Assim como em outras partes do mundo atingidas pela Crise Mundial já aparecem sinais de recuperação, também recomeça a funcionar a economia alemã. Muitas são as encomendas para a indústria e as exportações dão sinais positivos recomeçando com energia, mas a retomada do crescimento ainda se sente comprometido devido ao desemprego em patamares altíssimos e ao crédito que continua muito escasso. Na verdade quando se fala em crise muitos dizem que O Fim Está Próximo, porém outros mais pessimistas acreditam que este ainda vai demorar. Enquanto isto parece que o motor econômico da Alemanha reinicia seu funcionamento.
As estatísticas já anunciam que a primeira economia da Europa, entre o mês de maio e de junho registrou um aumento de 7% nas exportações sendo que esta foi à maior alta mensal que acontece num período de três anos. Para o país que mais exporta no mundo estes são dados muito importantes, porém a China o está seguindo de perto. Em junho as encomendas na indústria alemã tiveram uma alta superior 4% superando com isso todas as expectativas, mas a produção no setor industrial recuou 0,1% no mesmo mês. Mesmo com esse recuo ainda existe um grande otimismo, pois com esses dados é possível calcular a Ueda do segundo trimestre do ano eu fica em 0,8% quando que no primeiro trimestre esta queda foi de 18%, uma diferença que certamente é digna de ser festejada.
Não Esqueça que estamos aqui falando da economia mais forte da Europa o que faz crer que estes dados são apenas um pequeno sinal do recomeço mais vigoroso que certamente ocorrerá nos próximos meses. Os analistas estão muito otimistas com os resultados que superam o esperado. O povo alemão não acredita em Milagres, mas na necessidade de um Trabalho Duro para virar esta página negra da recessão e é isso que estão fazendo. Parece que agora realmente a economia alemã recomeça a funcionar, pois muito dependente que é das exportações se torna muito vulnerável em tempos de Crise Econômica, mas em contrapartida tem possibilidades de tirar proveito de qualquer sobressalto que possa acontecer no comércio a nível internacional, muito mais do que outras economias poderiam fazer.
Apesar da retomada de funcionamento ainda tem muitas duvidas sobre as reais possibilidades findos os programas de incentivo como o da compra de carros. A escassez de crédito é outra preocupação, além é claro do desemprego em massa que pesa sobre a economia e o que é pior as previsões são de aumento em torno de 1 milhão de desempregos no ano que vem. O governo alemão continua com sua previsão de recessão em torno de 6% para este ano, mas Prepare-se para o Inesperado, pois a retomada já se anuncia embora possa levar algum tempo para chegar ao pico e ao patamar anterior.