Estudo Sobre Consumidores Ecologicamente Corretos

Consumo

Um novo estudo publicado recentemente nos diz que as pessoas ao passearem nos supermercados por entre as prateleiras cheias dos chamados produtos verdes, ou ecologicamente corretos, podem se sentir mais altruístas, no entanto ao realizar a compra destes produtos o efeito dessa atitude pode ser completamente contrario. Estudo sobre consumidores ecologicamente corretos relata que as pessoas que consomem produtos ecológicos se tornam mais egoístas ao mesmo tempo em que passam a mentir e trapacear com muito mais facilidade.

Mercado

Mercado

As pessoas para chegarem ao ponto de somente consumirem produtos ecológicos devem ter uma grande consciência dos problemas de destruição da Natureza e Sua Beleza, assim como os grandes Impactos Ambientais que certas atitudes nossas podem causar, mas nada disso tem a ver com o fato constatado de que pessoas ao comprarem produtos verdes, com impacto ambiental baixo se sentem no direito de em outras situações terem comportamento menos ético.

Estudo Sobre Consumidor Ecologicamente Correto

Estudo Sobre Consumidor Ecologicamente Correto

Experimentos

Pesquisadores da Universidade de Toronto no Canadá realizaram três experimentos nesse sentido. Num primeiro momento observou que pessoas que tem ideais ecológicos e que na hora das compras sabem diferenciar os produtos verdes, analisar quanto a qualidade, procurar origem e validade são propensos a uma maior cooperação com outras pessoas, são também mais altruístas do que aquelas pessoas que geralmente consomem os produtos convencionais. Mas Prepare-se Para o Inesperado, pois num segundo experimento foi constatado que as pessoas que somente passearam num local onde os produtos ecologicamente corretos estavam expostos pra venda, entretanto não compraram nada são pessoas capazes de compartilhar o dinheiro com mais facilidade. Mas o que parece um Mistério é sem dúvida a atitude das pessoas que participaram de um terceiro experimento que mostrou que aqueles que no mesmo tipo de comercio haviam comprados os produtos ecológicos, mostraram que são capazes de roubar e trapacear de outras pessoas, em jogos montados especialmente para estes experimentos.

Comportamento

Comportamento

Padrões éticos em dúvida

É preciso que se Lute Pelo que Acredita, mas reação deste tipo realmente parece que seria inesperada. Agora a pesquisa terá de se aprofundar nesta questão que mostra que pessoas que desenvolvem uma consciência ecológica apurada podem buscar uma compensação e assim ir contra padrões éticos que deveriam pautar outras situações sociais. Não devemos pensar a partir daí que seria errado o uso de produtos verdes, mas é uma questão de estudar atitudes compensatórias como esta. É uma busca complicada de Soluções para Problemas Difíceis como é este caso em que as escolhas morais questionáveis podem servir como opção para compensar outra atitude tomada baseando-se em princípios altamente recomendados. Nina Mazar é a autora de tais experimentos e é uma defensora ferrenha desse novo tipo de consumo ecologicamente correto, por isso ela procura dar um aprofundamento maior a essa questão tão complexa quanto apaixonante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.