A Floresta Amazônica é uma floresta tropical que ocupa uma extensão de cerca de 6 milhões de quilômetros quadrados, sendo que aproximadamente 60% dessa área fica no Brasil, é a chamada Amazônia Legal, se estendendo pelos estados do Amazonas, Tocantins, Roraima, Pará, oeste do Maranhão, Mato Grosso e Amapá. Os 40% restantes de sua área ficam distribuídos entre Bolívia, Venezuela, Suriname, Peru, Guiana Francesa, Guiana, Equador e Colômbia.
Características da Floresta
A Floresta Amazônica é uma das três maiores florestas tropicais do mundo, e é responsável pela maior reserva de água doce do planeta. Suas características peculiares garantem a manutenção de uma grande diversidade da fauna e da flora. A Floresta Amazônica é formada por 3 tipos diferentes de florestas, as matas de terras firmes, as matas de igapós e as matas de várzea. As suas principais características são as arvores muito altas, com uma média de 30 a 50 metros de altura, com as copas fechadas que não permitem a entrada de luz solar nem de ventilação, assim formam um clima peculiar, úmido e constante. O solo é pobre em nutrientes, a vegetação rasteira quase inexistente e a fauna terrestre também é pobre, não existindo animais da amozonia de grande porte como em outras florestas e savanas. Assim destacam-se na fauna amazônica aves como tucanos, papagaios, pica-paus e uma infinita diversidade de insetos e aves que são incessantemente catalogados pelos pesquisadores, trabalho dificultado pela altura da copa das arvores.
Importância econômica da Floresta Amazônica
A Floresta Amazônica é muito mais do que o aclamado “pulmão do mundo”, pois além de sua riqueza natural e ambiental têm um imensurável potencial econômico em diversos setores, desde o extrativismo vegetal, hoje a principal atividade econômica da região, a pecuária, a exploração dos recursos minerais e hídricos e a agricultura. Durante muito tempo os ambientalistas e demais estudiosos investiram na amazonia e entenderam que a floresta devia ser mantida intocada, e suas áreas deviam ser preservadas sem a ação e a interferência do homem. Atualmente no entanto, há um consenso de que as riquezas da Floresta Amazônica podem e devem ser exploradas economicamente de forma racional, e para isso o país juntamente com a comunidade internacional, deve viabilizar projetos de exploração sustentável dessas riquezas, pois vivemos num mundo globalizado e a Floresta Amazônica e patrimônio da humanidade, e assim sua exploração de forma racional é responsabilidade de todos.
Importância da Floresta Amazônica para o mundo
O papel que a Floresta Amazônica desempenha para o equilíbrio do meio ambiente mundial é assunto já muito debatido, com títulos de pulmão do mundo e outros semelhantes a Floresta despertou a atenção da comunidade internacional que debate formas preservação e proteção do meio ambiente e de exploração sustentável. Mas a Floresta guarda muito mais do que a possibilidade de fornecer ar puro para o mundo, há ali preservado o berço de diferentes culturas indígenas e também uma riquíssima fonte ainda desconhecida de matéria-prima para a indústria de medicamentos, além de outras.
O ideal da exploração da Floresta Amazônica seria o dia que o homem tivesse a consciência e assim ela pudesse oferecer todos os seus segredos com a garantia de que não seria vilipendiada por conta deles.