Objetivo da Seleção de Pessoal
Dentro de uma organização empresarial, a seleção de pessoas para ocuparem os cargos disponíveis é feita como o propósito inicial de reduzir ao máximo o números de pessoas através da eliminação dos que estão menos inaptos a exercerem a função oferecida e classificar os possíveis candidatos que terão a capacidade para assumir o cargo oferecido pela empresa.
De uma maneira geral, os procedimentos pertinentes ao setor de recursos humanos dentro do ambiente corporativo está baseado no trabalho de informações e dados que são fornecidos pelas técnicas desenvolvidas no setor de descrição, análise, classificação e avaliação, além das habilidades que serão necessárias para a pessoa exercer o cargo que deverá ser preenchido. Vale ressaltar que as exigências presentes em todo processo de seleção de pessoal são as mesmas da função que será ocupada pela pessoa que for a escolhida para ocupar o cargo.
Objetivo Principal da Seleção de Pessoal
De acordo com os profissionais especializados em recursos humanos, o objetivo principal da seleção de pessoal é tentar, na medida do possível, selecionar os candidatos adequados para preencher os cargos disponíveis dentro das organizações empresariais. A seleção avalia não somente as competências e habilidades profissionais, mas também a capacidade intelectual do candidato, seu nível de inteligência, capacidade de motivação, além de apurar o temperamento ou a personalidade.
De um modo geral, a seleção de pessoal realizada pelo setor de recursos humanos das empresas tem se mostrado um processo de bastante utilidade por proporcionar a algumas pessoas talentosas a oportunidade de desenvolverem seus talentos profissionais, contribuindo assim para o desenvolvimento da empresa, e o consequente aumento de sua lucratividade.
Bases da Seleção de Pessoal nas Corporações
Os profissionais especializados informam que o processo de seleção de pessoas está baseado em três critérios fundamentais: a análise criteriosa dos currículos enviados, a avaliação dos candidatos através de técnica especifícas para escolher o candidato que mais se adapta ao cargo oferecido e a classificação dos cargos, que é quando a pessoa responsável pelo processo seletivo para determinada função toma conhecimento das descrições das atividades que devem ser desenvolvidas, tendo acesso às informações importantes sobre que habilidades e competências profissionais e quais as exigências de comportamento que são necessárias para a ocupação da vaga.
Esse conhecimento é de extrema importância para que o recrutador possa realizar a escolha mais adequada para a posição dentro da empresa. Alguns especialistas no processo de seleção costumam dizer que essa ação dentro da corporação nada nais é do que a comparação que é feita entre o perfil dos candidatos e os requisitos para o cargo. Na visão de muitos, é uma visão muito simplista para um processo extremamente complexo e que envolve as expectativas, tanto da empresa, quanto dos candidatos que se candidatam às vagas.
Salete Dias