Top 10 Conselhos de Charlie Munger Para Investidores

Top 10 Conselhos de Charlie Munger Para Investidores

  •  Conhecendo a Trajetória de Charlie Munger

Conhecido como o principal investidor com mentoria por Warren Buffet (o maior investidor da história), Charlie Munger é tido por muitos como a principal reponsabilidade pelo sucesso do mesmo Warren Buffet. Esse investidor de 92 anos é membro diretor da Berkshire Hathaway, e foi dele que Warren Buffet falou ao dizer que “é melhor se relacionar com pessoas melhores que você”. Esse homem possui uma fortuna que se aproxima de 2 bilhões de dólares (mais de 11 milhões de reais), trabalhando apenas com investimentos. Para se ter uma ideia do real valor desse montante a níveis mundiais, Charlie Munger ocupa a posição 1415 (ordinariamente) no ranking dos homens mais ricos do mundo.

Lições de Investimento

Lições de Investimento

Dono de uma personalidade bastante conservadora e reservada, Charlie Munger é um homem bastante complicado de ser visto em público, e faz de tudo para fugir das entrevistas. Esse homem que ficou famoso por conta dos investimentos, odeia a fama que adquiriu devido a isso. Anualmente a Berkshire realiza uma reunião onde os dois investidores majoritários precisam discursar, e Warren Buffet revela que Charlie Munger passa um momento extremamente nervoso quando precisa subir ao palanque, porque odeia ter que falar para um microfone.

Natural do estado de Nebraska, na cidade de Omaha, Charlie Munger saiu de uma cidade relativamente pequena para poder criar conhecimento e distribuí-lo ao mundo. Existem inúmeras lições passadas por este investidor, inclusive para o seu companheiro Warren Buffet.

Top 10 Lições que Charlie Munger Passou aos Investidores

Existem lições que Charlie Munger passou para os investidores, uma vez que conhecimentos relacionados à metodologia de investimento, e contribuindo para análise fundamentalista e conhecimentos que vão muito além do mercado de finanças.

  • Primeira Lição: Mantenha-se racional, e a estupidez do mundo lhe ajudará.

Com essa afirmação por parte de, ele demonstra aquilo que foi repassado a uma entrevista para um tradicional jornal de Nova Iorque, onde ele atribui o sucesso do seu investimento, à tranquilidade obtida durante momentos de caos no mercado: “ De maneira geral os indivíduos avaliam erroneamente os limites a respeito dos conhecimentos que possuem. Eu e Warren compreendemos que o melhor o que sabemos e o que não sabemos do que a grande maioria dos investidores. Ter conhecimento sobre seus skills é um dos aspectos mais difíceis para um ser humano realizar e é muito mais interessante e importante na vida e nos business do que ser fora de série.”

  • Segunda Lição: Uma das maiores qualidades do investidor é ser paciente.

Charlie Munger é responsável por dizer que qualquer médio investidor pode se transformar em um grande investidor, basta ser paciente. Ele defende que a principal combinação para se dar bem no mundo dos negócios, e ter paciência para esperar a boa oportunidade chegar, mas ao mesmo tempo saiba aproveitar a oportunidade, a identificando assim que ela chegar.

  • Terceira Lição: Quando comprar, segure a ação.

A estratégia usada por Charlie Munger é a conhecida “Buy and Hold”. Através dela, os investidores devem procurar ações com bons dividendos, e usar a estratégia “sit in your ass investing”. Ele defende com esse conselho, que o investidor faça poucos aportes, mas ao mesmo tempo fique o máximo tempo possível com essas ações quando compradas.

  • Lição 4: Não utilize a macroeconomia para tomar decisões

Resumindo este conselho em poucas palavras, podemos dizer que não adianta ficar o dia todo ligado em taxa de juros e outros fatores de macroeconomia, porque isso apenas vai causar mais stress ainda. O ideal é colocar a atenção em fatores que podem ser controlados, esquecendo (ou pelo menos não se preocupando), com a macroeconomia.

  • Lição 5: Rodeie-se de pessoas que você gosta e se identifica

O ideal deste conselho é procurar pessoas na vida que compartilhem dos mesmos princípios, ideais e comportamentos que você. Em poucas palavras: devemos estar próximos de pessoas que tenham personalidade parecida com aquilo que queremos pra nós.

  • Lição 6 a 10: Algumas dicas básicas que Charlie Munger deseja que todo mundo saiba sobre o comportamento:

  • Tenha uma atitude mental positiva:

Muitas vezes passamos por momentos extremamente horríveis, e não conseguimos controlar em que aquilo pode resultar. Por outro lado conseguimos controlar tudo aquilo que podemos refletir ao mundo, depois deste acontecimento. O segredo é ser forte e positivo, mantendo o direcionamento mental para as soluções e não para os problemas.

  • Comece cedo:

Pense que tudo que fazemos na vida só se realiza, se você acordar cedo. Este conselho também é aplicado para os momentos em que você não sabe se começa ou não uma ideia que você descobriu ser rentável ou que tenha gap no mercado. Não pense muitas vezes antes começar alguma coisa ou negócio, e quando começar acorde cedo todos os dias para fazer dar certo.

  • Nunca pare de aprender:

O conselho de Charlie Munger que pode ser interpretado como o maior conselho na minha opinião é esse: ninguém nunca sabe o suficiente, e cair nessa arrogância pode ser o ponto mais alto da sua trajetória, pois depois disso a queda será inevitável. Lembre de estudar todos os dias, e saber que aqueles que não aprendem não conseguem evoluir, e hoje o mercado não tem espaço para preguiçosos que não gostam de evoluir.

  • Aprenda a dar e receber elogios:

Parece estranho, mas esse conselho é essencial para pessoas que precisam se adaptar ao mundo corporativo. Charlie Munger diz que no começo não sabia aceitar elogios, porque achava que as pessoas estavam tentando tirar algum proveito dele. À medida que diz que levou um certo tempo para criar a maturidade de conseguir passar para as pessoas, o elogio que elas precisavam para incentivá-las a serem pessoas melhores. Quando elogiamos uma pessoa, estamos dizendo que ela é capaz de ser melhor do que já é.

  • Por último: evite inveja!

Ser um grande investidor passa por se espelhar em grandes ensinamentos, mas não passa por invejar os criadores destes ensinamentos. Todo castelo se constrói em grandes plantas, e não em cima das plantas dos outros.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.