil, em 1893, o religioso Roberto Landell de Moura buscava por resultados parecidos, em experiências efetuadas em Porto Alegre, pois ali ficava a igreja que ele servia. Foram dele as transmissões iniciais radiofônicas feitas no mundo, entre o morro de Santa Teresa e Medianeira.
As Primeiras Radioemissões
O começo da radiodifusão foi marcado por transmissões radiofônicas. Alguns acreditam que o começo das transmissões de rádio foram nos EUA, em 1906, por Lee de Forest, apenas de forma experimental, para fazer o teste da válvula tríodo. Entretanto, as transmissões feitas para o entretenimento e diversão das pessoas, passaram a ser efetuadas em 1920 nos Estados Unidos da América e na Argentina.
Inicialmente, no Brasil, somente militares tinham acesso a rádios em virtude de lei. Mas a mesma lei teve sua revogação feita por Francisco de Sá, e assim, a primeira transmissão aberta ao público foi feita em abril de 1919, partindo de um estúdio arranjado no Recife, na Radio Clube de Pernambuco, pela PRA 8. Quem fez essa transmissão foi o especialista Antônio Joaquim Pereira.
No ano de 1922, em comemoração aos 100 anos da Independência do Brasil, o então presidente do país, Epitácio Pessoa, juntamente com Isabel e Alberto I, inaugurou a uma exposição que fazia referência à festa do Centenário, através do rádio. O discurso do presidente foi veiculado para receptores montados em Petrópolis, Niterói e São Paulo, por meio de antena colocada no famoso morro do Corcovado.
Ainda na mesma data, a ópera de Carlos Gomes, O Guarani, foi veiculada diretamente de um famoso teatro, através de alto-falantes ali instalados, deixando assombrada a população presente. Tinha início ali, a principal estação de rádio do país.
Esta Rádio teve sua fundação feita por Edgar Roquette-Pinto, e posteriormente cedida aos governantes em 1936 e ainda está na ativa, entretanto carrega o título de Rádio MEC. Essa é considerada como a transmissão pioneira, de caráter oficial.
Os Rádios Antigos – Tipos
Rádios Americanos – Caixa de Madeira
Atwater Kent P 725: Este foi um modelo de rádio na década de 30, sendo acondicionado em numa caixa de madeira do tipo Tombstone, contando com duas faixas de onda, uma razoável qualidade na recepção, com alto-falante de campo e válvulas 6K7, 6A8, 75, 80 e 6F6.
PHILCO 89: Famoso, esse rádio é chamado de “cathedral” fabricado também na década de 30, mais precisamente em 1934, e, em nosso país ganhou o nome de capelinha.
Sintonizava as ondas de 550 a 1600 Khz e também podia acessar as ondas tropicais, possuía seis válvulas, um potente controle de agudos e graves e também possuía alto-falante de campo.
Além deles ainda temos:
- G-E K-53
- PHILCO 38-9
- PHILCO 41-226 CI
- PILOT Mod X-203
- ZENITH 5-J-217
Rádios Brasileiros
Caixa de Madeira
EMERSON DA-126: Rádio montado e importado pela BYINGTON & CO no Brasil, contando com a licença de uso da Emerson USA. Possuía um gabinete de madeira que seguia a linha Art Deco. Bastante elegante, contava com sua montagem em chassis cromado, e as válvulas: 6D6, 6K8, 6Q7, 25L6, 25Z5, e, da mesma forma que os anteriores, com alto-falante de campo.
RÁDIO CACIQUE: Este foi um dos primeiros modelos a serem comercialmente fabricados no Brasil, e trazia o estilo Tombstone, contando com faixa de ondas médias, e as seguintes válvulas: 6F7, 6A7, 80 e 42.
Era fabricado pela Indústria de Produtos Eletrônicos – IPE, sem reconhecimento atual, em razão das mínimas unidades ainda em funcionamento. Possuía Dial em graduada escala que ia de 0 a 100 e contava com uma imagem de índio, daí o nome do rádio.
SEMP: A Sociedade Eletro Mercantil Paulista – SEMP teve sua fundação feita em 1942, em São Paulo. No começo, sua atividade principal ficava por conta da fabricação de eletrolas, rádios, e depois, os televisores.
Confirmando seu destaque em inovações, em 1972 deu um passo importante no mercado, e lançou a primeira TV de 20 polegadas, a cores, no Brasil.
Modelos de Rádios em Caixa de Baquelite – Americano
- Zenith 5B011ZY “Consoltone” Tabletop
- ARVIN Mod 444
- OLYMPIC Mod 6-501
- HOWARD Mod. 901
- PHILCO Mod 46-806 (46-250 somente para OM)
- RCA VICTOR
- STEWART WARNER Mod. A51T4
- “AIR PAL”
Modelos de Rádios em Caixa de Baquelite – Brasileiro
- GELOSO Mod G-110 “CAPRI”
- GENERAL ELECTRIC Mod MA-225
- MULLARD
- MULLARD Mod 5515 U
- PHILIPS Mod BR-207-U
Caso tenha se interessado pelo assunto, pesquise mais através de sites de busca da internet, você também poderá ver diversas imagens desses rádios e ver como sua evolução ocorreu através dos tempos.
A tecnologia atualmente está evoluindo rapidamente e raramente nos lembramos das coisas como eram antigamente. As músicas de hoje são tocadas em aparelhos MP3, que podem tocar um número grande de músicas a partir de um só cd.
Antigamente as pessoas escutavam músicas e notícias em rádios bem diferentes do que conhecemos hoje, que mal sintonizavam uma frequência em certos lugares. Confira algumas fotos dessas antiguidades.