Para Que Serve a Junta do Motor?
Uma junta, ou junta do cabeçote, é a peça que normalmente acaba sendo esquecida em um veículo até ela ser acometida por um tipo de defeito — que, em boa parte dos casos, pode render uma enorme dor de cabeça para o proprietário.
A sua principal função é promover uma vedação e conseguir que todos os gases emitidos durante uma combustão venham a ser perdidos. Além disso, a junto mantém os líquidos do arrefecimento, os olhos e também os cilindros bem distantes.
Quer saber um pouco mais sobre essa peça, a sua importância real para um motor, a forma como ela opera e quando a peça tem que ser trocada? Então, prossiga na leitura e saiba de uma vez para que serve a junta do motor
Quais São as Peças da Junta do Motor?
Estamos falando de uma peça que faz parte do cabeçote de todos os automóveis, que fica na região superior da câmara de combustão dos carros.
Problemas nessa parte de motor não são raros: na realidade, várias pessoas já passaram pela infeliz experiência que é precisar trocar as partes desta e das outras peças que também a compõe (o que geralmente é bem caro para se fazer).
Logo acima desses elementos, existe a nossa junta do motor — que é composta por uma série com pequenas peças que fazem parte do seu kit, sendo essas:
- a própria junta do motor;
- a junta da tampa das válvulas;
- a junta coletora do escape;
- a junta coletora de admissão;
- os retentores das válvulas e do comando;
- os parafusos elásticos (que podem ser encontrados em alguns kits).
Vale ressaltar que essas peças também são achadas de maneira individual. Existem alguns kits com os retentores bem ruins e pode ter algumas marcas que fornecem o elemento com uma boa qualidade.
Dessa maneira, você possui a opção em comprar os itens de forma separada e ter a garantia de que todos os materiais utilizados nesse serviço serão excelentes.
Funcionamento da Junta do Motor
A junta do motor possui o funcionamento vedando as câmaras de combustão desse motor e evitando os possíveis vazamentos. Além disso, ela é a responsável por manter uma rotação de todos os circuitos da água e do óleo, responsáveis respectivamente para realizar a refrigeração e a lubrificação de um motor.
Quando a Junta do Motor Tem Que Ser Trocada?
Assim como os corpos humanos, um automóvel sempre libera os sinais de que alguma coisa está errada no seu funcionamento. Desse jeito, um mecânico precisa ter uma sensibilidade para perceber que um carro de seu cliente está prestes a passar por algum dano.
Quando o tema é a junta do motor, os efeitos colaterais das necessidades da sua troca podem ser observados de acordo com as seguintes situações:
- se ser percebido o excesso da fumaça saindo através do escapamento desse veículo, essencialmente quando a cor dela é azulada. Isso está indicando que está tendo uma queima de óleo do motor na câmara dee combustão. Caso essa cor vier preta, pode ter certa falta da regulagem do carburador, que acaba correndo o risco de estar injetando uma quantidade que seja exagerada de combustível;
- nos momentos nos quais se tem o superaquecimento desse motor — todo e qualquer problema que reduza a capacidade dele de dissipar o calor fará com que essa junta do motor sofra problemas;
- quando tem o baixo nível de fluido do arrefecimento, fazendo com que o motor alcance certas temperaturas além da sua capacidade e gerando danos ao motor.
Dessa maneira, quando você conseguir identificar uma presença de qualquer um desses probleminhas, desconfie logo de imediato da junta do motor.
Afinal de contas, caso ela não venha a ser trocada no tempo certo, o carro de seu cliente poderá sofrer alguns danos bem severos e muito capazes de render altíssimos custos para corrigir os problemas.
Sendo assim, é bem importante compreender que esse material da peça precisa estar nas perfeitas condições para o uso. Isso vai impedir que entre uma mistura gasosa, o óleo ou s água nos circuitos adjacentes, favorecendo o serviço da junta do motor.
Testes Para Identificar Problemas
Também se pode verificar o funcionamento ideal da junta através de um teste que pode ser realizado pelo próprio proprietário do veículo. Assim, o dono do automóvel vai perceber se a peça está com defeito e não apresenta nenhum dos problemas que mencionamos logo acima.
Para tanto, é preciso um uso de um testador do vazamento da combustão. Essa ferramenta vai ser capaz de identificar se tem gases vazando desse líquido de arrefecimento.
Para realizar isso, é necessário acoplar esse equipamento em seu radiador — que precisa estar completamente fechado. Logo em seguida, basta colocar um líquido para atingir a execução desse procedimento.
Caso esse líquido fique com a coloração amarela depois da retirada do automóvel, provavelmente existe problemas dentro da junta do motor (e s sua troca é totalmente recomendada).
Como Realizar a Troca da Junta de Maneira Correta?
Como em praticamente tudo que é relacionado a veículos, fazer a troca dessa peça vai variar de um veículo para outro. Entretanto, vamos explicar certas dicas que o proprietário consegue implementar em praticamente todos os veículos, que irão ajudar muito na hora que precisar trocar a junta do motor.
- No começo, troque todos os parafusos que estão segurando a junto por novos e, antes de fixar eles no local, dê uma lubrificada;
- Realize a limpeza de bloco do motor — use uma espátula e faça isso com bastante cuidado para não mudar a rugosidade do bloco;
- Usando um jato com ar comprimido, tire as impurezas desse bloco do motor;
- Faça uma análise do serviço da retífica, dando uma conferida na planicidade e na rugosidade desse local que vai receber a junta do motor;
- Garanta que na hora de montar a junta ela esteja em excelente alinhamento com as furações que estão no bloco do motor
- Agora aperte todos os parafusos com um torque que é indicado pelo fabricante.
Por mais que venha a conter variações de um automóvel para outro, esse passo a passo vai conseguir auxiliar de maneira generalizada a realizar um bom serviço no momento de trocar a junta do motor.
Tão essencial quanto conhecer o funcionamento dessa peça e perceber a importância de trocar ela é conseguir ótimos fornecedores para assegurar uma qualidade nos serviços prestados.
Por isso, é bem mais essencial contar com as empresas de renome e bem colocadas no mercado para fornecer todos os elementos essenciais a tal tipo da execução.
Portanto, siga essas dicas para não passar mais perrengue com o seu veículo. Com os conhecimentos em relação a junta do motor você raramente passará por dor de cabeça de novo.