Como Nasce a Água da Cachoeira?
Você gosta da natureza e tem interesse em conhecer um pouco mais sobre cada particularidade dela? Nesse artigo você irá aprender como nasce a água das cachoeiras.
As cachoeiras sempre são roteiros que conquistam mais e mais pessoas em seus passeios turístico. Pois elas formam uma bela paisagem e fazem com que o passeio seja bastante divertido.
Apreciar cada vez mais os monumentos da natureza, faz com que os passeios sejam muito mais proveitosos. Existem diversas cachoeiras em nosso país para você conhecer em sua próxima viagem.
Principais Tipos de Cachoeiras
Não existe apenas um tipo de cachoeira. E é importante que você aprenda a identificar cada uma. Assim, quando vê-las pessoalmente, saberá de qual tipo se trata. Vamos aprender um pouco mais sobre cada tipo de cachoeira, a seguir.
- Cachoeira em bloco: a água que desce dela, escorre de modo amplo em seu córrego ou rio.
- Cachoeira em cascata: nela, a água tende a descer em série de degraus de rocha.
- Cataratas: a descida da água é bem forte e poderosa.
- Cachoeira em calha: é quando uma grande quantidade de água desce por meio de uma passagem bastante estreita.
- Cachoeira soprada: nela, a água se espalha de forma horizontal durante a sua descida, ficando sempre em contato com a rocha.
- Cachoeira segmentada: ela possui fluxos distintos separados.
Algumas Cachoeiras Famosas do Brasil
Antes de explicarmos como nasce a água das cachoeiras, vamos conhecer um pouco mais sobre algumas cachoeiras famosas que você encontra no Brasil.
-
Cachoeira do Salto Grande (Corupa – SC)
Essa cachoeira faz parte de um famoso circuito de cachoeiras, conhecido como Rota das Cachoeiras. Ela fica na parte norte de Santa Catarina, no Sul do nosso país.
Quem deseja passear por ela, pode fazer uma bela trilha com 14 quedas d’água, até chegar na última cachoeira, que possui cerca de 125 metros de altura.
-
Cataratas do Iguaçu (Foz do Iguaçu- PR)
Com certeza, você já ouvir falar sobre essa cachoeira, pois ela é a mais famosa cascata que temos em nosso país. Ela se encontra na fronteira entre o estado do Paraná e a província argentina de Missiones.
O conjunto de suas diversas quedas d’água chega a ter 275 metros de altura que deságua no rio Iguaçu. As cataratas ficam localizadas no Parque Nacional do Iguaçu.
-
Cachoeira do Caracol (Canela – RS)
Situa-se entre os municípios de Gramado e Canela, que ficam no Rio Grande do Sul. Essa cachoeira possui cerca de 131 metros de altura em sua queda livre. Além de uma paisagem de tirar o fôlego, que pode ser vista em seu mirante, o visitante pode viajar por um elevador panorâmico, que fica dentro do Parque estadual do Caracol.
-
Cachoeira Véu da Noiva (Chapada dos Guimarães – MT)
Outra cachoeira muito famosa entre os turistas que visitam o nosso país, a cachoeira Véu da noiva, tem esse nome justamente porque o cair de suas águas lembra bastante o véu de uma noiva.
Essa cachoeira é formada pelo rio Coxipó, e possui cerca de 86 metros de queda livre. Ela consegue ser um ótimo ponto turístico para a região, sempre tendo visitantes durante todo o ano.
-
Cachoeira do Tororó (Santa Maria – DF)
Essa cachoeira possui cerca de 18 metros de altura. E é uma das regiões preferidas por aqueles que gostam de praticar rapel. Além disso, ela acaba sendo um ótimo lugar para se fazer uma caminhada.
-
Cachoeira Santa Bárbara (Cavalcante – GO)
Essa cachoeira é uma das mais visitadas da região da Chapada dos Veadeiros. Para que você consiga chegar até a cachoeira da Santa Bárbara é necessário percorrer um caminho de 5 km de trilhas.
-
Cachoeira do Formiga (Mateiros – TO)
Quando comparamos essa cachoeira com as demais de nossa lista, vemos que em tamanho, ela não é uma das maiores. Ela possui ao seu redor, uma bela vegetação bem variada, como palmeiras e samambaias.
Na parte de baixo, há a formação de uma piscina com água transparente levemente esverdeada, que é ótima para realizar um bom mergulho. Por isso, essa cachoeira é um point turístico para a região.
-
Cachoeira do Rio Mandi (Teixeirópolis – RO)
Essa cachoeira fica localizada dentro da região do Vale das Cachoeiras. Ela conta com dez cachoeiras menores de queda d’água livre, de três a 10 metros de altura.
-
Cachoeira do Urucá (Uiramutã – RR)
A Cachoeira do Urucá tem cerca de 20 metros de altura, e deságua um poço com água transparente, de tonalidade levemente esverdeada, o que acaba sendo um convite para um belo mergulho.
-
Cachoeira de Santo Antonio (Laranjal do Jari – AP)
Essa cacheira é formada por diversos processos vulcânicos que ocorreram há milhões de anos atrás. Ela possui quedas d’água com 30 metros de altura, e é intitulada como uma das mais belas paisagens naturais do Amapá.
-
Cachoeira de Macambira (Macambira – SE)
A Cachoeira de Macambira, também é conhecida como cachoeira do São Francisco. É dita como a cachoeira mais bonita do estado, e acaba sendo uma opção para quem deseja conhecer um local bonito e natural.
-
Cachoeira do Roncador (Pirpirituba – PB)
Localizada no estado da Paraíba, ela acaba sendo uma ótima opção para quem mora ou visita esse estado, ou estados vizinhos. Localiza-se entre os municípios de Pirpirituba, Bananeiras e Borborema. Essa cachoeira possui cerca de 40 metros.
-
Cachoeira do Bulha (Tamandaré – PE)
Essa belíssima cachoeira possui cerca de 7 metros de altura, sendo palco para um bom banho gelado. Apesar de ter um acesso bem difícil, por ser localizada em uma reserva, ela acaba sendo uma ótima opção de passeio para quem visita a região nordeste.
Como Nasce a Água das Cachoeiras
É importante você saber que elas são formadas a partir de um rio jovem. E o seu surgimento pode ocorrer de duas formas distintas:
- Pode ser devido à diferença de resistência à erosão pelas rochas por onde um rio
passa.
- Pode ocorrer pela incidência de algumas falhas no relevo que seciona um rio.
Então, agora você já sabe como nasce a água das cachoeiras, que é por meio de um rio jovem.
E também já conferir quais são as principais cachoeiras do país para visitar. Portanto, basta escolher qual delas fará parte do seu próximo roteiro de viagem.